Que substrato usar em Pings

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Que substrato usar em Pings

Mensagem por Yuri_Gpi »

Olá, não sei bem onde postar se é aqui ou em iniciantes, se for por favor movam-o para mim

Como devem saber ganhei sementes de sarras do Maciel, e de brinde veio seeds de ping P. x Sethos, e vendo algumas fotos no fórum vi que não é somente musgo Sphagnum, mas também pedriscos, e não sei que substrato usar, então gostaria que me dissessem o que usar.

já aproveitando o tópico, e pras sarras somente musgo?

Quanto tempo leva pra germinar?

Abs,

Yuri Ávila


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Para as seeds de P. 'Sethos' use 60% de areia e 40% de Sphagnum e para as sementes de Sarras use o inverso ;) . O tempo de germinação para a Pinguicula é de 3/4 semanas, já Sarracenia pode levar até 3/4 meses :shock: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Pode se usar substrato vermiculita 40% areia 40% e sphagnum 20%?O substrato mineral deixa a raiz mais forte, porém a Ping será menor,o que fazer : maluco :


Att.




Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Yuri_Gpi escreveu:já aproveitando o tópico, e pras sarras somente musgo?

Quanto tempo leva pra germinar?
Yuri... não sei se tô atrasada, mas enfim.... tb recebi as sementes de sarra do Marciel e estou fazendo como ele citou num topico aqui no forum:
germinar sarracenias - dicas

Apesar de saber q as sementes são fresquinhas, as minhas coloquei na geladeira até pq minha sarra tb está lá tirando um cochilo..

Tb achei um outro post bacana:
ideia pra plantar sarracenia purpurea

Embora o autor do topico se refira à S. purpurea, tb serve pras outras sarras (pelo menos eu acredito q sirva... hehehe)...Achei legal a idéia e acabei colocando o musgo num potinho tipo de sobremesa bem fechadinho e na semana q vem já posso retirá-los do cochilo e estou torcendo pra ter sucesso... :lol:

Espero q tenha sucesso com as suas tb... : joia :
CauPlantas escreveu:Pode se usar substrato vermiculita 40% areia 40% e sphagnum 20%?O substrato mineral deixa a raiz mais forte, porém a Ping será menor,o que fazer
Caue.... sem desespero... :lol: :lol: :lol: :lol: Posso estar enganada (e corrijam-me se estiver) mas acho q "o q fazer" vai depender do q você quer priorizar... raizes fortes ou crescimento maior?

Cultivar uma planta seja carnivora ou não, não é regra matemática... você sabe os parametros do certo, do errado, mas a forma como fazer pra se chegar lá vai depender da resposta q cada individuo te dá ao longo do processo e tb o q pra você é mais interessante...

Nosso amigo Rodrigo sempre bate numa tecla q eu acho bacana: comece pelo básico, veja como a plantinha se comporta e qdo tiver uma outra da mesma especie, aí você pode tentar variações e/ou fazer experiencias, pq assim, você não corre o risco de perder sua "filha unica" e o pior, sem conseguir identificar onde errou... ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Hmm..Obrigado pelas dicas Fátima : joia : !Acho melhor começar por raízes fortes para menos problemas,quando tiver mais experiência talvez opte por plantas maiores :vixe:


Att.




Cauê J. Tamagusku


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Não, não está atrasada Fátima, meu musgo ainda não chegou, brigado...Por enquanto, até meu musgo chegar estou guardando-as na porta da geladeira...

PS.:

Uma pequena duvida :oops: :oops: :oops: :As seds de sarras sei que precisão de estratificação, mas as de pings :shock: :shock: ?


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Yuri, apenas as sementes de Drosera de clima temperado, Cephalotus (talvez :roll: ), Darlingtonia e Sarracenia necessitam ser estratificadas. As demais PCs não precisam deste artifício ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Olha ouvi dizer que a vermiculita com o passar do tempo deixa o solo alcalino podendo prejudicar as Pings,será que posso substituí-lo por perlita ou isopor?Agradeço desde já :D


PS:Estarei recebendo sementes de P. x Sethos do Marciel,enquanto o substrato não chega,posso guardá-las na geladeira?
Editado pela última vez por CauPlantas em 11 Set 2013, 10:51, em um total de 1 vez.


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

CauPlantas escreveu:... ouvi dizer que a vermiculita com o passar do tempo deixa o solo alcalino... :D
Cauê,

Por isso não utilizamos a vermiculita pura como substrato. Na proporção da mistura não haverá a alcalinização. O sphagnum é ácido, por isso não há com o que se preocupar.

Abç


Avatar do usuário
CauPlantas
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 980
Registrado em: 07 Ago 2013, 10:02
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 393 vezes
Agradecimentos: 243 vezes

Mensagem por CauPlantas »

Valeu pela dica Marciel : joia :


"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."

(Carlos Drummond de Andrade)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem