Uma nova morada para minhas Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Uma nova morada para minhas Nepenthes

Mensagem por rdrgobra »

Bom amigos, eu faço questão de comunicálos que fiz a troca do substrato de duas de minhas Nepenthes mais antigas. Utilizei chip de coco tratado e o resultado vocês podem ver logo abaixo:

Foto 1 - N. x (alba x rafflesiana) var. "nivea 1"

[thumbnail]https://i1287.photobucket.com/albums/a6 ... 8c1dd0.jpg[/thumbnail]

Resolvi mudá-la de substrato em plena entrada do inverno, pois o antigo estava muito feio e deteriorado. Como a planta fica no tempo, recebendo chuva, vento e frio, eu creio que fiz a coisa certa. Além do mais a ponta dela queimou (deduzo que foi uma geladura, devido ao frio que anda fazendo a noite) e sendo assim a colocarei em saco plástico transparente e, assim permanecerá até o final do inverno ;) .

Foto 2 - Close do novo ascídio

[thumbnail]https://i1287.photobucket.com/albums/a6 ... b4e3b8.jpg[/thumbnail]

Um dos dois novos ascídios que ela gerou. Só não tirei foto do outro pois fiz a besteira de arranca o opercúlo (tampa) durante o replante :x .

Será que deve cortar este "jarro" danificado?

Foto 3 - N. x (alba x rafflesiana) var. nivea 2

[thumbnail]https://i1287.photobucket.com/albums/a6 ... 563069.jpg[/thumbnail]

Esta rebelde (deste que chegou a minha casa - há exatos 10 meses atrás - ela se nega a produzir ascídios :( ) foi a primeira que troquei de substrato (há aproximadamente 2 meses atrás) devido a um acidente doméstico (minha irmã derrubou o vaso enquanto limpava o quintal de casa), porém a males que vem para o bem uma vez que com a queda pude perceber que o Sphagnum estava lotado de Tatuzinhos de jardim e, diante disso a solução foi replantá-la em chip de coco. Ao que tudo indica a planta sequer tomou conhecimento do acontecido :D . Assim como a N. x (alba x rafflesiana) var. "nivea 1" esta daí será ensacada para resistir ao frio do inverno.

Obs.: Com exceção das Neps que forem seedlings, mudarei o substrato das demais para chip de coco até a Primavera :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito legal Rodrigo, voce ultilizou ele puro mesmo? eu preciso testar em mais plantas por aqui, este substrato. Está muito linda aplanta 1, esta veio do Marciel? não se parece com as minhas, muito bonita ela.
A 2, realmente estes tatuzinhos são uma porcaria, tente elimina-los o quanto antes das suas plantas, se é que tem o risco deles voltarem.
Vasos deixados em contato com o chão correm o risco destes insetos ou algo pior.

Sucesso com as mudanças nas plantas.
Um abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Normalmente prefiro esperar o verao pra trocar o substrato(quando nao eh nada muito urgente),mas as vezes eh nescessario,espero que elas gostem do novo substrato,acho que aqui a unica com pó de coco puro eh a alata,que esta muito bem,tenho que fazer o teste com outras neps
Imagino que seja bom para neps que nao sao muito exigentes com humidade...
Caso faça muito frio por ai,não seria bom tirá-las do chão?(tem cultivadores que deixam neps highs em superficie de marmure pra diminuir a temp a noite..)
As neps estao bonitas!Sobre o ascidio sem operculo,poderia deixar para ver se o ascidio continua sem problemas
: joia :


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo,

Fez bem ao realizar a troca do substrato. E elas estão com ótima aparência. Cresceram bastante neh.

Não corte o ascidio sem tampa. Mesmo danificado ele continua funcionando e nutrindo a planta. Sei que é feio, mas um ascidio só deve ser retirado quando este secar por completo e não houver mais liquido em seu interior. Ou quando a planta tiver ascidios de sobra.

Sua 'rebelde' está bem, mesmo sem ascidios, e acidentes são normais. Para que fique mais tranquilo, a minha aqui também não está com jarros (ela não gosta muito deta época).

O uso do chip de coco tratado é bem vindo no cultivo de Nepenthes.
Depois de higienizado,os baixos niveis de tanino evitam o surgimento de algas nocivas e de muitos patógenos.
Recomendo o uso do sphagnum combinado ao chip de coco para ajudar na manutensão da umidade.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Valeu pela torcida pessoal, fico feliz que todos tenham gostado da atitude de trocar o substrato de minhas Neps :D . Quando eu mudar o da N. x wrigleyana eu posto fotos para que vocês vejam como ficou ;) .

Obs.:

1) Durante o processo eu percebi que havia muito Sphagnum envolvido nas raízes das plantas e, para evitar de destruir muitas delas e fazê-las sofrer ainda mais com a mudança, eu mantive um pouco de musgo nas PCs e o resto completei com chip de coco :mrgreen:

2) Quanto ao ascídio (jarro) sem opérculo (tampa) eu seguirei os conselhos dos amigos Lucca e Marciel, ou seja, ele ficará aonde esta para continuar e hidratando a planta e nutrindo-a com insetos que captura, visto que depois do "acidente" o mesmo não não perdeu o líquido interno 8-) .

3) Já os Tatuzinhos de jardim são uma praga que terei que conviver, pois para erradicá-los seria necessário o uso de pesticidas específicos muito tóxicos, aos quais prefiro manter distância :? . O jeito será ficar de olho e, caso note alguma infestação, trocar imediatamente de substrato e me livrar daquele que estiver infestado por esta praga. Percebi que eles não curtem muito o pó/fibra/chip de coco e este foi um dos motivos por empregá-lo no cultivo de minhas Neps.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Eu nunca usei coco ou pinus para composição do substrato de nepenthes.
Sempre foi sphagnum + carvão + vermiculita que foi trocada pela perlita e agora é areia.
Uma coisa que faço é usar o sphagnum já utilizado, tais como de germinações ou de plantas que morreram. A unica coisa que faço é ferver durante uns 15 minutos.
Estranho é que já li em algum lugar que a nepenthes gosta de substrato aonde já tenha material em decomposição.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, esta história de que as Neps (refiro-me as espécies terrestres) preferem substratos aonde haja algum material decomposto pode ter um fundo de verdade. Isso porquê geralmente o solo aonde elas vivem tende a ficar tão ácido, devido em partes a presença de ácidos húmicos decorrentes da matéria em decomposição, que mesmo que um Búfalo asiático defeque ao lado da PC, esta não será capaz de absorver os nutrientes advindos deste adubo natural, porém as fezes costumam atrair insetos decompositores (moscas e besouros necrófilos) que podem vir a ser capturados ocasionalmente pela planta, suprindo-a com a quantidade exata de nitrato de que tanto precisa para viver :mrgreen:

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Erik Elicesar
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Dez 2012, 21:52
Localização: Concórdia do Pará

Mensagem por Erik Elicesar »

seria legal poder ver as fotos mas como eu havia notado, a grande maioria das postagens dos colegas do forum sumiram (fotos) :(


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Erik.

Pois é rapaz, as imagens desapareceram por um probleminha técnico, mas já estamos resolvendo a situação. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Erik Elicesar
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Dez 2012, 21:52
Localização: Concórdia do Pará

Mensagem por Erik Elicesar »

Não é bem uma critica mas como não notei ninguém falando desse ocorrido pensei em alertar :roll:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem