Minha estufa versão 2.0 beta 1

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Minha estufa versão 2.0 beta 1

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Como tenho falado a um bom tempo, estou fazendo uma nova estufa.
Ela tem 1,20m de comprimento, o teto tem 40cm de largura, a base tem 50cm (ela já existia :D ), a altura total é de 65cm.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1239[/thumbnail]
A altura média dos refletores até o topo dos vasos é 42cm. O angulo dos refletores faz com que a luz se concentre na base da estufa.

Ela conta com 5 refletores com lampadas econômicas e 23w cada, os refletores foram feitos por mim o link de como fazer está aqui refletor-caseiro-para-iluminacao-artificial-t6074.html além disso ela conta também com 2 ventiladores no teto de 12cm cada.
No momento a eletrônica embarcada é um termostato/termômetro em ºF para ligar os ventiladores e um timer que mantém as lampadas ligadas por 12hs.

Ainda faltam algumas coisa, tipo papel alumínio nas paredes para aproveitar a luz e também como proteção contra umidade.
Eu agora vou providenciar o sistema de refrigeração com célula peltier para que as plantas não sejam cozidas.

Eu terminei o principal ontem e já coloquei umas plantinhas e amanhã mudo os vasos aonde tenho sementes semeadas.
Para encerrar tudo que não seja planta que aparece na foto vai ser retirado. :mrgreen:

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

parabens, paulo...
ela esta linda...
heheehe

você deixa em media quantas horas/dia essas lampadas ligadas...?
são mais de 100w total... :afraid:


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Paulo,

Excelente projeto ! vai atualizando sempre esse tópico pois são poucos que cultivam nesse método aqui no Brasil. :mrgreen:


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
Darlan09
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 232
Registrado em: 30 Jun 2014, 17:14
Localização: Cruz Alta, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por Darlan09 »

Muito legal Paulo, por curiosidade a umidade não tem perigo ali onde liga o fio nos conectores das lampadas?
abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Opa, agora sim eu tô vendo o projeto seguir em frente. Apenas deixa um lugar reservado que logo mais tá chegando uma surpresa para ti ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Darlan09 escreveu:Muito legal Paulo, por curiosidade a umidade não tem perigo ali onde liga o fio nos conectores das lampadas?
abç
Darlan,

Preveni o máximo, os soquetes são de cerâmica e a parte metálica não usa ferro que enferruja muito rápido.
Outra coisa, eu tive o cuidado de ligar os fios no mesmo ponto do contato, explico todas as roscas estão ligadas no mesmo ponto e o ponto central no outro fio. Como o refletor é todo metálico poderia acontecer um acidente de um estar invertido e poderia provocar um curto.

Eu só não consigo prevenir choques por causa desses malditos conectores criados no Brasil e estamos usando adaptadores.
As antas que ganharam para criar uma nova tomada e conectores deveriam ter aproveitado o sistema americano tão bem conhecido e instalado no país em milhões de computadores e outros e também é padrão em muitos países. Mas não, fizeram uma droga de conector que deve ter sido projetado pelos fabricantes nacionais para ganharem na troca dos existentes e venda de adaptadores.

E tem mais, ou eu sou muito burro ou eles. Quando vai se comprar um conector ou uma tomada o vendedor pergunta se vai ser para uso em 110V ou 220V. Aí eu sou grosso e respondo que isso não interessa.
Hercilio escreveu: você deixa em media quantas horas/dia essas lampadas ligadas...?
são mais de 100w total... :afraid:
Hercilio,

Na verdade tem 115W total de consumo e gera o equivalente a 500W de luz das antigas incandescentes.
São todos de 6400ºK o que dá uma grande gama de cores de luz.
Elas ficam ligadas por 12hs, para isso eu uso um timer.
SantiagoOver escreveu:Paulo,

Excelente projeto ! vai atualizando sempre esse tópico pois são poucos que cultivam nesse método aqui no Brasil. :mrgreen:
Santiago,

Eu sou obrigado a cultivar assim porque não tenho sol no apartamento. Eu agora estou mantendo meu cultivo em dois lugares, aqui em Sorocaba e aí em Osasco na casa de meus pais aonde espaço e sol é o que não falta. Minhas nepenthes já estão em Osasco e vejo a cada semana.

Agora minha estufa comparada as que são postadas por aqui de cultivadores de fora do Brasil seria o mesmo de comparar uma carrocinha puxada por um jegue com uma Ferrari.
Teve uma que está postada aqui que é maior do que meu apartamento e tem todo o sistema de climatização, acho que é da Inglaterra e a maior parte do cultivo dele é nepenthes.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Katouu
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 144
Registrado em: 14 Dez 2014, 08:31
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Katouu »

Achei mt dhora sua estufa e espero que tenha ótimo resultados


Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »


Santiago,

Eu sou obrigado a cultivar assim porque não tenho sol no apartamento. Eu agora estou mantendo meu cultivo em dois lugares, aqui em Sorocaba e aí em Osasco na casa de meus pais aonde espaço e sol é o que não falta. Minhas nepenthes já estão em Osasco e vejo a cada semana.

Agora minha estufa comparada as que são postadas por aqui de cultivadores de fora do Brasil seria o mesmo de comparar uma carrocinha puxada por um jegue com uma Ferrari.
Teve uma que está postada aqui que é maior do que meu apartamento e tem todo o sistema de climatização, acho que é da Inglaterra e a maior parte do cultivo dele é nepenthes.

Abraço,

Paulo
Paulo,

Indoor é realmente um dilema, tentei varias formas de cultivo e nenhuma com exito. Sofro do mesmo dilema moro em apartamento e apenas no verão tenho algumas horas de sol. Mais o engraçado que tenho bastante exito no cultivo de pcs que " necessitam de sol direto ", mesmo com sol pleno e meia sombra.
Boa Sorte Paulo!

Abs


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,

Tah ficando show de bola, parabéns!


Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Maandreeta
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Ago 2015, 20:58
Localização: Pirassununga-SP

Mensagem por Maandreeta »

Olá,

Muito legal!!!
Serve de inspiração para uma futura estufa!!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem