Minha 1° experiência com dormência induzida!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
lello_dias
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 08 Out 2014, 12:04
Localização: Maracanaú, Ceará
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por lello_dias »

Fatikn escreveu:
lello_dias escreveu: Depois de ter umidificado o rizoma durante a lavagem com água pura e o colocado no saco plástico dentro da gaveta de legumes, terei que umidificá-lo de vez em quando com pulverizador? Se sim, de quanto em quanto intervalo de tempo?
você não precisa umedecer mais o sphagno, Wesley... uma vez lá dentro, o próprio saco plástico (ou pote), vai manter a umidade necessária pro período de dormência induzida.
lello_dias escreveu:- Quanto a luminosidade, devo deixar - sei lá... - uma lanterna dentro da gaveta refrigerada para que a planta tenha um pouco de luminosidade durante dados intervalos de tempo?
Tb não há com o q se preocupar com a iluminação... aqui já fiz a dormência induzida de minhas sarracenias e de minhas dionaeas por dois anos consecutivos e toda vez q elas saem desse processo, tem muito mais vigor e energia pra se desenvolverem a pleno vapor. Em nenhuma dessas ocasiões q fiz a dormência induzida, me preocupei com o quesito iluminação e tudo correu muito bem, do inicio ao final. E depois q acordam, elas tem muito mais vigor pra se desenvolver plenamente. A minha única preocupação durante o processo é sempre com os fungos, mas tb, por aqui, não tive nenhum episódio q fosse relevante ou q comprometesse o processo.

: joia :

Obrigado pelo esclarecimento, Fatikn. Com certeza bastante útil para minha confiança. Bom cultivo. o/


LELLO Dias
Avatar do usuário
Rodrigo Selis
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 69
Registrado em: 10 Nov 2012, 18:10
Localização: Brumado
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodrigo Selis »

Eu fiz a dormência induzida somente colocando a jardineira num saco zip-lock, e posteriormente na geladeira, e funcionou muito bem. Não tenho coragem de mutilar a plantinha... :/


Rodolfo Carvalho
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 15 Dez 2014, 18:36
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodolfo Carvalho »

Eu gostaria de saber se eu podeira colocar minha planta para dormência induzida com jarro e tudo, pois estou com medo de fazer besteira :oops:
quando comprei minha Dionaea o vendedor disse que usava uma mistura de pó de coco e ele disse que era difícil aqui em João Pessoa encontrar musgo ESPHAGNUM.

[thumbnail]https://imageshack.com/a/img661/1009/yTarbV.jpg[/thumbnail]

Também gostaria de saber se devo trocar esse substrato agora e quando seria o melhor período para eu colocar minha planta para "dormir" aqui em João Pessoa. :geek:


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

A planta está muito bonita, acho que por hora você pode ir cultivando ela nesse substrato até que tenha o musgo sphagnum em disponibilidade para você.
Quando eu realizei dormência induzida em minhas sarracenias eu optei por cortar todas as armadilhas e usar algum antifungos, visto que dentro da geladeira é bem mais fácil ocorrer uma infestação que pode ser fatal a sua planta.
Quanto a dormência, você pode definir esse período. Entretanto não se esqueça de repetir o processo todos os anos na mesma época. Eu induzo as minha na época correspondente ao inverno da minha região (mesmo induzindo raramente, visto que todas as minhas plantas entram em dormência de forma natural), que vai de Maio até o fim de agosto. Você pode optar por seguir essa data se achar necessário.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Rodolfo, concordo com o Fernando... a sua dio tá bem e acho q eu só trocaria o substrato e a cultivaria normalmente até chegar a época do inverno...

Aqui eu induzo à dormência a minha sarracenia e as dionaeas de junho até setembro...

Eu indico a leitura desse tópico sobre a dormencia induzida. Ele é extenso, mas leia-o todo, pois reune o relato de várias amigos acerca desse tema ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Rodolfo Carvalho
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 15 Dez 2014, 18:36
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Rodolfo Carvalho »

Além disso eu gostaria de saber se quando eu fizer a dormência eu poderia colocar com JARRO E TUDO na geladeira.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodolfo,

Quando for induzir a dormência coloque o vasinho inteiro dentro de um saco plástico limpo e coloque na parte inferior da geladeira por três meses. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Pode, mas eu optei por tira-la do vaso pq estava fungando o musgo, recomendo esperar o proximo inverno, vish nesse proximo inverno umas 14 plantas vão pra geladeira HU3H3U3HU3 :|


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
d18
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Dez 2014, 14:28
Localização: São Paulo
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por d18 »

Mas tem que deixar elas em dormência SEMPRE dentro da geladeira??

Ou deixa durante o dia e tira a noite, ou tira da geladeira por algumas horas e coloca de volta, precisam de alguma luz solar, ou é na escuridão total esse tempo todo??? :o :o


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Então,

A idéia é simular o inverno do habitat original da Dionaea.

Se na sua região prevalecer temperaturas baixas constantes durante o inverno, talvez não seja necessário induzí-las.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem