Meu "projeto" de viveiro

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Valdemar Schossland
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 90
Registrado em: 12 Ago 2010, 22:43
Localização: Joinville-SC
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Valdemar Schossland »

Se você vai cultivar apenas nepenthes low eu acho que a temperatura esta boa amigão,o isopor é uma chapa inteira que passa por todo eternite?
Como esta a umidade? Qual o periodo que a sua estufa pega sol? Acho que se você fechar a totalmente com isopor a estufa vai ficar muito escura...


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

OPa... Uma boa melhora nas temp ai...

Olha você poderia colocar o isopor na frente sim, mas acho que na metade superior seria melhor, pra pegar sol nas plantas...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

j4ck_666 escreveu:OPa... Uma boa melhora nas temp ai...

Olha você poderia colocar o isopor na frente sim, mas acho que na metade superior seria melhor, pra pegar sol nas plantas...
Pois é... Vou ver se dá para fazer isto ainda amanhã. Vou ver se não fica com muito pouca claridade.
Vlw! ;)
Valdemar Schossland escreveu:Se você vai cultivar apenas nepenthes low eu acho que a temperatura esta boa amigão,o isopor é uma chapa inteira que passa por todo eternite?
Como esta a umidade? Qual o periodo que a sua estufa pega sol? Acho que se você fechar a totalmente com isopor a estufa vai ficar muito escura...
Oi Valdemar!
As plantas que cultivo são estas: viewtopic.php?f=13&t=159" onclick="window.open(this.href);return false;
Só tem nep's low mesmo.
O isopor está dividido em duas chapas pelo eternite, bem juntas. A umidade varia entre 35% e 75%. A estufa pega sol entre 11:30h e 17:00h.
Abs. ;)


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

caio, entre a telha e o isopor precisa ter algum espaço aberto, para que o calor que é erradiado pela telha possa sair.
O viveiro está bacana, porém quanto mais baixo, mas complicado de se lidar com o calor excessivo.
mesmo com isopor por baixo da tenha, o calor ainda fica .
O teto do meu viveiro é quase todo fechado por dentro com folhas de isopor de 10 milimetros, mesmo assim por baixo ainda fica calor (cerca de 50cm), mas como o viveiro tem uns 3 metros, as plantas ficam fora dessa "zona" por onde o calor fica.
Com esse teu espaço, podes resolver o problema facilmente.
Parabens pela iniciativa.


Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Daniel Souza escreveu:caio, entre a telha e o isopor precisa ter algum espaço aberto, para que o calor que é erradiado pela telha possa sair.
O viveiro está bacana, porém quanto mais baixo, mas complicado de se lidar com o calor excessivo.
mesmo com isopor por baixo da tenha, o calor ainda fica .
O teto do meu viveiro é quase todo fechado por dentro com folhas de isopor de 10 milimetros, mesmo assim por baixo ainda fica calor (cerca de 50cm), mas como o viveiro tem uns 3 metros, as plantas ficam fora dessa "zona" por onde o calor fica.
Com esse teu espaço, podes resolver o problema facilmente.
Parabens pela iniciativa.
Oi Daniel!
Obrigado. Um dos meus problemas é espaço, nesse lugar. Estou com um projeto pronto para um viveiro. Logo logo posto as fotos da construção.
Abs. : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Atualizando... Algumas fotos novas, já com pc's na parte interna:

[img]http://img510.imageshack.us/img510/4110 ... o10910.jpg[/img]

[img]http://img293.imageshack.us/img293/5121 ... ro0910.jpg[/img]

Ainda não está ideal... mas estou vendo isso. Logo terei um viveiro bem ao meu gosto. :mrgreen:
Abs. : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

que beleza Caio, perder tempo nao e muito a tua cara neh ehehhe
que bom que esta indo bem e ficou muito legal, mais pra frente da pra voce colocar umas estantes em volta para colocar mais pcs e pendurar umas nepenthes em alguma coisa, ficaria bem lindo.
abrass


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Felipe_Steinthaler escreveu:que beleza Caio, perder tempo nao e muito a tua cara neh ehehhe
que bom que esta indo bem e ficou muito legal, mais pra frente da pra voce colocar umas estantes em volta para colocar mais pcs e pendurar umas nepenthes em alguma coisa, ficaria bem lindo.
abrass
Pois é! Perder tempo é complicado. :roll: você vai ver, logo logo, um viveiro bem legal!
Vlw! Um abraço e até logo... ;)


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá caio,
Desculpe a ausência no forum.
Seu projeto ficará excelente mas pra isso você terá que vencer o fator temperatura que é o que mais me preocupa segundo as fotos.
A ideia do isopor é essencial pois alem do baixo custo terá boa eficiência mas lembro que você tem um pé direito* baixo e isso pode te complicar nos picos do verão.
Quanto menor é a área de troca de calor, maiores e mais intensas serão as oscilações.
Nesse ponta da casa pega sol o dia todo?se nao, quais os horarios de exposicao ao sol?
45 graus vai ser preocupante, cuidado.
Fico no aguardo por mais informaçoes.
Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Carnivoras_Online escreveu:Olá caio,
Desculpe a ausência no forum.
Seu projeto ficará excelente mas pra isso você terá que vencer o fator temperatura que é o que mais me preocupa segundo as fotos.
A ideia do isopor é essencial pois alem do baixo custo terá boa eficiência mas lembro que você tem um pé direito* baixo e isso pode te complicar nos picos do verão.
Quanto menor é a área de troca de calor, maiores e mais intensas serão as oscilações.
Nesse ponta da casa pega sol o dia todo?se nao, quais os horarios de exposicao ao sol?
45 graus vai ser preocupante, cuidado.
Fico no aguardo por mais informaçoes.
Abraço
Oi Carnivoras_Online!
Bom... Neste local pega Sol das 11h as 17h +ou-. A temperatura, após o isopor, varia assim:
11h: média de 31ºC
13h: média de 35ºC
14h: média de 38,5ºC
16h: média de 31ºC, prosseguindo baixando...
as 5h da manhã o termômetro chegou a marcar 21ºC
O que acha?
Abs. : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem