Agradeço aos elogios, e sucesso a todos
Fatikn escreveu:Qdo eu crescer, quero cultivar neps como você,
Felipe!!

Hehehe as plantas sempre crescem rápido por aqui, mas eu ainda estou pequeno
Aloysio escreveu:...Felipe, vou ter nova oportunidade de produzir sementes de Nepenthes. São várias florindo ao mesmo tempo.
Mas isso já aconteceu antes e não obtive sucesso.
Você muda alguma coisa durante a floração? Usa adubo foliar diluído?
Abraço
Eu reparei na verdade que os pontos que influenciam na fertilização das plantas por aqui são:
A planta fêmea não fecunda, o caso da x ventrinermis, que já tentei diversas vezes e nada de sementes boas ou talvez o macho, creio que isso ocorra com plantas hibridas, que podem não serem férteis na reprodução.
Ou o clima prejudica. Por aqui já houve de eu fazer a mesma hibridação no ano seguinte e o clima esfriou em plena prima-vera, e as sementes não se desenvolveram bem.
Estas "sanguinea x rafflesiana" produzem os "frutos" pequenos, e as sementes também, porém quando elas estão boas (não falhadas), são inchadas.
Quais plantas você está tentando cruzar?
Por aqui a "sanguinea x rafflesiana" não fertilizou com pólem da Lady Pauline, até então só a N. maxima, deu sementes boas nas cruzas com femeas.
Roberta Duval escreveu:tudo lindo como sempre Felipe!!!
as highs aí são sucesso né?
parabens!! perdoo seu sumiço hahahaha, tbm só to voltando agora!
t+
Pois é, eu acho que estas plantas que coloquei fotos não chegam a ser highland nenhuma delas. Nenhuma passa de 1200mts de altitude no habitat, Spathulata eu não me lembro.
Acabei perdendo tudo as highlands, sem muitos motivos aparente, algumas delas
Então, sucesso na sua retomada com as PCs

Cheers!