Tipos ideais de substrato

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Tej
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jul 2014, 17:28
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Tipos ideais de substrato

Mensagem por Tej »

Boa noite gente, meu nome é Tej e eu comecei a realizar um sonho de criança que era ter algumas espécies de plantas carnívoras. Eu comprei 7 tipos de plantas, todas estão pequenas e o vaso delas é aquele preto bem pequenininho que vem com elas na loja. Eu vou transplantá-las para vasos maiores e queria a ajuda de vocês para me indicarem o "melhor" tipo de substrato para cada planta. Eu sei que não existe um tipo ideal de substrato e que várias combinações podem funcionar para uma mesma planta. O meu objetivo aqui é apenas não criar um substrato que seja nocivo para determinada planta. Segue abaixo as plantas e o material para substrato que disponho:

Darlingtonia
Drosera Burmannii
Drosera Capensis
Nerphentes (não sei a espécie, deve ser das mais comuns)
Sarracenia
Cephalotus
Pinguicula (verde)

2 pacotes de 15 litros de perlita
2 pacotes de 20 litros de vermiculita
2 sacos de fibra de coco
2 sacos de pó de fibra de coco
8 saquinhos de musgo sphagum seco
2 pacotes de musgo esfagno fresco (para colocar na superfície do vaso)

Minha ideia inicial era misturar tudo e utilizar a mesma mistura para todas as plantas mas aí me veio a ideia de me consultar com vocês antes. Quem tiver a experiência necessária eu gostaria que opinasse.


Grato.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Tej, tudo OK? Bom vamos por partes, a saber:

1) Para Darlingtonia, Drosera (burmanni e capensis), Cepahlotus e Sarracenia use musgo Sphagnum + perlita.

2) Para Nepenthes use a fibra/pó de coco + musgo.

3) Para Pinguicula use areia grossa de rio, perlita e vermiculita. Finalize com uma camada de areia de rio fina na parte de cima após acomodar a planta no vaso.

4) Com exceção das Pings, o musgo vivo pode ser usado para decorar os vasos das demais PCs.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Tej
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jul 2014, 17:28
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Tej »

Olá Rodrigo, obrigado pela ajuda. Me tira outras dúvidas, se meu musgo não for suficiente eu posso usar a fibra de coco para substituí-lo no caso da Darlingtonia, Drosera (burmanni e capensis), Cepahlotus e Sarracenia? Posso colocar vermiculita nelas também?

Ta escrito na embalagem da fibra de coco que ela vem com bagaço de cana, tem problema?

Onde eu encontro areia de rio? É esse o nome de venda dela?


Grato.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Tej, preste atenção:

1) Não use fibra de coco em outra PC que não seja do género Nepenthes. Agora quanto a esta que possui aí, com a informação de que mesma contém bagaço de cana convém descartar seu uso, pois não há como saber se este "ingrediente" a mais não irá intervir no desenvolvimento das Neps.

2) A vermiculita pode ser usada em PCs que não sejam do género Pinguicula, mas perceba que a quantidade não deve ser superior a 40%. A proporção 1:2 (1 parte de vermiculita para 2 de musgo) é mais do que suficiente.

3) Areia de rio pode ser encontrada em lojas de aquarismo, porém uma solução mais em conta é adquirir areia de filtro de piscina que é achada em estabelecimentos específicos.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem