Cultivo de Nepenthes 'IN ACQUA' - atualização pág 7

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Ôpa! Bacana Edson! : joia :

Aparentemente fez tudo certinho. Logo terá uma bela Nepenthes plantada "ín acqua", rs.

Geralmente em meio a tantos brotos, mesmo se estiver plantado em substrato, a planta costuma abortar algum, pois não terá tanta energia para desenvolver tantas frentes de crescimento. :geek:

Quanto a iluminação, não será problema manter ela nestas condições, por ora, até que tenha seu sistema radicular bem desenvolvido.

O início do desenvolvimento é mais rápido do que se estivesse em substrato. Boa sorte, amigo. :mrgreen:

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

não se esqueça Marciel, eu e amigos estamos cobrando a atualização de suas fotos. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Edson Poscai escreveu:... eu e amigos estamos cobrando a atualização de suas fotos. : joia :
Hahhahhhhhhhhhhahahhhhhhhhahahahhah!!! :lol:

Eu sei, tô devendo uma atualização a tempos, rs.

Na verdade tem um montão de coisas que tenho que por em dia. Ainda não enviei a muda de Nepenthes do concurso de dezembro( :shock: !!!) para o Felipe - flp010 e as sementes de Nepenthes do concurso de fevereiro para o Aloysio.

Desculpem aí amigos! Tenho que tomar vergonha na cara, hahahhah!


Abç


Ludgero
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 12 Mai 2016, 01:56
Localização: Goiânia, Go
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Ludgero »

Muito legal seu experimento e mesmo eu tendo pouco tempo de experiencia com PCs, já havia pensado em fazer algo parecido, mas com água correndo em tubos como em uma hidroponia, já que tento tudo aqui da minha antiga horta hidropônica e o musgo é tão caro e difícil de se achar em minha cidade, seria uma alternativa para o desenvolvimento inicial das PCs, estava pensando em germiná-las em espuma fenólica e tentar acelerar seu crescimento, controlando o ph e a temperatura da água, já que não há a necessidade de nutrientes na água e seu ph ideal para as raízes é um pouco diferente das alfaces que eu cultivava, quando transplantasse então, teria as raízes expostas e intactas, já que não teria que remover nenhum tipo de substrato, acredito que se adaptaria melhor ao novo sub que plantas que são transplantadas de outros vasos, já que creio ser impossível remover todo aquele substrato sem danificar as raízes, nunca vi uma hidroponia de PCs...
Pretendo cultivar normalmente algumas sementes de doação que estou esperando dos amigos do fórum e algumas de Dionaea que comprei na internet, adquirir alguma experiencia e assim que minhas plantas produzirem sementes, adaptarei meu sistema ao espaço reduzido que tenho agora, já que me mudei para apartamento e então farei testes, vai demorar mas quando fizer postarei aqui minha experiencia e resultados...

Aguardando fotos do projeto do amigo MarcielS e da continuidade do projeto do amigo Edson Poscai também


A vida de um homem é oque seus pensamentos constroem.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

a minha entre a semana passada e esta, se foi...

causa: pernilongo.
motivo: jogado pano no teto para matar o pernilongo.
consequências: pano jogado matou o pernilongo na ida e na volta matou a planta caindo em cima do copo.

rir pra não chorar, rsrsrr

obs. copo, água, argila e a estaquia se esparramaram, minha mãe arrumou direitinho como estava. mas no dia seguinte começou a ficar um marrom q veio a se escurecer...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
JP Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Mai 2016, 16:22
Localização: Araçatuba-SP
Agradeceu: 163 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por JP Martins »

Como é que estão indo suas Nepenthes, Marciel?


"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

As cobaias ainda estão vivas apesar de abandonadas, pois não tenho tido tempo para fazer a manutenção delas.

Tenho outras mudas que fiz também 'in aqua' que apresentam bons resultados, incluindo uma que desde dezembro estou devendo como prêmio do concurso ao flp010.

Sei que estou devendo a atualização do tópico e espero faze-lo logo e com imagens. : joia :


Abç


Nico
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 63
Registrado em: 25 Ago 2016, 22:36
Localização: Sorocaba Sp
Agradeceu: 34 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Nico »

Oi acabei de ler por completo seu tópico e me surgiu uma duvida, sei q a intenção é manter a planta em água porem....se você por acado quiser colocar em substrato depois de desenvolvida a raiz...pode?

A ideia é se ela desenvolve no inicio mais rápido do que no substrato...se você colocá-la no substrato depois q ela estaciona o desenvolvimento, sera q da?....(acho q ficou meio confuso)
vlw kkk


É preciso menos coragem para criticar as decisões dos outros do que para defender a sua própria.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Nico.

Pode sim, colocar em substrato normal para que cresça normalmente. : joia :

Abç


Fael
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 63
Registrado em: 18 Out 2016, 16:09
Localização: Alvorada/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Fael »

Amigo... Esse tópico tem que ser atualizado. O experimento tem que continuar!

Muito bom.

Considerando um substrato tão pobre em nutrientes (apenas água/argila), pode-se testar o quão efetiva e significante é a nutrição insetívora da planta. Isto é... Observar se a planta 'IN ACQUA' vai acelerar (e o quanto vai acelerar) o seu desenvolvimento quando iniciar a alimentação com insetos.

Eu cataria insetos manualmente toda semana para manter esse experimento. hahaha


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem