Um acontecimento inesperado

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Um acontecimento inesperado

Mensagem por rdrgobra »

Há algumas semanas eu percebi que uma das folhas de minha N. tobaica (a popular N. gracilis do Ono :mrgreen: ) esta adquirindo uma tonalidade diferente, na verdade essa mudança de cor só ocorria pela metade. Não dei muita importância para isso por pensar tratar-se de uma queimadura solar, mas eis que ontem ao regar a planta pude notar que a diferença de cor mudou bruscamente conforme pode-se ver na foto abaixo:

[thumbnail]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/ ... b6ca41c52b[/thumbnail]

Ao que tudo indica esta variegação (este é o termo correto deste fenômeno) foi ocasionado por algum fito-vírus e como não há nada que possa fazer a respeito (caberá ao sistema imunológico da planta saber lidar com isso), a mim só cabe apreciar a beleza desta mutação ocasional e torcer para que a infecção não se alastre por toda a planta vindo a matá-la.

Se bem que a Neps aparenta gozar de boa saúde, sinal de que o patógeno não é agressivo uma vez que na ponta desta folha há uma armadilha em franco desenvolvimento :D .

Em todo caso monitorarei a planta e caso algo mais aconteça com ela posto fotos aqui neste tópico. Até a próxima e fiquem na paz pessoal...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Legal heim Rodrigo!

Torço para que seja uma variegação estável. Aumenta o valor da planta, pois possibilita a propagação por cortes (estaquia). : joia :

Abç

ps pelo fato da planta ter menor área fotossintetizante, recomendo alocá-la em local onde possa receber mais e por mais tempo a luz solar.


Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Também gostei. Ficou com um visual bacana. : joia :


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

nossa.. muito interessante, Rodrigo... isso aconteceu só nessa folha? e as mais novas q vem surgindo?

Torço pra q não seja algo q prejudique a saúde da nep, e quem sabe, surge aí uma bela "variação" (seria esse o termo???)

: joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Como meus conhecimentos de neps são pequenos e considerando sua alegria e o comentário do Marciel eu só posso ficar contente com seu inesperado.

Agora deixa de ser murrinha e coloca uma foto maior para podermos apreciar melhor essa possível mutação.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Para quem quiser ver minhas Neps mais de perto, o link abaixo irá redirecionar para o tópico que contém as imagens que tirei dela hoje:

Diário de cultivo: Primeiras plantas (atualizado 22/03/2015) - Página 37

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem