Parque Estadual Restinga de Bertioga, Bertioga - SP

Conte a sua experiência e divulgue as fotos de plantas carnívoras encontradas em habittat natural.
Responder
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Parque Estadual Restinga de Bertioga, Bertioga - SP

Mensagem por gasagarcia »

Visita a Santos. O que fazer? Ir a praia? Claro que não!
Sempre tive vontade de seguir a BR 101 no sentido Rio-Santos só para poder olhar a Serra do Mar. Quando se mora numa planície com um interior semi-árido, pra se encontrar qualquer tipo de vegetação ombrófila, a única saída é dar uma visitinha aos estados vizinhos. Além de que, depois de alguns anos (a menos que se tenha uma motivação, como um esporte), ir a praia perde a graça.

Não cheguei a descer a Rio-Santos, mas tive a oportunidade de subir um pedaço dela, passando pouco da Mogi-Bertioga (lembrei de alguém aqui do fórum :roll: ) até o Loteamento Costa do Sol. Ainda lembro das restingas herbáceas (que devem estar cheias de D. capillaris), intercaladas à restinga arbórea, a beira da estrada. Pena que nem deu pra olhar.

"A Trilha do Guaratuba, no Loteamento Costa do Sol, possui nível médio de dificuldade e o acompanhamento de monitores credenciados é obrigatório. Seu percurso de 4km apresenta travessia de rio, passando por áreas de restinga baixa e alta, mata de encosta e mata ombrófila densa."
Imagem

Me disseram que a trilha termina em uma cachoeira, mas caminhar em meio a um grupo de botânicos é sinônimo de andar devagar, então nem chegamos ao rio e já deu a hora de voltar.

Bem no começo, perguntei a guia (que, aliás, foi muito simpática) se cruzaríamos algum trecho de restinga herbácea e já fiquei animado quando ouvi um sim. Daí indaguei se ela conhecia as droseras e respondeu "É a planta carnívora, né?".
Prontamente respondo "Issumemu, sabe se vamos encontrar alguma ao longo da trilha?", "Ali na frente o chão é cheio delas"... :mrgreen:

E não é que tinha mesmo?
Nunca tinha visto D. capillaris na Natureza, apesar de já ter o cultivar "long arm form" faz um tempo. Tenho que admitir que são pequenas, bem menores do que esperava.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Syngonanthus sp., acho que é S. chrysanthus
Imagem

E um visitante :)
Imagem
Imagem

Syngonanthus junto às droseras
Imagem

Uma Tibouchina, acho que deve ser a T. heteromalla
Imagem

Lógico que não podia faltar U. subulata :roll:
Imagem
Imagem

Seguindo mata adentro, vi a maior concentração de bromélias que consigo recordar. Aliás, é um percurso bonito, especialmente quando a floresta abriga a trilha.

Imagem

Sem falar nas orquídeas, a minha preferida foi esta Rodriguezia venusta:

Imagem

A segunda campina que a trilha cruzava tinha droseras maiores e um carpete de U. subulata que me lembra as lagoas daqui do estado.
É interessante ver que tem algumas D. capillaris aquáticas. Ver elas grandes assim debaixo d'água me faz pensar que talvez essas emersas que estão maiores deveriam estar submersas há poucas semanas e ficaram expostas quando a água abaixou.

[thumbnail]https://farm1.staticflickr.com/651/2266 ... e582_c.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://farm6.staticflickr.com/5645/227 ... 5e8f_c.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://farm6.staticflickr.com/5822/220 ... 198c_k.jpg[/thumbnail]

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E mais uma U. subulata pra acabar :mrgreen:
Imagem

Fim!!


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Gabriel !

Obrigado por compartilhar estou agora com planos de fazer essa trilha. :mrgreen:


Instagram: @santiagocarnivorasbr
forest
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Ago 2015, 12:59
Localização: Blumenau/SC
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por forest »

Muito obrigado pelas imagens e relatos Gabriel!
Não vejo a hora de fazer uma excursão e postar aqui no "In Habittat" também.


Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Obrigado por dividir essas fotos conosco é sempre bom ver essas plantas na natureza pena que o homem destrói tudo para ter mais elas estão lindas


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Ah que vontade que eu fiquei de fazer essa trilha!
É tão legal ver carnívoras no habitat natural. Pena que aqui no Paraná a ocorrência de carnívoras na natureza é pequena.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
matheus_mpd
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2015, 08:25
Localização: Cuiabá - Mato Grosso
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por matheus_mpd »

Olá,
Nossa, que experiencia incrível, uma oportunidade ímpar em. Obrigado pelo trabalho com as fotos, simplesmente demais!!
Muito top ver elas na natureza. vlw emmm

Att, Matheus


|“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”| Marcos 8, 36
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Lindas imagens!!
Carnívoras no seu habitat natural é muito legal.
Obrigado pelas imagens :).

Abç


Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Parabéns pelas fotos! : joia :

Tem muita drosera por aí heim? :shock:

Estou planejando fazer umas trilhas bem legais no fim do ano. Deve ser muita emoção encontrar as plantas carnívoras assim na natureza.


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Fica a dica aí pra quem for a Santos :P

Tinha também várias PNCs bem legais por lá
[thumbnail]https://farm6.staticflickr.com/5789/220 ... 30e2_b.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://farm6.staticflickr.com/5695/225 ... 1d08_b.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://farm6.staticflickr.com/5802/226 ... 67ab_b.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://farm1.staticflickr.com/728/2206 ... 4926_b.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://farm6.staticflickr.com/5749/226 ... 63a7_b.jpg[/thumbnail]

Obrigado pelos elogios Santiago, forest, Kaique, Pendragon, Matheus, Mauro e Elise!

Santiago, se for, não esqueça de tirar fotos!

Elise escreveu:Estou planejando fazer umas trilhas bem legais no fim do ano. Deve ser muita emoção encontrar as plantas carnívoras assim na natureza.
É uma experiência interessante. Recomendo!!
Ps.: Então, quase todas as serras daí são repletas de PCs : fiufiu :


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Eu amo os seus registros, Gabriel!! me faz viajar junto!!!

Obrigada por compartilhar com a gente taaantas maravilhas da natureza!!!!! : Clap : : Clap : : Clap :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem