vlw pelas palavras de apoio pessoal, acho que de tanto me ferrar já consigo lidar melhor com coisas desse tipo
bem depois dos cuidados as plantas voltarão ao normal das droseras eu so perdi mudas as adultas ja estão bem cheias de mucilagem, as sarras acho que devido a "seca" e ao frio que tem feito entraram em uma dormência forçada , as pinguiculas perdi muitas mudas de primuliflora quase perco a planta mãe mas consegui salva-la a tempo todas as pinguiculas ja estão produzindo mucilagem , as nepenthes estão todas "bem" estão vivas mas nada me lembram as plantas que eu havia deixado a 3semanas atras, em contra partida a nepenthes alata se desenvolveu normalmente nesse tempo, deu até um broto, o que mostra que essa planta e uma guerreira.
a grande surpresa as helis estão um show me surpreendi quando as vi, mas por um descuido meu enquanto mexia na estufa a H.heterodoxa murchou as folhas mais antigas acredito que pela mudança muito brusca de umidade ,vivendo e aprendendo
muito obrigado pessoal, mas tarde posto fotos

a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]