Orquídea identificada: Miltoniopsis sp. (híbrida)

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Orquídea identificada: Miltoniopsis sp. (híbrida)

Mensagem por Fatikn »

Oi, gente... será q vcs podem me ajudar com essa não carnivora?

[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-Mnhr ... G_3963.JPG[/thumbnail]

[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-AYCm ... G_3962.JPG[/thumbnail]

Comprei como miltonia.....mas qdo fui pesquisar sobre os cuidados q devo ter com ela, me deparei com essa dúvida. É uma miltonia ou uma miltoniopsis? :? pelo q entendi, as miltonias são originárias do br e suportam bem o calor, não tolerando tanto assim o frio, já as miltoniopsis, se entendi direito, vem de outros paises da america do sul e já preferem mais o friozinho.... com informações tão desencontradas não sei como fazer... será q tem algum orquidófilo de plantão pra me dar um help?

Estou esperando ela parar a floração pra trocar de vaso tb... parece bem apertado... e aí fica outra dúvida: qual o melhor substrato pra ela??? :roll:

Brigadin!! ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, eu posso estar enganado, mas creio que esta Orquídea seja uma Miltonia sp. e, sendo assim, em seu cultivo deve ser usado algum substrato que retenha bem a umidade (Sphagnum). Na realidade mesmo que seja uma Miltoniopsis sp., fora o detalhe da temperatura, esta outra Orchidaceae também gosta de muita umidade e o mesmo musgo deve ser usado para cultivá-la. A adubação deve ser feita a cada duas semanas com um fertilzante que contenha a formula 10-30-20, para estimular a floração que ocorre na Primavera.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Seja quem for é uma Orquidea muito bonita.

Bela compra. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Q legal! fiquei feliz em saber q o substrato dela é o sphagnum.... =) Esse eu tenho de monte aqui (pq será??)...rs...rs... Brigada pelo help, Rodrigo!! Agora já posso colocar uma etiqueta de identificação nesse vasinho : joia :

Marciel.. além de bonitas elas têm um perfume muito bom... :D


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

É uma Miltoniopsis híbrida, adoro elas. :)

Talvez possa ter sido confundida por causa que Miltoniopsis (Que significa parecido com Miltonia :roll: ) foi recentimente separado de Miltonia, e alguns orquidários preferem manter a nomenclatura antiga.

Até onde eu sei, os habitats naturais de Miltonia fica no sudeste, então, independente de qual das duas, cultive "in outdoor"


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, rendo-me aos conhecimentos em Orquidofilia do Gabriel, portanto anote aí; sua Orquídea é uma Miltoniopsis sp. (híbrida) e não uma Miltonia sp., confirme havia dito antes.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

OI. Gabriel!!

Obrigada!!! Pelo q entendi é uma classificação recente e por isso as informações ainda são desencontradas, né?? Brigada mesmo! agora vou procurar cuidar direitinho dela... :mrgreen:

Brigada, tb, Rodrigo! ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Fátima, uma pequena correção com relação ao tipo de substrato para esta Orquídea; Use um tipo misto composto por fibra de coco, casca de pínus e carvão, portanto esqueça o Sphagnum. Regue a planta em torno de 3/5 vezes por semana, atenha-se apenas ao fato de que o "solo" deve secar ligeiramente entre as regas. Sinto muito pela dica furada que lhe dei e espero sinceramente que nada de mal tenha se sucedido com sua planta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

rdrgobra escreveu:Sinto muito pela dica furada que lhe dei e espero sinceramente que nada de mal tenha se sucedido com sua planta.
Oi, Rodrigo!
Não foi dica furada não... segundo o Gabriel (gasagarcia), ele me explicou q (vamos ver se fiz a lição de casa direitinho, Gabriel...rs..):

elas toleram temperaturas entre 20 a 25°C no verão e 15 a 18°C no inverno...sendo q menos q 12°C prejudica a planta

não toleram a luz direta, por isso é preciso mantê-las sob luz indireta ou filtrada e gostam da umidade alta (entre 50% e 80%)

O substrato pode ser o sphagnum e cascas ou só o sphagnum e ele deve secar entre as regas (não pode encharcar).

A adubação deve ser feita de 15 em 15 dias e posso usar o adubo na formulação 10-10-10

Eu tenho feito assim, e até troquei o substrato dela na semana passada, qdo as flores secaram...O vaso em q ela veio estava apenas com o sphagnum... aí o mantive assim... :D

Ah! e, ainda segundo o Gabriel, "na dúvida, cuide como se fosse uma nepenthes"....

Mesmo assim, Rodrigo, agradeço a sua preocupação... : joia :

Agora, no momento a miltoniopsis tá sem flor... mas tá bem... ainda não percebi se sentiu ou não a troca do substrato, mas estou danto tempo ao tempo.... Espero ser recompensada em breve... :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ufa!!! Eu li uma informação em um site de Orquídeas e pensei que tivesse passado informação errada. Bom Fátima, neste caso desejo-lhe sorte no cultivo desta planta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem