Depois de muita pesquisa e leitura aqui no fórum e em outros fóruns do exterior escolhi as sarracenias para iniciar meu cultivo. Pretendo postar aqui sempre que possível todas as etapas.
Fiz minha primeira compra com o Sr Marcos Ono, por e-mail ele me passou a lista das mudas disponíveis, paguei pelo Mercado Pago com cartão de credito e recebi em menos de 24h.
Sarracenia:
S. rubra Gulfensis (p)
S. leucophylla (m)
S. leucophylla ´albina` (m)
S. leucophylla ´avermelhada` (m)
S. psittacina (m)
Híbridos
S. leucophylla x S. purpúrea (m)
S. purpurea x S. psittacina (m)
Comprei também uma Nepenthes para fazer um teste ver se elas se adaptam bem aqui.
N.sanguinea X N. rafflesiana ´nivea`
As mudas chegaram bem embaladas e firmes na caixa, em jornal molhado e plástico por fora para manter a humidade e todas com plaqueta de identificação. Só não gosto da reutilização de caixas devido ao risco que nosso correio representa, quando envio minhas mudas de suculentas e cactos utilizo sempre caixas grossas de papelão duplo por segurança.

Para meio de cultivo escolhi uma base de musgo spagnum desidratado e cobertura com musgo vivo para ajudar a manter a humidade pois aqui no verão o sol é bem ardido (apesar de não passar de 30C) e o inverno pode ter semanas muito secas.
As sarracenias estão em dormência agora, os bulbos vieram bem saudáveis mesmo os pequenos, plantei todos em vasos quadrados de 10x10cm e vou manter em uma bandeja de plástico grande para facilitar a rega com agua da chuva da cisterna que tenho em casa. Essa bandeja vai ficar na sacada do meu sobrado e vai pegar sol direto das 11 até o por do sol. No futuro, se elas gostarem do local, pretendo construir em madeira uma mesa de cultivo com circulador de agua e sistema de rega autônomo.

A Nepenthes já veio enorme com uma armadilha saudável, plantei em uma cuia grande pendurada no teto em local bem iluminado e que só pega sol direto depois das 15-16h.

O que sobrou do musgo vivo plantei em uma bandeja de plástico sem furos com substrato de jardim e areia embaixo e vou manter sempre bem molhado. Pretendo produzir meu próprio musgo para diminuir os custos e ter um cultivo sustentável.

Espero que gostem do diário, a próxima etapa vai ser fotografar cada muda em macro na próxima semana.