Lesmas minusculas

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson,


Lesmas são terríveis, na casa de minha mãe tem muitas e são enormes. Quando minha mãe tinha mais saúde ela ficava de madrugada caçando lesmas que atacavam as orquídeas dela, eu não sei se foi por causa do extremo calor, mas desde o último verão elas não atacaram mais.

Existe um santo remédio para isso que é eletricidade. :afraid:
Com fio de cobre rígido de 1mm estique fios um ao lado do outro com uma distancia entre eles de 0,5cm ou mais, depende do tamanho das lesmas que atacam.
Depois solde um fio flexível nas ponta dos que vocês colocou na bancada intercalando, solda 1 e pula um até o final, depois faça a mesma coisa nos que não foram soldados.
Por final ligue um conector de bateria de 9V e ponha uma dessas baterias, pode ser a comum a alcalina é muito mais cara e vai durar o mesmo tempo que a comum.

Depois coloque os vasos em cima dessa cama de cobre, não fará mal as plantas e nem aos animais domésticos.
Para as lesmas 9v é o suficiente para elas sentirem o tranco e recuarem, pode-se trocar a bateria por uma fonte de 9v, mas pelo consumo eu sugiro a bateria que pode durar 2 anos ou mais.

Esse era o sistema que os malditos criadores do caramujo africano usavam para que não fugissem, até que o mercado não aceitou essa praga como escargot.
Esses malditos criadores, não mataram os caramujos e não fizeram manutenção nas grades de retenção e por isso temos mai uma praga.

Procurei algum programa para desenhar, mas sou grosso nisso.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

agradeço Paulo,

acho q comecei... coloquei fio de cobre ao redor da tábua. mais tarde irei por fotos, caso eu consiga bloquear somente a parte do "L" q fica fixo na parede e dá apoio a tábua de apoio, penso já ser o bastante. afastei uns 7 cm. afastei mais com a ajuda das dicas do Smart (esqueci o nome, me desculpe) mas quero reler atentamente tudo o q descreveu e tentar tbm.

acho importante o pessoal tbm saberem, poucos passam ou podem vir a passar por isso, e agora primavera é o tempo delas.

vlw Paulo, agradecido. : joia :

um complemento:
mas pelo consumo eu sugiro a bateria que pode durar 2 anos ou mais
. então é custo em conta e eficaz.

99% acho q vou te perturbar mais sobre este assunto. qdo a gente começa a fazer é q aparecem as duvidas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

este tópico é de 02 de setembro do ano passado. hj 23/09 - setembro, época de lesmas e caracóis. em um vaso achei 4 caracóis pq's e um outro de aphorodite achei 2 taturanas. Atenção pessoal !!!

uma semana sem olhar detalhadamente e hj, vi coisa feia. :( :( :(

visitas inoportunas e mal vindas, resultado em um vaso com ping's gigantea q estava cheio:

antes cada eram assim:

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... to0927.jpg[/thumbnail]

hoje,

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... to0924.jpg[/thumbnail]

agora:

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... to0925.jpg[/thumbnail]

reaproveitando o possível,

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... to0926.jpg[/thumbnail]


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Edson Poscai escreveu:... setembro, época de lesmas e caracóis. em um vaso achei 4 caracóis pq's e um outro de aphorodite achei 2 taturanas.
O velho problema com as lesmas. :roll:

Edson, usar um mix com fibra ou chips de coco + musgo talvez resolva o problema. :geek:


Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

usando tela fechado de todos os lados, uma tentativa. minha preocupação agora é com o sol e a quentura, é uma tela comum :roll:

eu usava sombrite, da mesma malha, acho q bloqueava 50% e era muito (malha bem fechada e mais grossa), nenhuma ping tinha cor. fui buscar um mais fraco, malha parecido com saco de cebola e não achei, resolvi fazer uma experiência. mas já estou preocupado agora as 13:00h já bate sol, e o sol aqui no litoral é forte. espero achar o sombrite de menor intensidade, até lá, ficar atento.

pessoal, outras dicas serão bem vindas. usar lesmicida não posso, tem cães e gatos aqui.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... to0929.jpg[/thumbnail]


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Aqui qdo tive esse problema eu usei lesmicida (tenho cães e gatos) mas colocava o veneno de noite, depois q recolhia os gatos, em pratinhos bem rasos e deixava sobre as bancadas das plantas. De manhã cedo, recolhia tudo antes dos gatos terem acesso ao quintal... Foi oq resolveu... na época usei isca com chuchu, com leite, com cerveja... mas só vi a população reduzir mesmo, com o lesmicida... ainda vejo uma ou outra por aqui, mas é como você alertou: tem q fazer revista, pelo menos uma vez na semana (de noite) pra não deixar o problema voltar... :roll:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

vlw Fátima,

mas aqui tem 2 gatos e um deles é de ficar fora a noite toda. mas irei comprar e usar coberto. penso um potinho e uma telha grossa pesada acima, tbm por nos canteiros q tem aqui deixando-os todos cobertos com telha pesada.

minha nep, amanhã irei lavar folha a folha. estão fazendo a festa e tem a cada 3/4 folhas um caracol. :shock:

na loja onde adquiri a tela, falando sobre o lesmicida, o vendedor me disse q para fazer mal ao animal só se ele comece mais de 1kg, ou seja dificilmente. pouco não faz mal, e dificilmente iriam comer. mas será?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson,

Para esse ataque penso que o melhor seria borrifar aquele produto que o Rodrigo indicou em outro tópico.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Edson Poscai escreveu:minha nep, amanhã irei lavar folha a folha. estão fazendo a festa e tem a cada 3/4 folhas um caracol. :shock:

na loja onde adquiri a tela, falando sobre o lesmicida, o vendedor me disse q para fazer mal ao animal só se ele comece mais de 1kg, ou seja dificilmente. pouco não faz mal, e dificilmente iriam comer. mas será?
Nossa!! a coisa tá grave!!! Tá parecendo a infestação q deu aqui!! :afraid:

Agora não me lembro a marca do q comprei.. mas ele, segundo o vendedor tinha um amargante pra evitar acidentes com crianças e animais domésticos.... mas mesmo assim, eu morro de medo dessas coisas.. rs..rs.. por isso dei um jeito de deixar os potinhos em locais em q as lesmas tivessem acesso, mas sem deixar q os cães e gatos chegassem perto.

Força aí, pq essa é uma praga chata pra conter.. dá trabalho, mas dá pra controlar!! ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ola meu velho... problema grave e dificil de controlar... mais vamos as dicas.

eu ja vi um video falando que refrigerante e muito bom, no video ele esplicava para colocar um pouco de refrigerante e muito sal, elas bebem o refri e acabam se intoxicando e morendo por causa do sal, eu fiquei na duvida mais sei la, vale a tentativa...

[BBvideo 640,480][/BBvideo]

a outra e a cerveja confira no video q o doido la esplica melhor q eu...

[BBvideo 640,480][/BBvideo]


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem