Um novo tipo de substrato

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Um novo tipo de substrato

Mensagem por rdrgobra »

Essa é boa pessoal estava eu dando uma olhada no CPUK quando me deparo com um tópico interessante, cujo link disponibilizo logo abaixo:

Um novo tipo de substrato

Fiquei impressionado com o cultivo do cara, pois as plantas são cultivadas apenas em areia granítica e estão todas com uma excelente aparência. Pelo que ele diz no tópico, até a semeadura ele faz nesse substrato inusitado, sendo que a rega é feita por meio da técnica do pratinho com água embaixo do vaso.

Ao que tudo indica as plantas dele ficam em uma estufa, pois (dedução minha e de outro forista do CPUK) levando-se em conta que a areia não é o melhor substrato para reter umidade, ele teria que ter algum sistema que abastecesse continuamente as plantas com água evitando que o calor do verão e mesmo o vento provocasse a evaporação deste elemento natural, vindo a comprometer o seu cultivo.

Resumindo; neste ponto admiro os estrangeiros, uma vez que os mesmos têm coragem de ousar na hora de testar substratos alternativos ao cultivo de carnívoras e, em muitos casos, com ótimos resultados.

E aí amigos, alguém se atreve a cultivar PCs da mesma forma que este indivíduo do CPUK?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Acho que nem se pode chamar de substrato. O interessante é que funciona.
Eu acho que você errou num ponto, aqui no Brasil também ousamos, só acho que o pessoal não divulga.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:Acho que nem se pode chamar de substrato. O interessante é que funciona.
O pior é que você tem razão, para ver aquilo como substrato é necessário um grau de abstração muito grande.
Paulo escreveu:Eu acho que você errou num ponto, aqui no Brasil também ousamos, só acho que o pessoal não divulga.
Foi apenas uma provocação amigo :mrgreen: , para ver se o pessoal que faz algumas experiências toma coragem e divulga elas para nosso agrado.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Hiper interessante...
lembrou bastante o substrato que fiz para a minha P x 'aphrodite' kk foi o melhor substrato pra ela até agora!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo, procurei e não ví a(s) Nepenthes anunciada lá.

Todas essas que ele mostrou são plantas que vivem em àreas pântanosas, geralmente composta de muita areia. Dá para cultivar essas na areia pura, como podemos ver, desde que haja uma preocupação grande com a umidade ambiente, no caso ele deve ter sim uma ótima estufa.

O substrato ideal não deve secar rápido, o que acontece quando usamos somente areia. Por isso recomenda-se a mistura de areia com o sphagno.

As plantas estão lindas, mas achei muito estranho o fato do substrato dos vasos parecerem novos, recém cobertos. Aquí, vaso com areia na superfície fica verde rapidinho e ele diz que está a tres anos cultivando somente com areia.

Abç


Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Além disso, é uma forma de poupar sphagno, já que ele mora na França
onde tem o clima Oceânico ou Mediterrânico dependendo de onde ele mora.


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,
Muito interessante o que ele fez... já tentei fazer com areia de rio uma vez mas nao tive sucesso.
Ele tem uma excelente estufa, por isso a umidade mantem suas plantas em bela forma. A areia até parece recém trocada mas esse efeito se dá porque ele não deve regar por cima mesmo...pode ser um vaso ou outro como as sarracenias que ele molhe por cima. Dá pra ver na água do fundo dos vasos que aparentemente não são recém elaborados.

Daria pra fazer coisa parecida com uma proporção X de perlita ou uma espuma de colchão que não degrade logo pra se tentar manter a umidade no caso da ausência de uma boa estufa.

Esqueci de mencionar uma coisa:

Substratos muito arenosos devem ter uma coluna não muito alta, senao a compactação devido a gravidade vai prejudicar as raízes de algumas pc´s cedo ou tarde.
: joia :

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

banzan escreveu: Fernando como você fez este substrato, é a base de granito também
Bruno, eu fiz uma mistura doida aqui
Usei 3/2/1 de Areia, pedra-pomes e musgo esfagno beeeem picado...
a planta começou a crescer bem melhor depois disso.. antes usava areia e musgo, como em outras pinguiculas, mas não estava tendo o resultado que queria...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

banzan escreveu:Hmmm bom saber, em breve vou fazer uma esperiencia com areia musgo e granito bem fino
Pelo que pude apurar aqui, p.esseriana e p x 'aphrodite' gostam de um substrato mais arenoso do que as demais espécies (quem vê são muitas kk) que eu cultivo...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pessoal o membro do CPUK atualizou o tópico com novas fotos de PCs, com direito a três imagens de uma N. lowii neste "substrato". Deem uma olhada, pois garanto que não irão se arrepender.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem