Uma dúvida sobre haste floral Dionaea Muscipula...

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Uma dúvida sobre haste floral Dionaea Muscipula...

Mensagem por MarcioGRocha »

Olá pessoal, ganhei duas dionaeas e uma drosera ontem dos Correios, por um equívoco que deveriam ser sementes. kkkk
Mas adorei, minha dúvida é a seguinte: Uma das Dionaeas está com duas hastes florais, e quero saber se devo cortar uma, porém, acho que ela está saudável, mas preciso da opinião dos mais experientes...

Imagem
Imagem

A outra D.M já veio com duas hastes cortadas.

Imagem

E está é a Drosera, porém, não sei o nome completo.

Imagem

Aguardo suas opiniões,
Abraços...


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marcio, se a planta veio do Ono saiba que ela passou por dormência e pela foto a mesma esta plantada no substrato correto, portanto deixe a natureza seguir seu curso e curta a floração dela :D . Já a Drosera deduzo que seja uma D. filiformis 'Florida Red'.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Legal heim! Mais flores! : joia :

Comprou do Ono? Concordo com o Rodrigo, deixe a haste e fique tranquilo. Não esqueça de ajudar na polinização.

Abç

ps Marcio, a D. Filliformis pode/deve ficar melhor em um vaso com maior diametro.


Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por MarcioGRocha »

Rodrigo, Marciel, essas plantas não foram do Ono, foram do Gino - Plantascarnivoras.com.br.
Na verdade eu comprei sementes de Dionaea Finetooh x Red, mas devido a um equívoco dos Correios, eu recebi essas lindas plantas, que ficaram como presente!
Eu estive comparando as hastes da minha D.M mais antiga com esta que ganhei agora, e reparei que a minha está formando vários botões e a nova não tem botão algum. :?
Vou providenciar um vaso maior para a D. filiformis, obrigado Marciel e Rodrigo.


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

MarcioGRocha escreveu:... essas plantas não foram do Ono, foram do Gino - Plantascarnivoras.com.br.
Na verdade eu comprei sementes de Dionaea Finetooh x Red, mas devido a um equívoco dos Correios, eu recebi essas lindas plantas, que ficaram como presente!
Hahahahh! :lol:

Beleza Marcio,

O Gino tem ótimas plantas e é um cultivador de mão cheia. Portanto pode continuar sossegado e deixar as hastes cumprirem sua função.

Abç

ps tenho a ligeira impressão que o equívoco foi do Gino e não do Correios.


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Nossa que haste floral grande :shock: Suas dúvidas já foram respondidas então estou aqui para lhe desejar boa sorte : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por MarcioGRocha »

MarcielS escreveu:ps tenho a ligeira impressão que o equívoco foi do Gino e não do Correios.
kkkkkkkkk..... Só sei que estou muito feliz com o presente... :D :P :mrgreen:

A propósito, eu estive observando esta Dionaea que está com hastes e percebi que a ponta da haste que deveria estar formando botões, na verdade está vazia, não tem botão algum, e acho que ela está pequena ainda, pois soube que a haste cresce até aproximadamente 25cm.

Estou pensando em cortá-la, pois ela não está lançando novas armadilhas. O que dizem?
Bom, se for necessário cortar, precisa colocar algum cicatrizante? É que em minhas orquídeas quando faço poda, eu jogo um pouco de canela em pó para cicatrizar.

P.s tenho mais duas D.M's que estão com hastes, no entanto, estas estão formando vários botões que da pra ver claramente.


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Aqui em minha Dionaea a haste floral chegou só até uns 20 centímetros,não precisa cortar porque acho que é normal não ter outros brotos de armadilhas.Quando a a minha haste estava se desenvolvendo nenhum broto novo saiu junto com ela,isso pode ser por causa que a haste ocupa quase todo o rizoma :? Bom eu não sei ao certo,então alguém me corriga!!E boa sorte com ela aí colega : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Sim,

geralmente dá para visualizar o botão na haste mesmo quando esta ainda está se formando. A planta vai abortar a haste por sí só, mas se quiser pode cortar fora.

A haste floral atinge entre 20 cm e 30 cm.

Não é necessário o cicatrizante, mas pode usar se quiser. Utilize ferramentas limpas (tesoura, estilete, etc...) para o corte.

Abç


Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por MarcioGRocha »

Muito obrigado Marciel, posso usar a canela em pó como cicatrizante mesmo ou tem algum outro?

Abraços.


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem