Micróbios Marinhos Digerem Plástico

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Micróbios Marinhos Digerem Plástico

Mensagem por MarcielS »

Micróbios Marinhos Digerem Plástico


Publicado em 28 de março de 2011, nature.com/news

A microscopia eletrônica revela habitantes de um saco plástico pescada no Mar de Sargaços. Bactérias especializadas parecem comer o lixo plástico que jogamos no oceano. Mas se eles estão limpando nossos venenos ou simplesmente passando-os de volta para a cadeia alimentar continua a ser uma dúvida.

O oceano contém grandes quantidades de plástico, principalmente como minúsculos fragmentos flutuando logo abaixo da superfície. Sob um microscópio de elétrons, cada pedaço de "confete de plástico" se torna "um oásis, um recife de atividade biológica", diz o microbiologista marinho Tracy Mincer do Instituto Oceanográfico Woods Hole, em Massachusetts.

Mincer e seus colegas examinaram pedaços de linha de pesca, um saco de plástico e um nurdle plástico (a pré-produção de pelotas de plástico) que pescou no Mar de Sargaços, uma área do Atlântico Norte, onde as correntes fazem os detritos se acumularem. A região como um todo contém mais de 1.100 toneladas de plástico.

A microscopia eletrônica de varredura revelou células de bactérias como a vida em buracos no plástico, como se estivessem comendo fora da superfície.

"Eles se parecem com você tomou um briquete de assado quente e jogou na neve", diz Mincer. "Você vê esse pouco de fusão de todo o exterior das células, e eles estão apenas escavando no plástico."

Os micróbios foram encontrados digerindo plástico nos aterros, ele diz, mas esta é a primeira evidência de bactérias marinhas quebrando o plástico no oceano. O trabalho foi apresentado a 5 ª Conferência Internacional Lixo Marinho em Honolulu, Havaí, em 24 e 25 de março.

Desaparecimento de detritos
A bactéria que come plástico pode ajudar a explicar porque a quantidade de detritos no oceano se estabilizou, apesar de a poluição continuar. Mas os pesquisadores ainda não sabem se a digestão produz subprodutos inofensivos, ou se podem introduzir toxinas na cadeia alimentar.

"Para entender se é uma coisa boa ou não, temos que entender todo o sistema", diz Mincer.

Os plásticos contêm toxinas, como os ftalatos, e também absorvem mais substâncias químicas tóxicas, tais como poluentes orgânicos persistentes do oceano, diz Mark Browne, ecologista da Universidade de Dublin, na Irlanda, que não estava envolvido com o projeto.
Os produtos químicos podem lixiviar para fora nos animais microscópicos que se alimentam as bactérias, ou discriminadas microscópicas partículas de plástico pode entrar nas células e liberação de seus produtos químicos há, diz ele.

"Seja ou não esse material passa então a cadeia alimentar é algo de fundamental importância", diz ele. "É mais um mecanismo para que as partículas de plástico que jogamos fora potencialmente voltar para nos assombrar".

Os amantes de plástico
A análise genética mostra que as bactérias presentes no plástico diferem daquelas na água do mar circundante ou de algas nas proximidades, diz o microbiologista Linda Amaral-Zettler do Marine Biological Laboratory, Woods Hole. Até agora, as seqüências de DNA obtidos por seu laboratório mostram que quase 25% das bactérias em uma superfície de polietileno foram vibriões, as bactérias do mesmo grupo que a bactéria da cólera.

"Isso foi uma surpresa, porque normalmente na água do mar eles iriam estar presentes em concentrações muito menores", diz Amaral-Zettler, que acrescenta que ela ainda não pode dizer se essas cepas são patogênicas. O vento e as correntes oceânicas juntam plásticos de todo o mundo, por isso o que não faz parte do mar vai escapar dos efeitos da atividade bacteriana.

Amaral-Zettler e Mincer também encontrou evidências genéticas e microscópio de eucariontes - organismos com células mais complicadas do que as bactérias - no plástico. O que ela chama de "plastisphere" pode conter as comunidades que vivem complexo. "Pode ser um pequeno mundo que nós criamos, para melhor ou para pior."

Os cientistas do Wood's Hole objetivo de amostra de plástico mais oceano e isolar, cultura e identificar os microrganismos encontrados no mesmo. Então, eles podem determinar se e como eles estão digerindo o plástico e veja o que os subprodutos são.

Referências
Lavender Law, K. et al. Science 329 , 1185-1188 (2010). Lavanda Lei, K. et al. Science 329, 1185-1188 (2010).

...


Fêla
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 144
Registrado em: 03 Mar 2011, 23:37
Localização: Cotia-SP
Contato:

Mensagem por Fêla »

Muito legal esse artigo!

Já tinha ouvido falar de organismos que se alimentam de plástico, mas nunca pensei que eles existissem no mar.

Também é bom saber que algum ser vivo é capaz de transformar o plástico em uma velocidade maior do que a decomposição natural. Vamos torcer para que não hajam muitos efeitos negativos para a natureza.


Abraços

Fêla
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=943&start=0]Growlists & Wishlists[/url]
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Muito bom... Bem que podiam usar eles de algum modo pra ajudar a tirar esse excesso de plástico que o pessoal joga no mar, mas vai que dá um desequilíbrio... depende só da gente mesmo =P

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

a natureza é incivel e esse é so mais um esemplo,quando poderiamos imaginar que a uma bacteria marinha se alimento de plasticom,tomara que nao tenha efeitos negativos.Diviamos usar
menos sacolinhas plasticas,ou usar um material que pelo menos se decomponha mais rapido
obrigado por mostrar o estudo MarcielS


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

bom aqui na minha cidade já esta proibida a sacolinha tradicional!
agora ou paga pela sacola biodegradável ou usa as retornaveis, ou caixas de papelão....
mas mesmo assim ainda tem muito plantico por ai.....
pelo menos foi um primeiro passo.
t+


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem