Uma ajuda com Lampadas e Estufa

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Uma ajuda com Lampadas e Estufa

Mensagem por otaviobravim »

Amigos, estou com uma situação interessante na mão.
Consegui parceria com um Instituto na Universidade pra fazer uma estufa em um local já construido. É um local fechado, com paredes, e suas partes abertas, como portas e janelas são teladas pois dentro ficarão moscas que não podem sair.

Dentro eu tenho várias prateleiras de aço, e nenhuma luz do sol, apenas uma claridade, pois o local é telhado.

Quero ajuda para fazer algo como isso: Imagem

Como é uma construção dentro da Universidade, eu não posso modifica-la (muito), de forma que eu preciso de ajuda para usar o que tenho.

Minhas perguntas são:

Que lampadas usa-se para Grow?
Qual a intensidade da Luz?
Qual a Distância das plantas?
É possivel que de certo?
Umidade é tranquilo, mas e a temperatura? Qual a ideal, como controla-la?

São muitas perguntas, porém se der certo, será um antro bastante aditivo ao Instituto de Biologia, aos alunos e obviamente à mim e outros cultivadores que possam ver o local funcionando.

Peço então essa ajuda e prometo postar fotos brevemente, pois eu ainda estou fazendo as cópias das chaves.

Um grande abraço animado a todos e obrigado a quem puder me ajudar!


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Sugiro que dê uma olhada no tópico Iluminação Led para se inteirar um pouco acerca do assunto. Quanto a demais dúvidas procure pesquisar na sala de Ideias e projetos, pois ali tem muita coisa a respeito de cultivo indoor.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Otávio,


Eu já usei lampadas tubulares e são um problema. Quando uma pifa é até tranquilo de trocar, mas quando pifa o reator é uma tremenda mão de obra.
Hoje estou usando lampadas de led com facho dirigido de 6400k 12W, num espaço de 1,2 de comprimento tenho 5. Uma a cada 20cm e as plantas estão indo bem.
Essas lampadas estão a 50cm das plantas e elas estão indo muito bem.

O problema nessa estrutura é a temperatura, as da base não sofrem tanto, mas as do topo vão sofrer demais. O ideal seria que o ambiente tivesse temperatura controlada na faixa de 25ºC.
Eu comprei células peltier para um sistema de refrigeração, mas não instalei, estou apenas com 2 ventiladores que ligam quando chega a 30ºC, não é a solução ideal, mas um paliativo.

Minha primeira estufa era com lampadas tubulares e revestida de papel alumínio para melhorar o aproveitamento da luz, mas no ano passado perdi muitas plantas porque foram cozidas. Mas essa estufa era totalmente fechada.
Hoje com essas lampadas de facho dirigido não preciso mais de paredes e até agora não tive perdas.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem