Resposta do vendedor sobre a dormência da PC

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Resposta do vendedor sobre a dormência da PC

Mensagem por flp010 »

Olá a todos, essa semana comprei outra dionaea e perguntei ao vendedor se a pc passou por dormência induzida ou se passa por dormência naturalmente pelo clima de onde estou comprando, recebi a seguinte resposta:

Sua pergunta é oportuna! Jamais induza a dormência a uma planta, pois todas passarão pelo processo naturalmente. A dormência é um processo genético, e não térmico, assim sendo, mesmo em locais quentes, isso ocorrerá naturalmente.


E ai galera devo me preocupar com a qualidade das plantas? Estou um pouco aliviado por ter comprado mudas jovens.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Sua pergunta é oportuna! Jamais induza a dormência a uma planta, pois todas passarão pelo processo naturalmente. A dormência é um processo genético, e não térmico, assim sendo, mesmo em locais quentes, isso ocorrerá naturalmente.
já estamos em setembro, já se passou a época de dormência. não se preocupe... mas senão me engano você reside em local quente. em junho do próximo ano, terá sim q induzi-la a dormência. em locais quentes estas espécies não entram em dormência, temos q induzi-la obrigatoriamente a cada 2 anos. caso contrário, é sério o risco de perdemos a planta. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Eu entendo. O problema é que ele diz que a planta não precisa do frio para entrar em dormência não sei como é o clima de Brasília que é de onde vem a pc mas, pela resposta as pcs dele não são induzidas a dormência afetando na qualidade do seu "produto".


Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Pois é, vou deixar meu relato sobre dormência então:

Ano passado deixei minha dio na geladeira. Tirei em 22 de setembro (2014). Ela só foi pegar cor em maio deste ano. Não estou questionando a prática da geladeira, pois se a maioria faz é pq existe comprovação. Mas não achei saudável. Esse ano fiz diferente. Diminui o tempo de lâmpada de 16h/8h para 9h/15h, cobrindo com uma caixa de sapato pra simular mais escuridão. Resultado: continuaram vermelhas e entraram em dormência. Claro, estou no RS, mas leve em consideração que, além delas estarem sempre dentro de casa, frio aqui faz por uma semana, aí esquenta (24°C +-), aí esfria por 3 dias, esquenta de novo........


Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Saudável como dormência natural realmente não é mas o inverno aqui chega a fazer 30 graus não tem outra opção. Eu acredito que a dormência é um fator térmico sim ao contrário do que o vendedor disse.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Não somente a temperatura, mas também o fotoperíodo são gatilhos para a dormência.

A dormência de Dionaea ainda é um tema confuso, e nada definitivo, visto as diferenças de localidade e clima que temos entre os cultivos, sejam eles amador ou profissional.

Dos dois lados temos exemplos de êxito obtido. Cabe a cada um avaliar se as condições disponíveis são suficientes para levar a planta a descansar ou não.

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

A dormência da planta é relativa ao seu habitat natural, sugiro que pesquisem sobre isso.
Se em seu habitat natural a dormência acontece num inverno muito mais frio em que é cultivado é necessário que se tente reproduzir as mesmas condições de seu habitat.

Tem um cultivador de dionaeas na Alemanha em que as plantas dele ficam ao relento e pronto.

A propósito seria bom que esse tal vendedor escrevesse um ensaio sobre a não necessidade de frio na dormência e enviasse para o Embrapa, quem sabe poderíamos cultivar oliveiras, melhorar nosso vinho, etc.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu: ... seria bom que esse tal vendedor escrevesse um ensaio sobre a não necessidade de frio na dormência e enviasse para o Embrapa, quem sabe poderíamos cultivar oliveiras, melhorar nosso vinho, etc.
Exatamente. : joia :

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Sei quem é este vendedor, é hobbysta profissional e mesmo não concordando 100% com o que ele disse sou obrigado a confessar que suas palavras tem um certo fundamento.

Faz o seguinte; poste uma foto de sua planta que aí teremos como opinar melhor acerca deste assunto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Discordo totalmente do tal hobbysta profissional :?: . Claro que existem modificações feitas por humanos em que uma planta foi dominada, exemplo é o milho. Mas quanto tempo isso deve ter demorado.

Se tivéssemos conseguido as primeiras plantas há muito tempo e não houvesse entrado novas plantas nesse período, talvez elas já estivessem parcialmente domadas e climatizadas.
Mas veja, com a abertura dos portos toda hora chegam novas sementes e plantas vindas do hemisfério norte e aí nunca conseguiremos doma-las.

É como eu disse, o Brasil não tem oliveiras por causa da falta de frio.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem