Crescimento de Droseras

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
felipefmonteiro
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 03 Jan 2015, 16:35
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 13 vezes

Crescimento de Droseras

Mensagem por felipefmonteiro »

Olá Galera, uma duvida para replantio.

Comprei umas semetes de drosera que finalmente germinaram, ainda estão bem pequenas as hastes e por enquanto deixei elas no berçario que fiz.
Gostaria de saber: existe algum tempo ideal para fazer essa transposição da sementeira para o vaso definitivo?
Outra coisa é com relação a onde coloca-las, pois atualmente elas ficam em um local dentro de casa com iluminação indireta, dentro de uma miniestufa que fiz. Seria o momento de ir pouco a pouco coloca-las para pegar mais sol? Isso ajuda/incentiva o crescimento?

Por hora são essas! Valeu! e vida longa as PC's!! :D


Em tudo esta na essencia e no detalhe
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

É realmente difícil saber o momento de replantá-las. Faço assim:

Quando elas adquirem pelo menos 4 folhas, retiro da estufa e coloco em minha floreira protegido do sol direto. Conforme os dias vão passando, vou aumentando a exposição do sol. Quando ela já estiver adaptada, coloco no vaso definitivo. Como utilizo copinhos descartáveis para germinar, retiro ela com todo o substrato, evitando mexer em suas raízes, só preenchendo as bordas do vaso novo.

Em poucos dias ela começa a desenvolver-se bem mais rápido.

Não sei se esta é a forma mais correta, mas sempre funcionou por aqui. Minhas droseras ficam no exterior, sob sol e chuva.

Espero ter ajudado : joia :

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Felipe,
esta é uma explicação simples, ao mesmo tempo bem dificil. como disse nosso amigo Dener, é algo pessoal q o tempo o deixará assim tbm.
eu pessoalmente observo o tamanho medio, dependendo 1 cm, outras 2. depende da planta q acho bom você citar (existem muitas droseras). importante q li uma vez, não retirar antes de 45 ou 60 dias. eu faço em média após 60 dias de germinação, natural. obs. natural
o por no sol será bem lento, pouco a pouco e somente em horas de sol fraco, do amanhecer ou do entardecer.
preparo primeiro o novo vaso, deixo o substrato descansar no mínimo 24h. retiro lentamente com ajuda de uma pinça bem devagar e sem apertar a mudinha q no novo vaso faço antes um buraquinho para colocar a mudinha sem forçá-la.
boa sorte.
complementando, deixe-as em local de claridade e pouco a pouco no sol. não as deixe tomar chuva por enquanto.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Que espécies tu comprou?? Comprou onde?


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não irei me ater aos detalhes do replante pois as duas primeiras postagens posteriores a sua já trataram disto, portanto irei direto ao assunto; com raras exceções saiba que as Drosera apreciam Sol pleno, quanto mais melhor. Porém, como as suas nunca puderam desfrutar do mesmo, convém ir acostumando as mudinhas aos poucos até que possam ficar 8 horas em contato direto com o "astro-rei" ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
felipefmonteiro
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 03 Jan 2015, 16:35
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 13 vezes

Mensagem por felipefmonteiro »

Valeu pelas dicas pessoal !!

Tratam-se de Droseras capensis, meu plantio fui feito em copinhos descartaveis, e acho que elas ainda estão com menos de 1cm. Vou melhor aguardar esse crescimento para fazer a mudança!
Valeu!


Em tudo esta na essencia e no detalhe
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem