Dionaea Muscipula quase morreu

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Rafael Quelônio
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Dez 2014, 13:26

Dionaea Muscipula quase morreu

Mensagem por Rafael Quelônio »

Galera, boa tarde.
Venho dividir minha experiência com vocês e tirar uma dúvida.
Minha Dionaea Muscipula quase morreu. Como tinha pouca informação não sabia como proceder. Uma haste floral nasceu e a deixei florescer até o final, uma segunda haste saiu e também a deixei florescer por completo.
Após as hastes secarem a planta quase morreu, as folhas continuaram a brotar do centro, mas a armadilha não se formava direito, ficando muito pequena e convexa, sem condição de capturar nada.
Fiz uma mudança radical: passei a colocar a planta no sol, outra haste floral ameaçou nascer e eu a cortei no início, passei a podar as folhas que nasciam com armadilhas fracas e defeituosas, e a planta reviveu. Hoje ela está com novas armadilhas grandes e prontas para caçar.
Posso voltar a colocar insetos nas armadilhas? Agora é a hora?
Ajude-me.
Obrigado,


Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Cara, pleno verão, bem longe da planta hibernar, não há problemas quanto à alimentação não, pode dar : joia :

Opte por insetos vivos, e não dê formiga, ou correrá o risco de a armadilha morrer queimada devido ao ácido fórmico.

Há um tópico que explica que você tbm pode fornecer comida de peixe betta, pois é rica em nutrientes uteis à planta, mas como não há estimulo de movimentação quando você dá o alimento inerte, inseto morto tbm acontece isso, a planta pode fechar e abrir, ignorando o alimento.

Lesmas, traças e larvas são ótimas fontes de nutrientes tbm, bem recheadinhas hehehe :lol:


Mas assim, fotos são sempre bem vindas para a avaliação do caso, por favor, poste alguma.

Se não souber, esse LINK lhe ajudará.

Peço tbm que se você não se apresentou, se apresente na sala adequada, e por favor preencha as lacunas de seu registro no seu perfil, como localização, etc.

Boa sorte. :D


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Realmente, sem uma foto fica um pouco difícil. Precisamos saber qual o substrato e em que condições você a cultiva.
Quanto tempo você tem ela? Sua dio passou por dormência no último inverno?

Abç


Rafael Quelônio
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Dez 2014, 13:26

Mensagem por Rafael Quelônio »

Amigos,
Vou colocar minha carnívora de modelo e fazer uma bela sessão de fotos.
De cara percebi um erro que cometi: formigas.
Foi a base da alimentação da minha planta, e as folhas morriam.
O resto foram aranhas e tatus-bola.
Quase sempre a folha apodrece. Que animais sua planta aprecia?
Conhece uma larva chamada Tenébrio? Tive alguns lagartos que comiam essa larva.
Vende em pet shop.
A larva da goiaba podre seria uma boa?
Aguardo,


Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Tenébrio é otimo conheço um site que vende muitos por um bom preço https://www.plantascarnivoras.com.br/


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Cara, larvas de uma forma geral são bons alimentos. Tatu-bola é um crustáceo, um isopode, fiquei curioso quanto ao resultado, pios não é tecnicamente um inseto hexapoda, ou um aracnideo, ela consegue digerir direito o bichinho?


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Não tive experiências boas com tatuzinhos de jardim não. Eles sempre apodreciam as armadilhas...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Rafael Quelônio
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Dez 2014, 13:26

Mensagem por Rafael Quelônio »

Boa tarde.
Trago fotos da minha Planta, como ela está hoje.
Peço a ajuda e opinião de vocês.
Fernando e Otávio: Ela comia o Tatu Bola e a armadilha não apodrecia. Depois de um tempo ela abria e lá estava o exoesqueleto oco. Mas não dei mais não...
Amigos... Uma coisa Surpreendente... Ela está caçando sozinha... Apesar de feia e horrível, três armadilhas estavam reabertas e dentro os restos mortais de mosquitos. Fiquei surpreso, como pode essa planta caçar sozinha numa cidade como São Paulo, numa varanda de um apartamento que fica no sexto andar de um prédio?
Bom... Venho pedir a análise de vocês. Essa das fotos é a minha planta.
O Substrato é o mesmo da loja. Devo reimplantar em outro Substrato?
Que época é melhor para fazê-lo?
Obrigado.


[img][/img]
[img][/img]
[img][/img]
[img][/img]
[img][/img]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Exponha a planta a mais horas de Sol, pois a mesma esta estiolada o que pode vir a comprometer seriamente seu desenvolvimento (o ideal são 8 horas, porém 6 horas é aceitável), caso contrário pode dar adeus a ela.

Este substrato genérico também não me agrada, portanto troque-o por Sphagnum + areia o quanto antes.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem