Utilidade das plantas carnívoras

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Responder
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Utilidade das plantas carnívoras

Mensagem por ivan »

Assunto pra refletir e pesquisar.

Sabemos que cada gênero ou até mesmo cada espécie de PC tem presas específicas e estratégias de captura direcionadas a elas, que caracterizam seu formato, cor, cheiro e, dessa forma, atraem grupos determinados de insetos.

Além disso, cada tipo de armadilha suporta um número limitado de presas e possui tempo finito de uso. Na Dionaea, cada folha captura um por vez e este fica sendo digerido por alguns dias. Em outras espécies, as armadilhas capturam constantemente várias presas de uma só vez e duram mais tempo.

A maior parte das espécies de Nepenthes de montanha tem o líquido visco elástico (parecido com o das dróseras) e especializou-se na captura de insetos voadores, enquanto as de várzea nos que caminham, como as formigas. Outras, como as Dróseras, Pinguículas e Sarracênias podem ser mais generalistas e capturam uma variedade maior tipos de insetos.

No entendimento e experiência de vocês, qual gênero e/ou quais espécies de plantas insetívoras podemos considerar como as matadoras mais eficientes e indicadas para nos ajudar, principalmente, no combate aos mosquitos vetores de doenças no ambiente urbanizado?
Editado pela última vez por ivan em 08 Jun 2013, 09:01, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Duzao
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 85
Registrado em: 28 Mar 2013, 22:28
Localização: Lins/SP e Maringá/PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Duzao »

Bom, em minha opinião eu acho que seriam nepenthes, pois capturam mais insetos que as outras. Mas agora teriamos que descobrir por qual das carnivoras esses mosquitos são mais atraidos.


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Sim Duzão, pensei o seguinte, conforme uma observação simples das presas nas armadilhas pelos próprios cultivadores, estabelecermos uma classificação pra cada espécie de planta e montarmos uma tabela informativa que indique essa taxa e probabilidade maior de captura, se for possível.

Exemplo:
Moscas varejeiras - espécies A, B
Pernilongos - espécies C, D e E
Formigas - espécies F e G


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Eaee Ivan.

Tema interessante. É mais amplo do que pode parecer. 8-)

Espécies e hibridos de um mesmo gênero (ex:Droseras) tem em seu cardápio animais (insetos) diferentes relacionados ao seu habitat de origem.

Em uma comparação simples podemos considerar que uma D.filiformis é especializada em pequenos insetos voadores do porte de drosófilas e pernilongos, e uma D.burmanii em pequenos insetos rasteiros do porte de pequenas formigas.

Outro exemplo é o da P.x Sethos que em meu cultivo se mostrou uma excelente caçadora de moscas brancas que infestaram a minha planta ovo.

Abç


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

É isso aí Marciel, assunto complexo e por isso um desafio... Depende muito do método de atração da armadilha e se a planta está saudável. Claro que temos que considerar a rusticidade da planta porque, pra isso, ela deve ser cultivada fora de estufa.

O grupo mais difícil de definirmos é o das Nepenthes porque também pode existir variação no tipo de presa entre os 2 tipos de jarros (upper ou lower) de uma mesma planta além da influência ambiental, que pode favorecer ou não o mecanismo pela variação da umidade relativa. Nas espécies que dependem da atratividade do néctar, se ele cristalizar no peristômio terá eficiência menor.
  • Mosquitos e outros insetos menores – pernilongos/ fungus gnats/mosca branca - Pinguiculas, Drosera filiformis, D. indica, D. hartmeyerorum, Byblis, D. adelae, D. regia, D. capensis, D. nidiformis, D. afinis, D. intermédia, Nepenthes (quais?)
  • Mosca doméstica e varejeira - Sarracenias, Dionaea, Nepenthes (?), D. filiformis, D. hartmeyerorum, D. adelae, D. regia, D. capensis, D. nidiformis, D. afinis
  • Formigas - Sarracenias, Nepenthes (?), Pinguiculas, Droseras menores (pigmeias, sessilifolia , burmannii, capilaris, intermedia, petiolaris...)
Isso seria uma indicação das plantas mais eficientes na captura em cada grupo de inseto considerando a capacidade das espécies e também baseado na observação que cada um tem do seu cultivo próprio. Todos devem ter alguma experiência pra contribuir, então, vão dando opiniões e alterando à vontade essa lista.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ivan - Assunto interessante, pessoalmente já havia reparado que o inseto que é preferido por uma PC não o é para outra. Mesmo entra as Neps não há um consenso, pois minha N. alata prefere formigas enquanto as demais plantas deste género que possuo se alimentam de abelhas, besouros, mosquitos, moscas e vespas ;) .
Marciel -
MarcielS escreveu:Outro exemplo é o da P.x Sethos que em meu cultivo se mostrou uma excelente caçadora de moscas brancas que infestaram a minha planta ovo.
Por aqui a P. 'Sethos' que me doou raramente captura algum mosquito, ela esta próxima da minha P. 'Aphrodite' que vive lotado deles nas folhas :roll: . Alias esta PC pega mais insetos que qualquer outra planta carnívora que eu tenha aqui :? .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Por aqui é mais ou menos assim:
D.filiformis: pequenas libélulas, raramente pequenas borboletas, moscas varejeiras e domésticas.
Sarracenias em geral: formigas, moscas varejeiras e domésticas.
Dionaea: moscas varejeiras e domésticas, formigas de porte grande.
Nepenthes: de tudo kk
Pinguiculas: pequenas moscas, incluindo fungus gnat
Brocchinia: Joaninhas, aranhas e besouros.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 03 Mar 2013, 00:13
Localização: Duque de Caxias - RJ
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por anairda »

eu ñ seu qual é melhor, mas eu tenho um amigo que tinha três droseras, a alguns meses atras aqui em caxias durante a transição de prefeitos teve um problema muito sério com o lixo e com isso era muito grande a quantidade de moscas que invadiam as nossas casas, com tudo na casa desse amigo a quantidade era bem pequena só de ter as droseras nas janelas!!! eu fiquei impressionada como as plantas deram conta do recado. eu fiquei apaixonada pelas drosera.


cuidado com oque você deseja, pois pode se tornar realidade!!!
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Legal gente, é bom compartilhar essas informações.

Então pra contribuirmos no combate a pernilongos, como o mosquito da dengue (Aedes aegypti), devemos investir numa planta que é especializada na captura deles e as mais indicadas são certas Dróseras, Byblis e Pinguículas.

(Vou atualizar a tabela depois.)

: joia :
[hr]

Se quiserem combater cupins, a N. albomarginata tem preferência em capturá-los, como mostra esse comunicado da revista Nature: Resumo: ''Plantas carnívoras do gênero Nepenthes, geralmente, não são muito seletivas sobre suas presas, pegando tudo o que é descuidado o suficiente para andar em seu peristômio escorregadio, mas a espécie Nepenthes albomarginata é uma exceção. Mostramos aqui que esta planta usa uma franja de pelos brancos comestíveis para atrair e capturar sua presa, que consiste exclusivamente de cupins em números enormes. Isso explica a característica singular para a especialização de N. albomarginata para um táxon preferencial de presa, um caso único identificado até agora entre as plantas carnívoras.''

fonte: https://www.nature.com/nature/journal/v415/n6867/fig_tab/415036a_ft.html


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Fiquei com uma dúvida agora, sempre pensei que formigas só serviam para nepenthes e sarracenias, pois nas Droseras e Dioneias elas liberam uma substancia tóxica. Alguém ajuda a esclarecer minha dúvida?


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem