Aclimatação Droseraceae, In vitro para ex vitro.

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Rafael Bigate
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 17 Jan 2017, 20:53
Localização: Jandira SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Aclimatação Droseraceae, In vitro para ex vitro.

Mensagem por Rafael Bigate »

A um mês a traz fui desafiado pelo meu mestre com a missão de aclimatizar Droseras que estavam no cultivo in vitro heterotrófico passando para o cultivo ex vitro autótrofo, pois não sei se todos conhecem a micropropagação in vitro, que tem como foco principal produção rápida obtendo milhares de clones de uma planta através de propágulos que são estruturas constituídas basicamente por células meristemáticas que se desprendem de uma planta adulta para dar origem a uma nova planta, geneticamente idêntica a planta de origem. Dentre as espécies que estou fazendo essa experiência são elas:

Drosera dielsiana
Drosera adimirabills
Drosera felix
Drosera natalensis
Drosera omissa
Drosera smiderle
Drosera venusta
Drosera neocaledonica
Drosera anglica
Drosera pygmaea


Estou fazendo a aclimatação dentro de um aquário de 200 litros, onde coloco as Drosera que estão devidamente em seus vasos individuais, com suas bandejas de água para manter a umidade do sphagno que mantive 100%, assim evitando fortes ventos mantendo a mucilagem, as vezes no frio aqui de SP eu fecho ele para manter a temperatura, mas como já fazem quase dois meses que estão no processo de aclimatação venho mantendo o aquário aberto tornado a aclimatação mais natural possível pegando sol pela manhã e claridade o dia todo. Se alguém tiver algumas sugestões aceito de coração, pois o resultado já esta aparecendo com a alimentação da forma natural capturando suas presas, e quanto mais ajuda melhor o desenvolvimento da experiência visando futuras sementes para doar no fórum, e também idéias a serem colocadas em pauta futuramente....

Obrigado galera.... aguardo sugestões !!!! : joia :


Fé em Deus...
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Rafael Bigate escreveu:Drosera felix
Drosera smiderle
Rapaz, Drosera felix é raridade entre os cultivadores nacionais e vejo com bons olhos sua reprodução in vitro, mas a segunda nunca ouvi falar. Por acaso é espécie nova?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Nem vou falar do cultivo in vitro, mas sei que o ex vitro também é complicado.
Eu comprei algumas plantas in vitro e mandei para um amigo que já tem experiencia e das 10 compradas apenas 2 ainda não morreram.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Rafael Bigate
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 17 Jan 2017, 20:53
Localização: Jandira SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Rafael Bigate »

rdrgobra escreveu:
Rafael Bigate escreveu:Drosera felix
Drosera smiderle
Rapaz, Drosera felix é raridade entre os cultivadores nacionais e vejo com bons olhos sua reprodução in vitro, mas a segunda nunca ouvi falar. Por acaso é espécie nova?

Abs,

Rodrigo F. Costa
Então meu amigo estou conseguindo um bom resultado com a Drosera felix e as demais espécies que estou cultivando, logo vem sementes :D :D , agora a Drosera sniderri é um híbrido acredito ser do cruzamento de : dielsiana x nidiformis mas tenho que dar uma pesquisada a mais para ter certeza. Obrigado pelo comentário...
Paulo escreveu:Bom,

Nem vou falar do cultivo in vitro, mas sei que o ex vitro também é complicado.
Eu comprei algumas plantas in vitro e mandei para um amigo que já tem experiencia e das 10 compradas apenas 2 ainda não morreram.

Paulo
Bom no cultivo in vitro estou no "embrião" ainda :D :D mas tenho oportunidades claras de se especializar melhor... agora ex vitro estou na faze de experimentos, por sinal esta indo bem a aclimatação das espécies que obtive in vitro para a passagem ex vitro porem essa experiência nada fácil...
Waleu pelo comentário obrigado estamos ai para mias opiniões....


Fé em Deus...
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Rafael Bigate escreveu:...Drosera sniderri é um híbrido acredito ser do cruzamento de : dielsiana x nidiformis...
Entendi, foi um mero erro de sintaxe. No caso a ID correta dessa PC e D. x snyderi ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Pedrohbarbosa01
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Set 2017, 19:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Pedrohbarbosa01 »

Paulo escreveu:Bom,

Nem vou falar do cultivo in vitro, mas sei que o ex vitro também é complicado.
Eu comprei algumas plantas in vitro e mandei para um amigo que já tem experiencia e das 10 compradas apenas 2 ainda não morreram.

Paulo

elas morreram ainda na cultura in vitro ou apos o transplante?


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pedrohbarbosa01 escreveu:
elas morreram ainda na cultura in vitro ou apos o transplante?

Bom,

Aconteceram duas fases, eu comprei as mudas in vitro e o fornecedor mudava para saquinho estéril, chegaram aqui todas mortas por causa de fungos.
Eu reclamei e ele me enviou novas, mas desta vez in vitro mesmo, eu mandei entregar para esse amigo que já tem uma certa experiencia.
A morte delas na segunda remessa aconteceu no transplante, o processo é meio complicado já que elas vem de um ambiente totalmente estéril.
Bom, ainda temos esperança de que as duas ultimas sobrevivam.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Pedrohbarbosa01
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Set 2017, 19:55
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Pedrohbarbosa01 »

Paulo escreveu:
Pedrohbarbosa01 escreveu:
elas morreram ainda na cultura in vitro ou apos o transplante?

Bom,

Aconteceram duas fases, eu comprei as mudas in vitro e o fornecedor mudava para saquinho estéril, chegaram aqui todas mortas por causa de fungos.
Eu reclamei e ele me enviou novas, mas desta vez in vitro mesmo, eu mandei entregar para esse amigo que já tem uma certa experiencia.
A morte delas na segunda remessa aconteceu no transplante, o processo é meio complicado já que elas vem de um ambiente totalmente estéril.
Bom, ainda temos esperança de que as duas ultimas sobrevivam.

Paulo

A entendi, minhas dúvidas é porque estou com uma Drosera cuneifolia e uma D. pygmaea in vitro e estou querendo fazer o transplante.
Ainda estou na fase de pesquisa já que não tenho experiência com transplante e a cuneifolia não é uma planta fácil de encontrar pra deixar morrer assim fácil, e creio que a pygmaea não esteja com raiz suficiente pra sobreviver a um transplante


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sugestão, mantenha o cultivo. só venha a mudar algo qdo você tiver de todo certeza e sempre aos poucos para pré adaptação.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Rafael Bigate
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 17 Jan 2017, 20:53
Localização: Jandira SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Rafael Bigate »

Edson Poscai escreveu:sugestão, mantenha o cultivo. só venha a mudar algo qdo você tiver de todo certeza e sempre aos poucos para pré adaptação.
Bem frisado Edson... pois das 9 espécies que comecei a fazer a aclimatização 4 fungaram e morreram o restante esta indo muito bem com aparecimento de haste floral em 2 espécies, logo teremos sementes !!! E com o começo da primavera iniciarei as semeaduras de novas espécies que tenho ...
:D :D


Fé em Deus...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem