Era uma vez meu ex-Alatão

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Era uma vez meu ex-Alatão

Mensagem por rdrgobra »

Hoje aproveitei o dia de folga para podar minha N. graciliflora, vulgo ex-Alatão :lol: . Motivo; ela estava com mais de 3 m de altura e não havia mais espaço hábil para ela no local aonde se encontrava. O resultado do antes e depois vocês podem ver nas fotos abaixo:

[thumbnail]https://farm9.staticflickr.com/8883/178 ... fdb1_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://farm9.staticflickr.com/8844/183 ... 40fb_o.jpg[/thumbnail]

Eu fiquei com um aperto danado no coração por tê-la podado nesta época (o correto seria fazer isso nos meses mais quentes), mas creio que fiz a coisa certa.

O ramo que deixei é saudável e, se tudo correr bem, até a Primavera estará carregado de ascídios :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Vinicius12
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 247
Registrado em: 14 Abr 2015, 16:28
Localização: Campina Grande-PB
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Vinicius12 »

Quem bom Rodrigo com certeza vez tudo direitinho, mas quando vi ela grande para a podada eu quase tive um susto :lol: .

Abs,

Vinicius B. Queiroz


"Falar muito de si mesmo pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é."

(Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

Quase enfartei quando vi o título.
fez muitas estaquias?


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

:shock: Rapaz! Radicalizou na poda heim?

A parte que ficou com a planta é galho novo?

Na última vez que fiz uma poda desse porte (N.wrigleyana) a planta sentiu bastante. Ainda tenho ela no cultivo, mas nunca mais foi a mesma.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Vinícius, Nelci e Marciel, podem ficar tranquilos que fiz tudo certinho. Eu não pretendia fazer uma poda radical, porém o local aonde ela estava não a acomodava mais pelo tamanho excessivo da mesma e pra piorar ela se enroscou toda no pé de Acerola que tenho aqui em casa.

A minha irmã resolveu podá-la (Aceroleira) e sem querer arrancou dois ramos (de 7 que planta tinha :shock: ) do meu ex-Alatão e foi aí que aproveitei a folga e o clima ameno para ajeitar a situação dela. A parte da planta que ficou é um broto basal que já tá maior que muita Neps velha de guerra do meu cultivo e, em menos de 2 anos ele estará gigante.

A maioria dos galhos eu joguei fora, mas mantive 2 que irão me render fácil umas 10 estacas. O que conseguir levar adiante depois eu verei se faço uma doação aos novatos mais participativos da comunidade...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Caramba Rodrigo, eu queria ter essa coragem :lol: :lol:

A minha está do mesmo jeito, já não tem mais pra onde ir, mas dá um dó... :cry:

Abç


Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

Poxa só dois ramos... eu tinha picotado tudo e feito estaquia, me dá pena at de jogar fora a parte que fica lenhosa


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Caramba, Rodrigo!! Radicalizou!!! :afraid:

Qdo vi o título achei q fosse algo trágico... hehehehe... ainda bem q foi só a poda... Logo, logo o "Alatão" volta com força...

Preciso criar coragem pra fazer isso com a minha N. wrigleyana... espero conseguir fazer isso na próxima primavera... Sucesso com as estaquias!!! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dener, eu pensei muito antes de agir e no final deixei o sentimentalismo de lado e fiz o que tinha que fazer pelo bem do meu ex-Alatão.

Nelci, eu até pensei em cortar tudo e fazer estaca e só não levei adiante esta ideia por conta de dois motivos: primeiro, não teria espaço para acomodar tanta muda e, segundo, para quem eu iria doar/vender todas essas Neps? Convenhamos que esta PC é uma verdadeira Tiririca e a maioria dos hobbystas a tem em seu cultivo, então produzi-la em larga escala esta totalmente fora de questão. No máximo 3, 4 plantas está de bom grado :D .

Fátima, as vezes temos que tomar decisões duras para salvaguardar a vida das plantinhas que cuidamos com tanto afinco. Desejo-lhe sorte quando for podar sua N. x wrigleyana.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

Aqui em casa quando tiro mudas em excesso eu troco na floricultura aqui perto por sfagnum ou mistura para orquideas


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem