Rapaz tu anda sumido, mas quando resolve atualizar as galerias é cada uma mais bela que a outra, Parabéns, ah e faço das palavras da Fatima as minhas
Abraços e ParabénsFatikn escreveu:Qdo eu crescer, quero cultivar neps como você, Felipe!!
![]()

Abraços e ParabénsFatikn escreveu:Qdo eu crescer, quero cultivar neps como você, Felipe!!
![]()
Pois é. Acho que você resolveu a questão. Acredito que quase todas as plantas que floriram por aqui sejam estéreis.Felipe_Steinthaler escreveu:Eu reparei na verdade que os pontos que influenciam na fertilização das plantas por aqui são:
A planta fêmea não fecunda, o caso da x ventrinermis, que já tentei diversas vezes e nada de sementes boas ou talvez o macho, creio que isso ocorra com plantas hibridas, que podem não serem férteis na reprodução.
Ou o clima prejudica. Por aqui já houve de eu fazer a mesma hibridação no ano seguinte e o clima esfriou em plena prima-vera, e as sementes não se desenvolveram bem.
Estas "sanguinea x rafflesiana" produzem os "frutos" pequenos, e as sementes também, porém quando elas estão boas (não falhadas), são inchadas.
Quais plantas você está tentando cruzar?
Por aqui a "sanguinea x rafflesiana" não fertilizou com pólem da Lady Pauline, até então só a N. maxima, deu sementes boas nas cruzas com femeas.
hehe valeuEdson Poscai escreveu:Bela nep, e se me permite, mais bela ainda as mudas. você deve ter um segredo para conseguir tanta germinação de nep.