Testes de cloro na água.

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
TonniArangio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 23 Mai 2016, 15:39
Localização: Salvador - Bahia
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Testes de cloro na água.

Mensagem por TonniArangio »

Quem é cultivador deve estar ciente dos perigos do cloro presente na água encanada para a saúde das plantas. No mercado são vendidos aparelhos caros, que prometem retirar o cloro da água.

Será que não existe uma maneira mais simples, para se ter água sem cloro para nossa plantas? Sem que precisemos gastar algumas centenas de reais para adquirir um aparelho filtrador?

Veja a seguir alguns testes que que demonstram a eficácia de algumas práticas caseiras simples para retirar o cloro da água.

Nos testes foi usado um reagente químico, muito utilizado por aquaristas, para identificar a presença de cloro na água. Quem já teve aquário deve saber que o cloro é um veneno mortal para os peixes, que pode matá-los por asfixia. Por isso, ao utilizar água tratada pela companhia de saneamento é importante verificar se a água colocada no aquário está realmente sem cloro. No teste com reagente, quanto mais amarelada a água estiver, maior é a concentração de cloro. Quanto mais translúcida, menos cloro.

1. Abaixo, amostra de água da torneira, em teste de presença de cloro com reagente:
Imagem

2. Teste com liquidificador

Teste de presença de cloro, com reagente, após água batida no liquidificador, respectivamente, da esquerda para direita: (1) Água batida por 10/20 segundos, (2) Água batida por 1 minuto, e (3) Água batida por 1 minuto e deixada em “descanso” em frasco arejado por 24 horas.
Imagem

3. Teste com Fervura

Abaixo, amostras de água com teste de reagente, após leve aquecimento (esquerda) e após aquecimento até o ponto de ebulição e deixada esfriar naturalmente (direita).
Imagem

4. Recipiente aberto

Conta a lenda que, se você deixar a água em “descanso” durante um ou mais dias, o cloro evapora. Coloquei um recipiente aberto com 500ml de água da torneira, para “descanso” por 24 horas. Veja o resultado com teste com reagente:
Imagem
Editado pela última vez por TonniArangio em 12 Jun 2016, 18:20, em um total de 2 vezes.


Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

Olá Tonni, Parabéns pela pesquisa, ficou bem esclarecedora.
Confesso que acreditava nessa de deixar a água descansando por 24hrs resolvia, não passa de mais um mito que agora foi derrubado.
Ah, mas fiquei pensando, e se deixar o balde no sol o dia todo, água vai aquecer, e deve ajudar um pouco né?

Abraços!


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
Avatar do usuário
TonniArangio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 23 Mai 2016, 15:39
Localização: Salvador - Bahia
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por TonniArangio »

Juliano Alves escreveu:Olá Tonni, Parabéns pela pesquisa, ficou bem esclarecedora.
Confesso que acreditava nessa de deixar a água descansando por 24hrs resolvia, não passa de mais um mito que agora foi derrubado.
Ah, mas fiquei pensando, e se deixar o balde no sol o dia todo, água vai aquecer, e deve ajudar um pouco né?

Abraços!
Sim de certa forma. Pois irá acontecer como na fervura, só que um pouco mais devagar, já que a água não chega a ebulição.
Na fervura estará livre de cloro num período muito menor, apenas tempo suficiente para a água esfriar o que deve ser não mais do que 30 minutos ou 1 hora no máximo.


José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por José Tito »

Nossa , n sabia disto. :o. Bom, de qualquer forma obrigado por contribuir para o fórum.
Bom , eu uso agua de ar condicionado, será que tem problema :?:


eu preciso parar de ser trouxa
Avatar do usuário
TonniArangio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 23 Mai 2016, 15:39
Localização: Salvador - Bahia
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por TonniArangio »

José Tito escreveu:Nossa , n sabia disto. :o. Bom, de qualquer forma obrigado por contribuir para o fórum.
Bom , eu uso agua de ar condicionado, será que tem problema :?:
não há problema em usar a água do ar-condicionado pela água em si; e no caso das carnívoras até pelo contrário, seria até adequada(por ser água destilada). O risco estaria apenas nos canos ou bandejas onde esta água poderia passar.


Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Acho que deixar a água por uns 5 dias antes de usar seria uma boa. Ferver não liberaria metais pesados da panela ou até mesmo outros minerais?


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
TonniArangio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 38
Registrado em: 23 Mai 2016, 15:39
Localização: Salvador - Bahia
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por TonniArangio »

Wictor escreveu:Acho que deixar a água por uns 5 dias antes de usar seria uma boa. Ferver não liberaria metais pesados da panela ou até mesmo outros minerais?
Pode-se utilizar panelas antiaderentes. Pois só o aquecimento acima de 250º C pode originar a migração de metais.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

TonniArangio, essa informação é interessante só que da próxima vez procure citar a fonte de onde retirou-a. Abaixo deixo o link para a mesma:

Como tirar cloro da água de forma simples e barata

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem