Primeiro plantio de Dioanea - Atualizado 29/04/2018

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Eu fiz o procedimento de deixar na geladeira as sementes com o sphagnum
Newton, o que indicamos para a germinação é higienizar o sphagnum. o sphagnum em um copinho de café ou qq outro recepiente, deixamos o substrato e por cima colocamos as sementes sem forçar, solta por cima. jamais com substrato acima como o comum em plantio de outras sementes em terra.

não entendi tbm você ter deixado em geladeira.

aguardo sua resposta/comentário para tentar te ajudar.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

nyppers escreveu:Há algum procedimento que eu esteja fazendo incorretamente, ou algo que eu deva acrescentar? Ou só continuar esperando?
Bem.. pelo q entendi, você fez o processo de estratificação a frio das sementes... (nem precisava... hehehe)
No mais, pelo q você descreveu, me pareceu tudo ok e aí é aguardar... As sementes de dionaea podem levar até 1 mes pra germinar (às vezes mais) ... Com essas, você deve ter um bocado de paciencia pq demoram um tico pra germinar e demoram outro tanto pra crescerem e se desenvolverem... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
nyppers
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Jun 2016, 08:59
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 13 vezes

Mensagem por nyppers »

Bom dia pessoal, : cafe :

Primeiramente, obrigado Fatikn e Edson pelas respostas.

Eu comprei as sementes no Mercado Livre(Não sei se posso mencionar). E haviam instruções para "acordar" as sementes, e o procedimento mencionado era esse de deixar na geladeira. Eu fiz corretamente, apenas colocando as sementes por cima do sphagnum e etc.
Nas instruções que continham no envelope das sementes, dizia de 4 a 8 semanas, por via das dúvidas, eu deixei, como informado na minha primeira mensagem, deixei algumas sementes 4 semanas, outras 6 e outras 8 semanas.

Pelo que a Fátima me disse, é só aguardar... :D


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Antigamente era comum a pratica da estratificação das sementes de dios, mas ao longo da evolução do cultivo por aqui, notamos q essa pratica não é necessária. Oq determina a viabilidade das sementes e, por consequencia, sua rapidez na germinação, é o tempo entre a colheita e a semeadura.

Qto mais frescas são as sementes mais rápido germinam e em maior quantidade tb.

Hehehe.. todo mundo qdo começa é um pouco "afoito"/ ansioso (tb já fui assim), mas exercite a paciência : joia :

Sucesso


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
nyppers
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Jun 2016, 08:59
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 13 vezes

Mensagem por nyppers »

Entendi. Muito obrigado, vou continuar aguardando.

Mas acho que esse frio de SP não vai colaborar, hoje cedo estava 8ºC :(

(Y)


Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Post atualizado e com mais uma dúvida. :?


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

será que está na hora de reintroduzi-las ao sol?
sim, como são mudas em formação, aconselho um local de não muito sol, por enquanto. ou o uso de sombrite. sol forte e por muito tempo, recomendado para estas, ainda não é aconselhável, só qdo crescerem um pouco mais e estando melhor preparada.

*minha opinião. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Edson Poscai escreveu: sim, como são mudas em formação, aconselho um local de não muito sol, por enquanto. ou o uso de sombrite. sol forte e por muito tempo, recomendado para estas, ainda não é aconselhável, só qdo crescerem um pouco mais e estando melhor preparada.

*minha opinião. : joia :
Obrigado pela resposta, Edson. Será que o que aconteceu foi mesmo uma dormência? Ou a planta estava não gostando de algo?


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Será que o que aconteceu foi mesmo uma dormência? Ou a planta estava não gostando de algo?
não entendi. então, não são mudas recém germinada?

veja, se as folhas q você disse ter cortado estavam pretas (deduzo ser da dionaea) é dormência sim. terá q dar o dar o cultivo de sem pires, substrato levemente úmido, somente borrifar nas folhas levemente. e analisar levar a dormência. se agora está cultivando como sempre cultivou, e a dionaea entrando em dormência com os mesmos tratos, poderá rapidinho as raízes apodrecerem e perder a planta.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Então Edson, essa que eu botei a foto hoje é a mesa que eu botei a foto no mês passado, quando eu vim tirar a dúvida do porque que elas estavam perdendo as armadilhas mais rapidamente (está na primeira página). Tem mais ou menos uns 5 meses. Então eu cortei as armadilhas pretas e as que estavam começando a morrer e também troquei o substrato, e agora eu vim aqui novamente porque eu percebi que ela já está crescendo de novo e eu queria saber se ela já pode voltar pro sol, pois eu havia tirado ela.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem