Minhas pequenas - Fatima -- at. em 16/04/17

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Minhas pequenas - Fatima -- at. em 16/04/17

Mensagem por Fatikn »

Oi, pessoal.. hj arrumei um tempinho e fiz algumas fotos das minhas pequenas...

Essa é a Dioneia q ganhei... até ontem à noite, só uma boquinha tava fechada, mas hj pela manhã, tem mais 4 boquinhas fechadinhas... será q ela pegou tanto bichinho assim numa noite?
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-3Efd ... 2520dm.JPG[/thumbnail]

Essas são as bebezinhas... Um dos vasos pega o sol das 9h até 13 e pouco e o outro o sol da tarde das 15h até 18h... No vaso q pega o sol da manhã, as bebes estão ficando avermelhadinhas (como essa da primeira foto)... e no q pega o sol da tarde não... será q devo mudar de lugar? (desculpa perguntar isso aqui... se estiver no lugar errado é só me avisarem q refaço o post no local mais apropriado, tá?)
[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-O6qp ... dionea.JPG[/thumbnail]

[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-R6uJ ... ioneas.JPG[/thumbnail]

Depois de entrar pro forum, conheci as outras especies de carnivoras e tenho me encantado ainda mais por elas... Há duas semanas, recebi a pinguicula esseriana q comprei com o Marcos Ono.. Ela veio pelo correio e o vaso tava meio reviradinho... aí ajeitei do jeito q deu, sem mexer muito nela (havia lido q as raizes são muito sensiveis), por isso nem a centralizei no vaso.. onde ela estava, só juntei um pouco de substrado pra dar uma seguradinha e deixei... uma das folhas estava solta, aí dei uma ajeitadinha nela lá no vaso... como fazem duas semanas e a folha não mudou...continua lá, firme e forte, será q vou conseguir uma outra pinguicula? :D

[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-idwZ ... eriana.JPG[/thumbnail]

É isso... mais pra frente quero ver se consigo uma byblis e uma nepenthes... li por aqui q a alata é a mais indicada pra quem vai começar... Desconfio q estou ficando viciada nisso.... rs...

Um bom domingo a todos!
Editado pela última vez por Fatikn em 16 Abr 2017, 13:53, em um total de 43 vezes.


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

estão muito lindas suas plantas fatima
se quer continuar aumentando sua coleção nepenthes alata, drosera intermedia e burmannii, pinguicula primuliflora e utricularia arenaria são amigas de todos os iniciantes e so alegria :mrgreen:


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Beleza de PCs Fátima, gostei principalmente das seedlings de Dionaea. Não são todos os iniciantes que conseguem germinar sementes desta planta e mesmo entre os veteranos há quem encontre dificuldades. Eu, por exemplo, não fui bem sucedido em minha 1ª tentativa com sementes dela, mas em breve vou tentar outra vez, só espero que dessa vez obtenha sucesso :D .

Quanto ao melhor local para duas Dios, deixe-as todas juntas pegando apenas o Sol da manhã e, quando estiverem maiores procure aumentar paulatinamente a exposição solar até que possam ficar no mínimo por 6 h expostas a iluminação solar direta, se possível é claro :mrgreen: .

A sua P. esseriana também esta show e creio que você agiu de forma correta ao não reposicionar a planta, pois o estresse do transporte tende a debilitá-las por demais. Na Primavera caso ache que o substrato não esta bom, troque-o e aproveite para arrumar a posição da planta no vaso ;) .

Lembre-se apenas que o substrato para Pings deve conter uma proporção maior de areia, tipo 2:1 (2 porções de areia para uma de musgo), um vez que estas PCs são oriundas de locais cujo solo é levemente ácido, as vezes tendendo para o neutro/alcalino. Um substrato mais mineral ajuda a evitar o apodrecimento das raízes devido ao acúmulo de água :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Eeeee! Viciou hehehehh! :lol:

Belas plantinhas Fátima! : joia :

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Nelcij: valeu pelas dicas... vou pesquisar sobre essas pequenas q você indicou... estou esperando o carteiro aparecer por aqui com umas sementinhas de droseras q consegui... só não me lembro direito quais eram...hehehe... mas meu sonho é ter e conseguir cuidar de uma nepenthes... :)

Rodrigo: Devo ser justa e dizer q as pequenas bbs não germinaram aqui... elas vieram pra cá a cerca de 2 meses. Foram semeadas em nov/dez, pela minha cunhada na casa dela e qdo ela me deu a dionaea maiorzinha (muda da plantinha dela tb), me deu as seedlings q estavam amontoadinhas (quase umas sobre as outras) no musgo e as transplantei pros vasos. Agora eu tô tentando fazer com q sigam adiante... O mérito das pequenas é todo dela... :)
Em nov tb ganhei sementinhas da dioneia, elas até germinaram, fiquei feliz pra caramba... mas misteriosamente sumiam da noite pro dia... daí descobri q eram devoradas por lesmas... :( Qdo descobri era tarde, só tinha sobrado uma q infelizmente morreu na semana passada... :cry:
Agora tô esperta. De noite, eu protejo as pequenas com metade de garrafa pet furadinha e retiro a proteção pela manhã... E assim como você, eu ainda não desisti de tentar a dioneia de novo... hehehe...
Até aqui, minhas germinações q estão dando certo são as de cactos e de lithops... o q pra mim, já é uma gde vitória...rs...rs...

Vou fazer isso q sugeriu de deixar as pequeninas tomando o sol da manhã... ;) E obrigada tb pela dica da pinguicula... Acho q na primavera vou tentar ajeita-la no vaso... Até lá ela deve estar mais "fortinha" (assim espero). Tks! : joia :

MarcielS: fui contaminada... :roll: será q tenho salvação? rs...rs...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Que lindas Fátima!
Sentindo que vai aumentar ainda mais essa coleção, e mais rápido do que você imagina!
Nepenthes alata e alguns outros híbridos são recomendados também. Eu mesmo comecei com uma N.khasiana x ventricosa, ou seja, uma híbrida!
Não sei se te falaram, mas as pinguiculas não curtem sol direto... Então cuidado aí, prefira manter sua P.esseriana na claridade. Nesse tempo todo que a folha está inteira, acho que vem muda nova sim!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Que legal Fátima, começou com os 2 pés no cultivo, germinando Dioneas, coisa boa.
Parabéns, pelo visto vai ser mais uma viciada nas carnivoras.
Sucesso : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fatikn escreveu: :roll: será q tenho salvação? rs...rs...
Só com uma 'Internação' hahahahh!

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

WFernando: Brigadin... vcs estão me ajudando muito... :)
A pinguicula tá num lugar onde bate o sol beeeem no finzinho do dia. A tendência daqui pro inverno é q esse período ainda diminua um pouco, voltando a incidir mais sol no meio da primavera/inicio de verão, qdo já pensei em plano B pra protegê-la do sol, sem tirá-la do lugar... :) Será q já devo colocar o plano B em prática??

Felipe: Hehehe...Brigada! Mas as dios bbs vieram aqui depois q nasceram...não foram semeadas por mim... rs..rs.. qdo as ganhei estavam amontoadinhas e por isso as transplantei pros vasos e desde então estou fazendo um esforço danado pra q cresçam... fico feliz cada vez q vejo um novo projeto de armadilha surgindo nelas...rs...rs...
Qto ao vicio... Bom.. Marcel já me disse q só com internação...então... "tô ferrada"...rs...rs...pq o duro é conter a empolgação e a dona empolgação, às vezes, faz estrago na conta bancária :o ...rs...rs...

Banzan: Brigada!! Tô tentando fazer o melhor q eu posso e dá gosto de ver a evolução delas...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Bom Fátima, eu já protegeria ela do sol sim...
Aqui mesmo deixando no fim da tarde, eu acabei perdendo algumas mudas... Elas são beeem sensíveis... Sol tem que ser algo bem dosado...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem