Dionaeas com substrato generico

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Dionaeas com substrato generico

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

No começo do mês passado eu comprei algumas plantas no ceagesp, até postei uma nepenthes.
Aproveitei e comprei duas dioaneas para fazer um teste, afinal era R$ 5 cada. O teste era o uso do substrato genérico que resolvi não mudar.
Também fiquei numa duvida, pois apesarem de estar na mesma caixa de transporte elas não me parecem clones da mesma planta.

Eu devia ter tirado uma foto para comparação para vocês terem uma ideia do desenvolvimento delas nesse período usando o raio desse substrato.
As fotos eu tirei agora, as plantas encheram o vaso e estão lindas apesar de usar iluminação artificial.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1181[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1180[/thumbnail]

Eu não consigo entender, faço composição recomendada de substrato usando sphagnum e areia e perco plantas, aí me aparece essas com um substrato do qual não tenho a menor ideia de como é composto e ficam maravilhosas.
Tempos atrás eu recebi uma g3 x g14 num substrato que não conhecia e mudei para o que uso e perdi as plantas.

E agora?


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eu as manteria aonde estão, pois a priori elas aparentam gozar de boa saúde. Em conversas que tive com amigos daqui e do exterior eu estou quase concluindo que desde que ao substrato seja ácido, tanto faz a composição do mesmo.

Resumindo; esta caindo por terra aquela velha ideia de que PCs só podem ser cultivadas em turfa + perlita ou Sphagnum + areia...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Temos diversos exemplos de colegas cultivadores de Dionaea, lindas e saudáveis, plantadas em sphagno e areia. Eu mesmo, quando tinha Dios, nunca tive problemas relacionados com a troca do substrato genérico.

A priori, a recomendação pela troca do substrato é para prevenir possiveis problemas com pragas e doenças. :geek:

Rodrigo concordo, outros substratos, desde que ácidos, podem manter uma Dionaea. A questão é a vida útil do mesmo.

A título de experiência é interessante manter a planta no solo original, Paulo.. Acompanhe e registre o desenvolvimento.

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Só atualizando e informar que estão nas mesmas condições das fotos anteriores.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1189[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1188[/thumbnail]

Eu não sei até aonde vai nesse ritmo e não tenho a minima ideia da composição desse substrato genérico e o que pode acontecer no futuro.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ainda aparentam gozar de boa saúde, mas fique atento caso algo de anormal ocorra com elas. Já soube de relatos de Dios que viveram bem neste tipo de substrato por anos e outros de que morreram da noite pro dia sem que fosse possível fazer nada.

Abs,

Rpdrog F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Isso é apenas uma experiencia para ver o comportamento, foram compradas por R$ 5 cada aqui no Ceagesp, na verdade eu deveria ter comprado apenas 1, pois tenho certeza que são clones da mesma planta.

Eu tenho algumas germinações de dionaeas e com elas vou usar o substrato padrão indicado, sphagnum + areia, na proporção de 60% + 40%.

Eu ainda quero fazer teste com turfa, mas o custo do transporte e a quantidade minima são proibitivas.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
sael
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 03 Mar 2015, 16:07
Localização: bh mg
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por sael »

ontem comprei 3 dionaeas troquei osubstrato e dividi orisoma agora sao 10 dionaes

até hoje perdi 1 dionaea foi em uma esperiencia assim como a sua boa sorte : joia :


A sabedoria vem do homem o dom vem de deus
sael
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 03 Mar 2015, 16:07
Localização: bh mg
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por sael »

MarcielS escreveu:Bom,

Temos diversos exemplos de colegas cultivadores de Dionaea, lindas e saudáveis, plantadas em sphagno e areia. Eu mesmo, quando tinha Dios, nunca tive problemas relacionados com a troca do substrato genérico.

A priori, a recomendação pela troca do substrato é para prevenir possiveis problemas com pragas e doenças. :geek:

Rodrigo concordo, outros substratos, desde que ácidos, podem manter uma Dionaea. A questão é a vida útil do mesmo.

A título de experiência é interessante manter a planta no solo original, Paulo.. Acompanhe e registre o desenvolvimento.

Abç

sigo essa recomendação ao pé da letra para não ter problemas posteriores :o


A sabedoria vem do homem o dom vem de deus
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Para quem compra dionaes em floriculturas, feiras de flores, etc. tenham muito cuidados, pois com toda certeza estão comprando clones da mesma planta.
Se forem de cultivares diferentes recomendo a compra de uma de cada e depois colher sementes, pode-se até fazer polinização cruzada para que se obtenha novos tipos.

Depois vou postar minhas germinações e tenho que torcer para que não precise viajar e minha mulher deixar morrerem por falta de água. : maluco :

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Paulo, as plantas continuam muito bonitas.
Espero que as mantenha no mesmo substrato e continue nos mostrando o desenvolvimento.
Obrigado.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem