Orquídeas - História

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

óiaaaaa, todo o abc do cultivo e muito muito. agradeço a paciência amigos.

acho q dúvidas de quem nada conhecem poderiam ter, e ficará as dicas registradas aqui. agradeço e muito a vcs. : joia : : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
viniciusferalbu
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 26 Nov 2016, 17:15
Localização: Unaí - MG
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por viniciusferalbu »

Allan Hartwig escreveu:
Salve Vinicius, obrigado.
Sim, pode ser usado o mesmo meio de cultura usado em orquídeas, nas pcs, a confecção do meio de cultura não é dificil, tendo inumeras receitas, o complicado do cultivo in vitro, é manter todo o meio estéril, principalmente na hora de colocar as sementes no vidro, bem como no momento da repicagem, sem o uso de uma capela de fluxo laminar. Fazendo o uso de uma capela, pode ainda ocorrer a contaminação por fungo, lançando mão da mesma, as chances de se perder as sementes e/ou seedling cresce exponencialmente.
Para um cultivador de pcs que tem o intuito de comercializar as plantas, é extremamente viável e recomendável, mas para hobystas, fica um tanto inviável.
Forte abraço.
Allan, eu não uso capela de fluxo laminar, só uso diversas lamparinas acesas ao redor do lugar onde faço a abertura dos frascos, para manter o ambiente estéril, nunca tive contaminação, eu acho super viável usar meios de cultura a base de frutas e verduras pra hobbystas, eu uso a autoclave, mas funciona na panela de pressão tbm, pois já fiz testes. Existe atualmente até mesmo uma técnica que não envolve esterilização, que usam o poder dos hormônios das frutas para acelerar a germinação das sementes de orquídeas, eu não confio, mas, existe! Depois abro uma postagem de cultivo de orquídeas in vitro e ponho uns vídeos que uns caras fizeram ensinando a a técnica caseira e divido minhas experiências!


"O conhecimento não serve de nada, a não ser que se ponha em prática" Anton Tchekhov
Avatar do usuário
Allan Hartwig
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Nov 2016, 15:42
Localização: Joinville, SC
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por Allan Hartwig »

viniciusferalbu escreveu:
Allan Hartwig escreveu:
Allan, eu não uso capela de fluxo laminar, só uso diversas lamparinas acesas ao redor do lugar onde faço a abertura dos frascos, para manter o ambiente estéril, nunca tive contaminação, eu acho super viável usar meios de cultura a base de frutas e verduras pra hobbystas, eu uso a autoclave, mas funciona na panela de pressão tbm, pois já fiz testes. Existe atualmente até mesmo uma técnica que não envolve esterilização, que usam o poder dos hormônios das frutas para acelerar a germinação das sementes de orquídeas, eu não confio, mas, existe! Depois abro uma postagem de cultivo de orquídeas in vitro e ponho uns vídeos que uns caras fizeram ensinando a a técnica caseira e divido minhas experiências!

Olá Vinicius.
Sim, o uso da panela de pressão é a forma alternativa mais usada, pelo menos pelos cultivadores que conheço.
Fazer o meio de cultura, como havia dito, é bastante simples, o que me referi sendo dificultoso, é manter todo o meio estéril, tanto na colocação das sementes dentro do vidro quanto na repicagem.
Quanto ao uso de lamparinas, já vi sendo usadas dentro da capela, também como meio alternativo ao bico de bunsen. Você as usa fora? ao ar livre? Gostaria de aprender esta técnica, se não for abuso de minha parte, gostaria de lhe pedir que nos ensinasse, se possível com fotos. Uma técnica simples e eficaz, sem o uso de equipamentos mais caros e ainda sem contaminação, será de grande valia.
Ficamos no aguardo.
Abraço.


Prepare-se para o pior, espere o melhor.

Growlist- [exturl]http://www.carnivoras.com.br/growlist-atualizado-04-12-16-t7504.html[/exturl]
Avatar do usuário
viniciusferalbu
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 26 Nov 2016, 17:15
Localização: Unaí - MG
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por viniciusferalbu »

Allan, eu basicamente aprendi tudo que sei sobre cultivo in vitro com essa postagem https://orquideassemmisterio.blogspot.c ... -hora.html e nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=OnTbMH0OHTM, passei desde ontem procurando, lembrava o nome do autor do blog, mas quem disse que achava? O vídeo foi mais fácil de achar, mas achei importante postar junto o link do blog. Fui pesquisando até que encontrei, é uma postagem muito instrutiva, recomendo, e ao fim dela tem uns links de uns vídeos que ele fez de si procedendo ao plantio. Acho que nem cabe que eu faça uma postagem sobre o assunto, visto que o blog dele é muito bom e o vídeo da uma noçao interessante de um meio alternativo para plantio, além de uma alternativa boa para manter o ambiente estéril!

abraço forte, bons estudos!


"O conhecimento não serve de nada, a não ser que se ponha em prática" Anton Tchekhov
Avatar do usuário
Allan Hartwig
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Nov 2016, 15:42
Localização: Joinville, SC
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por Allan Hartwig »

Olá Vinicius.
Esse vídeo onde mostra a confecção do meio de cultura já havia visto, muito bom. Na verdade receitas para o mesmo existem vários, mas levam ao mesmo fim.
Quanto ao outro artigo, achei interessante, facilitou bastante o processo de esterilização, é questão de tentar. Mas não vi nem no vídeo nem no artigo aquilo que você disse a respeito de usar várias lamparinas em volta para evitar a contaminação. Porque no artigo ele usa somente uma vela com o intuito de esterilizar a pinça.
Abs.


Prepare-se para o pior, espere o melhor.

Growlist- [exturl]http://www.carnivoras.com.br/growlist-atualizado-04-12-16-t7504.html[/exturl]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem