transplante emergencial

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

transplante emergencial

Mensagem por Pelvs »

Entao pessoal, hoje de manhã antes de sair para a faculdade fui dar uma regada nasminhas dios, quando notei que a mudinha de dio estava meio "solta" um pouco tombada no substrato, como estava atrasado corri para pegar um pouco de sphagnum mesmi sem estar fervido por não saber a quanto tempoela estava daquela forma, coloquei um pouco num vasingo joguei agua por cima para compacta-lo um pouco depois coloquei ela por cima do sphagnum, como na imagem, não sei se fiz corretamente.[img]https://i.imgur.com/dpk9VLdh.jpg[/img]


Avatar do usuário
zootecnista13
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Set 2014, 19:13
Localização: Morrinhos - CE
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por zootecnista13 »

Olá amigo,

Sugiro que você retire sua Dio do sol e ponha a sombra para manter a umidade. Caso ela esteja solta no substrato e o mesmo seja genérico ou que já esteja velho é bom que o amigo troque . Assim que puder prepare o substrato adequadamente (areia + sphagunum) e realize o transplante. Caso o amigo tenha dúvidas, existem tópicos aqui no fórum muito bons que podem lhe ajudar!!

abraços, Samuel


" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

amigo aguarde contato do pessoal mais experiente.
sugestão, deixe um vasinho com água abaixo e a umidade irá aumentar rapidamente. se for mexer novamente (se puder, devido o cansaço da planta) o musgo mais acima corte para eles ficarem bem menores e refaça o musgo misturado com areia e o musgo fino (cortado) acima. amigos q entende irão lhe explicar melhor.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pelvs escreveu:... notei que a mudinha de dio estava meio "solta" um pouco tombada no substrato...
Para a pequena o correto é picar o sphagno, pois da forma que está solta no substrato o rizoma e as raízes ficam desprotegidas.

O solo da Dionaea, diferentemente das Nepenthes, deve ficar um pouco compactado, de modo que a planta fique apenas com o miolo e as folhas para fora.

Para as adultas não há problema em utilizar o sphagno em fibras longas, desde que misturado a areia e assim como na pequena, o rizoma e raízes devem ficar protegidos. : joia :

Abç

ps lembre-se de usar vasinhos com espaço para as raízes


Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Então pessoal, hoje fiz o transplante da minha Dio para um vasinho com sphagnum, espero ter feito tudo certo:

1 - Tirei galhos e folhas secas do musgo;
2 - Deixei de molho por aproximadamente 30 minutos;
3- Fervi por mais 30 minutos;
4 - Lavei bastante o musgo dentro de uma peneira;
5- retirei a dio de dentro do vaso anterior, lavei a raiz dela o máximo que pude. Tive problemas para retirar uma porção de sphagnum que estava agarrada nas pontas das raízes dela, ele aparentava bom estado, então achei melhor deixar ele onde estava para não correr o risco de danificar a raiz da plantinha, abri um buraco no meio do vasinho coloquei a raiz dentro e tapei o buraco, um parte do rizoma dela ficou exposta, fiquei com medo de empurra-la para baixo e tudo mais, então dei uma amontoada no musgo em volta da base dela, segue algumas fotos para que vocês possam avaliar e dizer se fiz algo errado.

Infelizmente no processo duas das armadilhas da dio se fecharam, espero que isso não cause problemas posteriores a ela :/
A armadilha queimada é uma das armadilhas que capturou uma formiga como havia postado a alguns dias atras.

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pelo que me consta esta tudo OK com ela, agora é só ir acostumando a mesma ao Sol (1 h por dia até que consiga ficar exposta por 8 h) que em breve ela se recuperará por completo do stress do replante.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Muito bom, Pericles! Parabéns! Agora é fazer como o Rodrigo disse e dar tempo ao tempo pra ela se readaptar ao novo substrato!! : joia :

E a pequenininha? como está?


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Rodrigo, ela já estava se acostumando ao sol quase o dia todo, só não no horario de 11 as 14hrs, só estou tentando ver se ela se aguenta o sol aqui de Maceió o dia inteiro, Fatikn a pequenininha eu acho que não vai muito bem :/, não sei o que fazer com ela aos poucos ela esta escurecendo, eu estava deixando ela no sol também mas me disseram que era para tira-la de la pois ela não iria aguentar, mas não sei se as pequeninas aguentam iluminação indireta :/ o que fazer? D:


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Pelvs escreveu:Fatikn a pequenininha eu acho que não vai muito bem :/, não sei o que fazer com ela aos poucos ela esta escurecendo, eu estava deixando ela no sol também mas me disseram que era para tira-la de la pois ela não iria aguentar, mas não sei se as pequeninas aguentam iluminação indireta :/ o que fazer? D:
Aaahhh.. ela tá tão fraquinha assim? :( Já fiz transplantes emergenciais de dios menores e correu tudo bem... Como minhas experiencias com iluminação artificial não são muito boas, eu as manteria no sol da manhã... Mas com um detalhe: escolheria um lugar q pegasse o sol da manhã e a manteria ali, o restante do dia, sem ficar no tira/põe... espero q ela se recupere... :roll:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem