Atualizando - minha Dio florindo (pg. 3)

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Atualizando - minha Dio florindo (pg. 3)

Mensagem por pritolone »

Gente! Como a dio do meu irmão morreu eu resolvi dar uma olhada nas raízes das minhas e tem umas coisinhas brancas minúsculas, praticamente invisíveis e tb sai uma mosquinha de dentro o musgo q parece uma drosófila! Eu peguei as 3 e lavei com água corrente para ver se os bichinhos caiam, mas agora não sei oq faço, pensei em lavar o musgo e por um pouco no sol, mas enqto isso oq faria com elas? preciso deixa-las em alguma solução ou só de remover do musgo já ta bom?
Me aconselharam a coloca-las em dormência, se eu fizesse isso agora a praga poderia continuar atacando-as?
*.*


Olá

Venho mais uma vez tirar minhas dúvidas sobre minhas plantinhas.
Desde o mês passado as minhas dios e a do meu irmão (q mora em apto, em São Carlos), estão secando as hastes. Diminuímos um pouco as regas, pra q não mofem e mantemos no mesmo local (já q tem feito friozinho e continua batendo um solzinho). Mas vejam como elas estão.
No meu caso, elas tomam sol até às 14h, pq ficam em ambiente externo, parecem q estão entrando em dormência, pq estagnaram, por isso to pensando q é mto sol pra uma planta q está em fase de dormência, oq pode estar queimando as hastes mais velhas.
Já a do meu irmão parece q está morrendo. Ele troca ela de lugar (já conversei com ele sobre isso), pq seu apto não tem sacada ou algo assim, então ele deixa no móvel do quarto e coloca na janela na parte da tarde. Ele tb diminuiu as regas e ela está em São Carlos desde março (qd levei pra ele).
Ele tentou fazer uma dio entrar em dormência, mas algo deve ter dado errado pq ela morreu, então ele não queria testar com essa ^^" (ela é um brotinho da minha dio maior).

Essa é a dio mãe (a minha) - daq a pouco completa um ano comigo:
Imagem


Essas são as dios filhotes (tb minhas)
Imagem


A dio do meu irmão antes de ir pra São Carlos (março):
Imagem

E agora:
Imagem
Editado pela última vez por pritolone em 29 Set 2015, 19:49, em um total de 4 vezes.


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Priscila, eu ontem comecei minha primeira experiência e tive um bate-papo.
após meu bate-papo com o Paulo percebi a real necessidade, e estas aparentam estarem pedindo.
dê uma lida em post81415.html?hilit=dormencia#p81415 veja o q pode colher lhe ser útil.
obs. eu tenho umas 5/6 mudas tbm e menores, estas eu não coloquei em dormência. mas qdo percebi q estavam ficando fracas (até perdi uma) voltei a po-las em estufa simples para recuperação (local claro, sem sol ou pouco cedo e a tarde, pote coberto com plastico filme) *isso ref. as pq's mudas e tbm o q eu fiz, logo não posso indicar, somente comentar. sei q as pq's estão se recuperando novamente, e qto a dormência só daqui a 8 semanas saberei o resultado.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

rapidinho, você tem deixado pires com água abaixo sempre? estão com aparência de necessidade do umedecimento.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá,

Comigo já aconteceu isso:
[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-YFhz ... WA0003.jpg[/thumbnail]

E não sei qual o motivo, ficou parecendo um ataque de fungos.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Suponho que não seja uma dormência, e sim uma falta de dormência, eu colocaria todas na geladeira o mais rápido possível


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

Edson, acha q a do meu irmão pode se recuperar em estufa? Ela é um brotinho pequeno ainda, por isso fiquei com receio de falar pra ele colocá-la na geladeira.
E sim, a gente deixa pires em baixo. Mas as minhas acho q vou dar uma regada mais generosa, aq tá um clima mto seco (SP/capital), não tem chovido, asfalto, sabe como é :? eu reduzi a rega, pq terminou o verão, mas talvez elas estejam sentindo falta.


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

acho q o problema se originou devido a falta de água. qdo você não consegue água de chuva, faça o mais fácil q é colher água da rua, deixar 48 horas ou mais em um balde sem tampa (evaporação cloro), mas com tela (evitar dengue) e usar tranquilamente. deixe sempre em média 15 a 20% de água em um pires abaixo.
qto a de seu irmão vi a foto em março e a de agora. acho q são poucas chances :? mas o importante é não se entregar e batalhar até o final. acho q a ultima tentativa seria água e uma estufinha.
as suas mudinhas talvez se recuperem com a água, sempre sobrando de um dia para outro, mas sem ficar encharcado. mas certeza, infelizmente nada podemos dizer com relação a todas.
a muda maior está pedindo ser induzida a dormência.
boa sorte...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

Ai caramba, vou esperar entrar em junho e tentar colocar a minha maior na geladeira :'( vou sentir falta dela na janela, mas será melhor pra ela neh. As menores vou voltar a regar normalmente e vou mandar pro meu irmão colocar a dele na estufa =( Espero q ela fique bem.
Muito obrigado!


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

pritolone escreveu:Ai caramba, vou esperar entrar em junho e tentar colocar a minha maior na geladeira :'( vou sentir falta dela na janela, mas será melhor pra ela neh. As menores vou voltar a regar normalmente e vou mandar pro meu irmão colocar a dele na estufa =( Espero q ela fique bem.
Muito obrigado!
Como são clones, é melhor colocar todas em dormência.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

Sério?? =x Então não contaria como novas dios. Puxa vou tentar, acho q eu até deixei umas sementes de maça em um potinho lá pela geladeira e aproveito para ver como elas estão rs.

Bem a do meu irmão morreu hoje à tarde :'( , ele disse (antes de eu falar c ele) q resolveu mexer no substrato, e ela estava comida por fungos por dentro.


Ótimo dia a todos!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem