As belezas da Carolina do Norte

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

As belezas da Carolina do Norte

Mensagem por rdrgobra »

Como de costume, ao visitar o CPUK me deparei com o relato de uma expedição ao estado americano da Carolina do Norte com o intuito de mostrar toda a exuberância da flora carnívora local. Essa aventura foi dividida em dois tópicos, a saber:

Plantas carnívoras da Carolina do Norte - Parte 1

Percebam que nesta primeira parte, mesmo sendo mostrado vários géneros de carnívoras, é dado um destaque especial as espécies Sarracenia que são comuns nesta região.

Plantas carnívoras da Carolina do Norte - Parte 2

Aqui o enfoque centra-se nas Dionaea, Drosera e Pinguicula. Vale lembrar que o hemisfério norte encontra-se atualmente no auge do Verão, e sendo assim as PCs estão em pleno desenvolvimento :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Desta vez não foi a estufa de algum gringo e sim o habitat o que me deixou maravilhado.

Bom, eu não gostaria de encontrar uma viúva negra pelo caminho. :afraid:
Agora duas coisas, o membro que postou isso lá no cpuk deve ser um cultivador e claro que também deve ter muitas plantas carnívoras e dá forma como citou o roubo de dionaeas é como jogar pedra em quem telhado de vidro.
A outra é que como no hemisfério norte as estações são bem definidas as plantas tem que se desenvolver bem rápido para aproveitar o curto espaço que elas tem para isso.

Por aqui não se sabe em que estação estamos.

A propósito o Brasil é um dos poucos países do mundo que tem 8 estações.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Que lugar chato neh. 8-)

Repararam no lance da relação da Dionaea com o fogo?

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, eu fico feliz que tenha curtido o tópico. As vezes é bom ver como as plantas se comportam na natureza e, eu posso estar enganado, mas muitas delas aparentam ser mais bonitas e vistosas quando estão em seu habitat, do que quando cultivadas.

Eu confesso que encarei o relato do "roubo" das Dionaea muito mais como um desabafo, do que como uma indireta. No entanto você tem razão em sua observação, ou seja, para abordar tal assunto antes de mais nada faz-se necessário uma autocrítica profunda, do tipo que expõe a parte ruim deste hobby (coleta ilegal de sementes visando aumentar a coleção e satisfazer o próprio ego), o que poderia acabar respingando não somente nele, mas em todos os grandes cultivadores/produtores de PCs :roll: .

Voltando ao assunto principal, por aqui a maioria das plantas que temos são um tanto quanto "folgadas", pois contanto com um clima agradável a maior parte do ano, por que cargas d'água elas se dariam ao trabalho de se desenvolver rápido :mrgreen: . Agora quanto a termos 8 estações, eu confesso que não entendi esta história. Explica isso melhor, amigo :? ?

Marciel, este lance do fogo foi algo desconhecia, mas repare que as PCs ali o mato costuma ficar alto o que gera sombra para as Dios que precisam de muito Sol. Se não houvesse essas queimadas de tempos em tempos, seria inviável a existência dessas plantas nesta região ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu: Voltando ao assunto principal, por aqui a maioria das plantas que temos são um tanto quanto "folgadas", pois contanto com um clima agradável a maior parte do ano, por que cargas d'água elas se dariam ao trabalho de se desenvolver rápido :mrgreen: . Agora quanto a termos 8 estações, eu confesso que não entendi esta história. Explica isso melhor, amigo :? ?
Rodrigo,

Eu passei uma temporada, quase 6 meses, fazendo estagio numa fabrica em Ann Arbor/EUA que fica na divisa com o Canadá. Cheguei lá no inverno e passei muito pela região quando dava folga. Era impressionante os campos de cultivo tudo branco. Quando o inverno acabou e a neve começou a derreter era uma coisa triste, nada parecia ter vida. Mas como no sertão brasileiro que quando cai uma chuva tudo renasce e floresce por lá é a mesma coisa.
O duro é que uns 45 dias depois da entrada da primavera nascem as flores e haja polem, eu não parava de espirrar e fui informado que aquela era a época com o maior índice de problemas respiratórios nos hospitais.

Quanto as 8 estações é apenas teórico, pois aonde acontece acho que não exista qualquer separação de estações. Como o Brasil é dividido pela linha do Equador então teoricamente na parte de cima é verão por lá agora.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem