Germinando

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

olha, eu tenho umas mudas iguais a sua. acho ainda muito pequenas, mas replantei 3 em experiência doida que faço e estão bem. mas as demais não mexi, acho muito cedo.

seu caso é cedo para replantio, mas se você ficar, corre o risco com a cianobactéria. faça outro substrato, acima corte bem fininho o sphagnum em 1cm (devido muda muito nova), deixar acima nem fininho. use uma pinça para retirar as mudas e as coloque em novo vaso. eu usaria copos plásticos até mesmo de café por ora. deixe o substrato levemente úmido, faça um furinho ao centro com um palito, coloque a nova muda. após coloque água no pires q o substrato úmido com mais água irá se fechar abaixo fechando as raízes.após, diminua a água e deixe menos de 1cm (se usar copinho de café).

sem sol durante 2/3 dias, após sol aos poucos e devagar... correrá o risco de perder algumas, tomara que não, mas acontece.

como lhe disse, eu tenho um igual e não mexi. é cedo e meio arriscado perder algumas. mas você está com o sério risco da cinobactéria cobrir tudo e se conseguir controlar a cianobactéria, lhe aconselho a esperar mais tempo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Eu depois de muitas tentativas em germinar resolvi jogar as sementes sempre em vaso definitivo, acho bem mais fácil assim. Procuro fazer a primeira camada com sphagnum puro picado e em baixo mitura sphagnum e areia. Minha germinação de dio: 28/12/2015 (essa é a data mostrada na foto acho que está correto)[img]https://i63.offline/2ymerm8.jpg[/img]

Foto de 02/2017
[img]https://i68.offline/33vogwp.jpg[/img]


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

linda germinação Daniel. : joia : : joia :

ótimo, você aparenta não ter o incomodo problema de cianobactéria. você aplica algo no substrato? como evita a cianobactéria?

comigo mesmo pouca água, pouca umidade, mas se ficar 1 semana de chuvas direto inclusive as q já estão plantadas mesmo com areia, ficam fechado de cianobactéria. esta é a causa, este é o problema que muitos enfrentam.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Já teve uma época que o meu substrato ficava verde mas sem cianobactérias, li em algum lugar que o carvão ajudava com as algas, nesse vaso por baixo tem tijolo e carvão não sei se é isso mas ta assim limpinho. [img]https://i66.offline/2zgbw5d.jpg[/img]


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

agradeço a dica, e vamos experimentar e testar. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
AndreRAraujo
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Set 2017, 11:29
Localização: Porto Velho - RO
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por AndreRAraujo »

Esse Aliexpress só me manda mato!


Noob em busca de Saber!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem