Um pequeno conselho por favor?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Viviane_Lara
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Fev 2016, 21:51
Localização: Mauá - Sp

Um pequeno conselho por favor?

Mensagem por Viviane_Lara »

Primeiramente parabéns aos criadores e colaboradores do site.. Tem ajudado muito os amantes de PC..
Pois bem, só queria uma pequena informação.. Eu adquiri 2 espécies de PC.. Uma Dio e uma nepenthes recentemente.
Na loja de jardinagem a senhora me aconselhou a não tirar totalmente o substrato ao trocar de vaso.. Pois estressaria mto a planta, mas pelo que li do pessoal aqui esse substrato em que elas se encontram é genérico .. Gostaria de saber se realmente posso trocar absolutamente tudo e se a planta corre algum risco.
Outra curiosidade:posso colocar aquelas bolinhas de argila expandida no fundo do vaso?

Desde já agradeço. : joia :


Felicidade é poder estar com quem você gosta em algum lugar...
Avatar do usuário
GMKleiman
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 109
Registrado em: 02 Nov 2015, 11:12
Localização: Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 39 vezes

Mensagem por GMKleiman »

Bom, posso te responder quanto as Dios: sim, você pode e deve retirar todo substrato da dio, por ser genérico normalmente possui matéria orgânica e outros compostos que podem até matar sua planta com o tempo. Sugiro que faça isso com muito cuidado para não machucar de mais as raízes, uma curiosidade é que elas crescem verticalmente, ou seja, para baixo, logo não se preocupe de mais com o substrato das laterais. Lave as raízes antes de coloca-las em um novo substrato (ideal para Dios: 50-60% musgo sphagnum + 40-50% areia ou perlita). Depois disso é só deixar suas plantinhas descansarem e ir adaptando elas ao sol pleno aos poucos.
Vamos esperar para que alguém mais experiente possa te ajudar com as nepenthes,
Como identificar musgo Sphagnum: identificacao-de-sphagnum-t102.html
Tipos de água: tipos-de-aguas-t2642.html
Higienizando areia de construção: higienizando-areia-de-construcao-t2831.html
Abraços,
Gabriel K.


Cultive no amor a sinceridade,
Para receber em igual a verdade,
Ou, em resumo, se assim prefere:
Sem nenhum mal causar,
Faça o que tu queres.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Nosso colega Gabriel já te deu umas boas dicas : joia :

complementando, dê preferência a areia na composição do substrato para a dionaea.

qto ao substrato para nepenthes, que suponho ser a graciliflora tem vários modos, eu em particular uso a fibra de coco (tratada antes para tirar o excesso do tanino) em média 50% + e um composto de areia/sphagnum/vermiculita. neste substrato a perlita será bem vinda. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 46 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Aproveitando o Gancho, as minhas plantas chegaram hoje (o certo seria chegar dia 5 mas os correios gosta de ser zueiro) minhas dionaeas estão estragadas, as novas folhas nasceram no escuro e estão brancas e as folhas antigas apodreceram, já a neph chegou bem só que com os vasos estragados, quero saber se no vaso da neph posso por cacos de tijolo/lajota ou só sfagnum, areia e isopor já está de bom tamanho?


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

quero saber se no vaso da neph posso por cacos de tijolo/lajota ou só sfagnum, areia e isopor já está de bom tamanho
eu "qdo" uso a argila (bolinhas de cerâmica) uso no fundo do vaso. no substrato uso a areia.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
GMKleiman
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 109
Registrado em: 02 Nov 2015, 11:12
Localização: Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 39 vezes

Mensagem por GMKleiman »

Aé, me esqueci quanto a argila expandida, eu uso em todos os vasos, mas eu lavo bem antes pra tirar o excesso de minerais e resíduos em pó, eu costumo colocar uma manta de drenagem entre ela o substrato, mas se você lavar bem até a água sair límpida pode não ser necessária a manta


Cultive no amor a sinceridade,
Para receber em igual a verdade,
Ou, em resumo, se assim prefere:
Sem nenhum mal causar,
Faça o que tu queres.
Avatar do usuário
Viviane_Lara
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Fev 2016, 21:51
Localização: Mauá - Sp

Mensagem por Viviane_Lara »

: joia : Obrigado pessoal vou seguir todas as dicas .. E torcer para que minhas Pc's cresçam saudáveis e lindas! :P


Felicidade é poder estar com quem você gosta em algum lugar...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem