Higienizando areia de construção

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
NARDOLEX
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 13 Jul 2013, 13:41
Localização: Olinda, Pernambuco.
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por NARDOLEX »

Eu percebi que a areia de frigir (areia de construção bem fina usada para acabamento) retém muito bem a umidade. Depois de devidamente higienizada, posso utilizá-la para compor o substrato junto com o sphagnum em uma proporção de 1:1 ? Se precisarem, eu posso enviar uma foto da areia.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Leonardo.

Vivendo e aprendendo, rs. Não conhecia esse termo "areia de frigir".

Você está certo, dá para utilizar a areia sim. Quando usado para compor o substrato de Droseraceaes, pode ser a de granulometria fina. Se a finalidade for para um substrato mais aerado, deve ser a de granulometria grossa.

E neste tópico falamos sobre as opções de substrato.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Hugo Leonardo, confesso que também desconhecia esse termo, mas fazer o que se o idioma herdado de Portugal é tão rico em termos linguísticos :mrgreen: .

Apenas para completar as dicas dadas pelo amigo Marciel, abaixo seguem outros links que podem te ajudar neste inicio de cultivo;

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Obs.: Para uma melhor orgnização do fórum, eu promovi a fusão do seu tópico com este daqui : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
NARDOLEX
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 13 Jul 2013, 13:41
Localização: Olinda, Pernambuco.
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por NARDOLEX »

Bom, eu não quero ser indelicado, mas boa parte destes tópicos eu já havia lido antes. Por sinal, foram eles que me motivaram a me registrar no fórum. Talvez por falta de atenção ou por inépcia(só para falar difícil :)) eu não os tenha compreendido bem. Agradeço a imensa paciência que vocês tem tido comigo. O que aconteceu foi que eu confundi a areia de quartzo (areia branca parecida com a da praia e às vezes utilizadas em aquário), a de sílica (muito usada em aquários ou para higiene de gatos e geralmente esbranquiçada) e a de construção civil ou areia de frigir (meio acinzentada e bem fina). Em fim, eu viajei na maionese. Compliquei demais uma coisa simples, tudo por causa de um confusão entre nomes, quando tudo o que eu precisava era de um bocado de areia de frigir que eu já tinha em casa!!!
Novamente muito obrigado e por favor aceitem as minhas sinceras desculpas. :roll:


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não há o que se desculpar amigo, pois você é iniciante e, sendo assim, é natural ter dúvidas ;) . Aliás, é melhor tirá-las no fórum do que se aventurar em um terreno desconhecido, vindo a fazer besteira :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu comecei com areia de construção como o Marciel indicou, mas logo em seguida passei para areia de filtro de piscina que vem limpa.
Basta uma água e já está limpa e depois ferver como indicado no inicio do tópico.

Quanto a questão de preço, aqui na minha cidade é R$ 12 um saco com 25kg.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Paulo escreveu:Pessoal,

Quanto a questão de preço, aqui na minha cidade é R$ 12 um saco com 25kg.
Paulo
Realmente 25Kg é muita areia por apenas 12 reais.

Mas prefiro a areia de construção, pois consigo a mesma de graça :D.

A diferença é que tenho mais trabalho para torna-la apta para utilização, mas não ligo pra isso, pois é a parte fácil, difícil é separar o musgo das folhas que vem nele, haha. Eita trabalho chato.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

Bem legal este tópico e bem util!!
Já tinha visto vários lugares falando em como fazer isto, mas eram formas diferentes!! Vou fazer como você recomendou!!


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
lello_dias
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Out 2014, 12:04
Localização: Maracanaú, Ceará
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por lello_dias »

Então a chamada "areia-grossa" pode ser utilizada sem medo para o processo? Providenciando hoje mesmo. =D


LELLO Dias
junior987
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 19 Set 2014, 21:31
Localização: São Paulo SP
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por junior987 »

Boa, vou fazer desse jeito agora.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem