Um novo tipo de substrato

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

interessante que sempre tem musgo brotando da areia :roll:
Com certeza ele ultiliza um sistema legal para dar umidade e temperatura adequada.
Eu não arriscaria seedlings de villosa e attenboroughii de torrarem sem umidade por nada :lol:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Desculpe-me se sou muito leigo e estou dando um palpite errado, mas na areia poderia estar ocorrendo processos micorrízicos?
Creio eu que nas condições em que as plantas estão existe alta umidade, o que favorece o aparecimento de fungos. Uma relação de mutualismo poderia estar ocorrendo entre as hifas dos fungos e as raízes das plantas, havendo, desta forma, troca de nutrientes e substâncias orgânicas necessária a ambos...


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel -
MarcielS escreveu:O 'Gilheme' não descobriu nada de novo. No mundo todo se utiliza a areia em alguma proporção como substrato. Ele radicalizou e enfiou todo o cultivo dele na areia. Quero ver isso daqui uns anos.
Se não me engano ele comercializa PCs e sendo assim pode-se dar o luxo de fazer experiências com as plantas excedentes. Se o experimento der certo ele lucra e se não der paciência, bola pra frente. Agora que é intrigante este substrato isso é, talvez quando eu tiver um Big cultivo (umas 300 plantas :lol: ) eu me arrisque numa empreitada dessas. Por enquanto só me cabe admirar as imagens que ele disponibiliza no tópico que o mesmo criou no CPUK.

Felipe -
Felipe_Steinthaler escreveu:Eu não arriscaria seedlings de villosa e attenboroughii de torrarem sem umidade por nada :lol:
Muito menos eu, pois fazer experiências com especies tão raras é um contrassenso. O perigo de algo dar errado e perder os seedlings destas plantas não compensaria o risco.

Gabriel -
gasagarcia escreveu:Desculpe-me se sou muito leigo e estou dando um palpite errado, mas na areia poderia estar ocorrendo processos micorrízicos?
Creio eu que nas condições em que as plantas estão existe alta umidade, o que favorece o aparecimento de fungos. Uma relação de mutualismo poderia estar ocorrendo entre as hifas dos fungos e as raízes das plantas, havendo, desta forma, troca de nutrientes e substâncias orgânicas necessária a ambos...
Sua obervação é interessante Gabriel, confesso que não tinha pensado nisso. Nós precisamos apenas confirmar isso com algum biólogo do fórum para ver se tal indagação procede.

E aí turma da Biologia, isso é possível?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem