Manter umidade do substrato
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Manter umidade do substrato
Pessoal,
Para as plantas que não gostam de solo encharcado, como nepenthes e outras estou pensando num método para manter o substrato úmido sem ficar regando elas direto.
A coisa é bem simples, colocar o substrato até 1cm da borda, plantar e depois uma camada de 0,5cm de perlita e por final uma camada de 0,25cm de areia grossa.
Penso que com isso a evaporação diminua muito, pois o sphagnum perde a umidade bem rápido e a perlita é um ótimo isolante térmico. O uso da areia seria para manter a perlita compactada, já que ela é muito leve e boia.
Como vou transplantar umas nepenthes nesse próximo final de semana vou usar esse método. O que acham?
Abraços,
Paulo
Para as plantas que não gostam de solo encharcado, como nepenthes e outras estou pensando num método para manter o substrato úmido sem ficar regando elas direto.
A coisa é bem simples, colocar o substrato até 1cm da borda, plantar e depois uma camada de 0,5cm de perlita e por final uma camada de 0,25cm de areia grossa.
Penso que com isso a evaporação diminua muito, pois o sphagnum perde a umidade bem rápido e a perlita é um ótimo isolante térmico. O uso da areia seria para manter a perlita compactada, já que ela é muito leve e boia.
Como vou transplantar umas nepenthes nesse próximo final de semana vou usar esse método. O que acham?
Abraços,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Oi Paulo.
A idéia é boa.
Parece que funcionará. Tem de por em pratica para comprovar a eficiencia.
Tenho visto que o mix sphagnum + chips de coco mantem-se umido por mais tempo. Além de não ocorrer algas.
Abç
A idéia é boa.
Parece que funcionará. Tem de por em pratica para comprovar a eficiencia.
Tenho visto que o mix sphagnum + chips de coco mantem-se umido por mais tempo. Além de não ocorrer algas.
Abç
- Paulo
- Membro ativo (5)
Marciel,
Você usa o chips de coco na composição do substrato ou o colocas apenas por cima?
Outra coisa eu vi chips de coco aqui a venda, mas são grandes demais. Você os corta ou pica?
Deveria haver esse produto a venda já triturado, em diversas granulometrias.
Os problemas que vejo na perlita é que cria algas com facilidade e quando estão no topo elas ficam queimadas.
Abraço,
Paulo
Você usa o chips de coco na composição do substrato ou o colocas apenas por cima?
Outra coisa eu vi chips de coco aqui a venda, mas são grandes demais. Você os corta ou pica?
Os problemas que vejo na perlita é que cria algas com facilidade e quando estão no topo elas ficam queimadas.
Abraço,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- Yuri_Gpi
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradecimentos: 82 vezes
Sim, existe ele triturado, é beeem fácil de achar, aqui, conheço como pó de casca de coco, ou casca de coco trituradaPaulo escreveu:Marciel,
Abraço,
Paulo
Abraços, Yuri F. Ávila
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Paulo, pelo que sei o chip de coco também é vendido em diversos tamanhos. Bom, pelo menos os vi a venda em lugares diferentes e tinham tamanhos distintosPaulo escreveu:Deveria haver esse produto a venda já triturado, em diversas granulometrias.

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Paulo,
Já faz mais de ano, uns dois, que comecei com o chips + sphagnum em algumas Neps. Fiquei satisfeito com os resultados e por isso 'dobrei' o n° de plantas plantadas neste mix.
O chips de coco + musgo sphagnum (1:1) fica umido por mais tempo e evita as algas. Dá maior sustentação a planta. Não compacta.
Não sei se existe diversos tamanhos de chips. Não são pequenos, entre dois e tres centimetros, uns maiores, rs, mas uso assim mesmo.
Por mim o produto está aprovado.
Abç
Já faz mais de ano, uns dois, que comecei com o chips + sphagnum em algumas Neps. Fiquei satisfeito com os resultados e por isso 'dobrei' o n° de plantas plantadas neste mix.
O chips de coco + musgo sphagnum (1:1) fica umido por mais tempo e evita as algas. Dá maior sustentação a planta. Não compacta.
Não sei se existe diversos tamanhos de chips. Não são pequenos, entre dois e tres centimetros, uns maiores, rs, mas uso assim mesmo.
Por mim o produto está aprovado.
Abç
- Paulo
- Membro ativo (5)
Pessoal,
Vou ver se consigo achar os chips de coco em diversos tamanhos.
É incrível, mas aqui em Sorocaba é difícil de achar qualquer coisa.
Por aqui só dionaeas a R$ 5 no Ceasa naquele fornecido naquele substrato que é uma incógnita e apenas uma vez consegui achar nepenthes.
Abraços,
Paulo
Vou ver se consigo achar os chips de coco em diversos tamanhos.
É incrível, mas aqui em Sorocaba é difícil de achar qualquer coisa.
Por aqui só dionaeas a R$ 5 no Ceasa naquele fornecido naquele substrato que é uma incógnita e apenas uma vez consegui achar nepenthes.
Abraços,
Paulo
- MarcielS
- Membro ativo (5)
Procure onde venda o pó de côco, Paulo.
É grande a probabilidade de encontrar também o chips.
Talves a palavra chips seja muito alienigena, tente procurar por 'lascas de côco'. Acontece sempre no Ceasa daqui.
Abç
É grande a probabilidade de encontrar também o chips.

Talves a palavra chips seja muito alienigena, tente procurar por 'lascas de côco'. Acontece sempre no Ceasa daqui.
Abç
-