Substratos para Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

aqui só não lavei o carvão mesmo... Mas depois lavei a mistura, ai foi quando ele foi embora hehehehhee...

Eu pensei em martelar mas não achei nada que resistisse pra segurar o carvão hehehehe...

falows..


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Outra coisa... quanto a proporção, acredito que se você fragmentar o carvão demais, a proporção deve diminuir, logo se os pedaços forem maiores, a proporção tende a aumentar. Isso é coisa minha. Teste mesmo, não li em lugar algum, mas aqui está fazendo sentido. :)
Abs.


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

hahaha.. faz sentido sim...
Mas dai o carvão vai ocupar uma determinada area e em flocos vai ficar mais espalhado...

o proximo mix vai ser melhor... pois não sabia desses detalhes... =D

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Miguel Pandini
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 55
Registrado em: 28 Jun 2010, 09:42
Localização: Colatina - ES - Brasil
Agradecimentos: 1 vez
Contato:

Mensagem por Miguel Pandini »

Olá, pessoal!
Sobre o carvão, eu já usei muito quebrando os pedaços, pacientemente, com um alicate. Realmente o martelo não é uma boa opção! :lol:
Porém, nepentheiros experientes já me aconselharam a não usar esse material, por não ser tão neutro quanto parece.
Outro material que é muito usado mas que eu já abandonei faz tempo é a vermiculita. Usei em substrato de sarracênias e o resultado foi desastroso: funcionou maravilhosamente bem no começo, mas depois de dois meses os exemplares que tinham esse material no substrato apodreceram, ao lado dos que não tinham (e que permaneceram saudáveis). Segundo eu já pude me informar, a vermiculita começa a liberar minerais depois de algum tempo em ambiente úmido. Passei a usar em larga escala somente para as minhas não carnívoras (aráceas, crótons, helicônias, etc.).
Para as neps, já fui aconselhado a usar (e devo começar a testar em breve) um substrato bem mais estável ao longo do tempo, composto de:
- Sphagnum (catado e fervido);
- Areia de construção (de rio, muito bem lavada);
- Perlita expandida (100% neutra, ao contrário da vermiculita);
- Isopor (lavado e triturado, 100% neutro).
Já estou testando com as quatro sarracênias que tenho aqui e o resultado, até agora, parece muito bom.


Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI

https://www.facebook.com/flora.pandini
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Miguel! Obrigado por expor seu conhecimento sobre substrato. Geralmente nos viramos com o que temos. Eu uso muito a vermiculita e não tinha conhecimento sobre o que ocorre na degradação deste. O problema é que em SP ninguem vende perlita. 8-)


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Opah, isso ai^^
Marciel, podes trocar a vermiculita por flocos de isopor, o resultado chega a ser muito melhor, principalmente a longo prazo.
Vermiculita com o tempo tambem alcaliniza o solo, este que deve ser sempre acido.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Daniel Souza escreveu: ...podes trocar a vermiculita por flocos de isopor, o resultado chega a ser muito melhor, principalmente a longo prazo...
Na verdade Daniel, já à algum tempo tenho adotado este procedimento baseado principalmente no seu cultivo, visto que você utiliza o isopor para compor o substrato e tem obtido bons resultados. : joia : Vlw meu amigo!
E como comentei antes é impossível encontrar a perlita nas lojas aqui em SP.


Avatar do usuário
Miguel Pandini
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 55
Registrado em: 28 Jun 2010, 09:42
Localização: Colatina - ES - Brasil
Agradecimentos: 1 vez
Contato:

Mensagem por Miguel Pandini »

Daniel Souza escreveu: ... Vermiculita com o tempo tambem alcaliniza o solo, este que deve ser sempre acido.
Eita!!
Mais um dado importante sobre esse material, que eu não sabia! Pode ter sido isso, então, que matou as minhas sarracênias...
Valeu, Daniel!

Sobre a dificuldade em conseguir a perlita: aqui na minha cidade também não encontro isso...
Eu consegui o material importado da Argentina, através de uma importadora de Porto Alegre. Depois, banquei o custo do envio pela transportadora que eles indicaram. Tenho o endereço de MSN da pessoa que me atendeu... Ou posso indicar o endereço de e-mail...
De repente, uma compra conjunta envolvendo usuários da mesma cidade poderia ficar mais em conta!


Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI

https://www.facebook.com/flora.pandini
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Obrigado pessoal...

Então no próximo mix irei excluir a vermiculita... E vou substituir por isopor em flocos, aqueles de encher puffs e travesseiros e acho que o isopor é mais barato. E tambem vou substituir o pó de coco por isopor heheheh. já que da um trabalho que nem sempre é compensado...
O que está me custando o rim é o sphagnum e o pó de coco.
Só o carvão que vi que é sempre bom colocar uma porcentagem mínima entre 2% a 10% vou apenas diminuir essa porcentagem.

Obrigado pelos comentários pessoal, vou ir testando aqui.


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Já vou excluir a vermiculita dos meus substratos, o Daniel já tinha me dito dela alcalinizar, mas não sabia dela liberar os minerais... Mais uma coisa contra!!

Que bom que por aquí é fácil de encontrar isopor.
Acho que vou acabar usando no meu substrato sphagnum, areia e isopor em proporções variadas de acordo com a espécie (para algumas que gostam de mais água, 3-1-1, para as que gostam de menos, 2-1-1) será que fica bom?

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem