Sobre dormência de dionaeas, tirem suas duvidas.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Sobre dormência de dionaeas, tirem suas duvidas.

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Estou lendo aqui e em outros lugares sobre a dormência da dionaea e então resolvi mostrar a vocês 3 estágios de dionaeas que tenho aqui.
Tenham em mente que as fotos foram tiradas agora há pouco e os procedimentos eu que fiz, foi lendo muito, principalmente de cultivadores de fora do Brasil.
Eu não garanto que seja a forma correta, sei que está dando certo para mim, mas vamos lá.

1ª Dionaea acordada, percebam que ela não tem um folha ou armadilha escura e está bombando. Ganhei ela a uns meses já adulta e até hoje nenhuma armadilha preta.
Imagem

2ª Dionaea em estado Zen, digo isso porque estão faltando dois fatores para dormência profunda que são baixa temperatura e diminuição do foto período.
Percebam a quantidade de armadilhas e folhas pretas, eu tenho uma jardineira com dezenas de plantas no mesmo estado. Foram germinadas entre agosto/setembro 2014.
Imagem

3ª Dionaea acordando, ela está na mesma jardineira que a 2ª, todas as folhas ficaram pretas e ela desapareceu e agora está voltando, pensei que a tivesse perdido. Germinada no mesmo período que a segunda.
Imagem

A unica coisa que fiz em relação a jardineira aonde estão as plantas no estado ZEN, foi diminuir e muito a água, estou mantendo o substrato levemente úmido.
Como a maré não está para peixe eu não consigo fazer um sistema de refrigeração para elas o que seria o ideal.

Levando em conta tudo que escrevi acima, se a planta não tiver ficando com as armadilhas pretas é bobagem induzir a dormência. Como a da primeira foto.
Se a planta já está ficando como na segunda foto ela já está entrando em dormência e aí cabem um dos seguintes procedimentos:
a- tirar do substrato, retirar todas as folhas mortas, lavar o rizoma e raízes e colocar por um tempo aproximado de 60 dias na geladeira.
b- diminuir o tempo de exposição a luz e manter o substrato apenas úmido.
c- manter o substrato apenas úmido (processo que utilizei porque junto tem outras plantas), não diminuindo o período de exposição a luz.
Importante: Tem que levar em conta que meu cultivo é indoor e que esse ano o verão foi atípico com poucos dias quentes. No ano passado eu perdi muitas plantas porque foram cozidas.

Então é isso aí, espero que ajude.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Excelente tópico Paulo, o fato de ter mostrado as diferentes fazes da planta (normal, entrando em dormência e saindo dela) nos dá uma nítida noção do que fazer com a mesma.

Obs.: Mesmo não sendo um iniciante eu cometi o erro de jogar fora uma Dio que estava em dormência. Mas como sabe disso, Rodrigo? Simples, ela se encontrava tal qual a planta da terceira foto :cry: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Obs.: Mesmo não sendo um iniciante eu cometi o erro de jogar fora uma Dio que estava em dormência. Mas como sabe disso, Rodrigo? Simples, ela se encontrava tal qual a planta da terceira foto :cry: .
Rodrigo F. Costa
Rodrigo,

Não entendi, depois que as folhas ficaram pretas sumiram e quando voltaram você jogou fora?
Então, esse estado de folhas pretas já é a dormência e eu digo estado ZEN (plagiando vocês) porque faltam as condições ideais.
Mas como você disse num outro tópico, se não der as condições ideais uma hora qualquer elas morrem.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

se não der as condições ideais uma hora qualquer elas morrem.
antecipo, com todo o respeito. com vcs q venhamos a aprender.

eu to fazendo uma experiência aqui, de não por em geladeira, e ver os resultados. ciente q é gde o percentual de perda da planta.

tenho uma aqui com pontas pretas há uns 15 dias, diminuí a água, separei e deixei em local com menos sol e mesmo assim coberto com sombrite. sombrite neste caso visando diminuir a claridade. e quero ver o resultado. uma q deu sinal de pedido e eu nada fiz passou a dormência e está vindo as novas armadilhas a todo vapor. mas como disse acima, estou fazendo experiência. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Muito interessante essa sequencia de fotos, Paulo!!!

E faz todo o sentido, só pô-las na geladeira qdo elas demonstram fisicamente q estão se preparando pra isso... isso sim, seria respeitar o timing de cada uma...

Uma pena q depois do ataque das lesmas acabei perdendo todas as dios... só me restaram minusculos seedlings... eu até poderia dizer q fiz besteira e joguei qdo estavam dormentes, mas o rizoma todo estava enegrecido... acredito q no meu caso, o ataque foi forte demais, alie-se a isso o fato de, naquele inverno, ter quebrado a regra e não tê-las posto pra dormir... Em minhas humildes observações, acredito q tenha sido fator crucial pra elas não terem tido forças suficientes pra se recuperar do estrago.... :roll:

E a vida segue....


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:
rdrgobra escreveu:
Obs.: Mesmo não sendo um iniciante eu cometi o erro de jogar fora uma Dio que estava em dormência. Mas como sabe disso, Rodrigo? Simples, ela se encontrava tal qual a planta da terceira foto :cry: .
Rodrigo F. Costa
Rodrigo,

Não entendi, depois que as folhas ficaram pretas sumiram e quando voltaram você jogou fora?
Paulo, ao redor da planta estava todo preto e o interior tinha duas micro-armadilhas. Em outra ocasião eu tive uma Dio que teve o mesmo problema e aí deduzi que esta iria ter o mesmo fim e resolvi abreviar seu sofrimento, porém ao ver seu post percebo que talvez tenha me precipitado um pouco :( .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

No inicio do ano teve um tópico polemico sobre dormência com informações vindas do Gino.
Pois é, analisando hoje, ele tem razão quando disse que as plantas entraram em dormência. Só que faltaram alguns fatores para uma dormência ideal. E é o que está acontecendo com as minhas agora.

Um grande detalhe que esqueci de mencionar, na dormência não se pode colocar água no prato e sim na folhas e topo do substrato e bem pouca. O rizoma não gosta de muita umidade nesse período.

Outro detalhe, eu tenho germinações novas das poucas sementes que colhi no inicio do ano. Primeiras germinações de sementes colhidas por mim e fiquei surpreso, não usei GA3 e a taxa de sucesso foi de 90%.
Então na minha estufa tem 3 estágios de dionaeas, adulta que não saberei a procedência inicial e nem idade, as que germinaram entre agosto e as que germinaram em fevereiro.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

ótima dica para eu aplicar em minha experiência. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Muito bom, Paulo.

Obrigado por compartilhar suas experiências com as Dio. : joia :


Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Minhas plantas já estão respondendo ao outono estão bem feinhas e como sofreram na primavera e verão (logo após acordarem) com falta de sol e construção aqui em casa não vejo a hora de induzir a dormência em minhas dios e pela primeira vez em minhas sarras.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem