Tentando germinar sarracenias

Assuntos sobre sarracênias.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Tentando germinar sarracenias

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Já é pela segunda vez que estou tentando germinar sarracenias, mas a unica coisa que consegui foi fungos, mesmo usando Captan. : maluco :

Na primeira tentativa foi no inicio do ano quando me interessei por plantas carnivoras, a segunda foi a uns 20 dias quando já achava que sabia alguma, bom agora eu vou para a terceira tentativa.

E antes dessa nova empreitada eu resolvi pesquisar e achei diversas informações que achei interessante.
1- É uma planta altamente resistente
2- Precisa de sol pelo menos 15 horas por dia
3- Morrem com luz artificial pois nenhuma fornece a quantidade de luz necessária

Essas foram as informações que peguei na internet e agora vou tentar germinar-las usando o método desse link https://www.carnivorousplants.org/seedb ... acenia.htm" onclick="window.open(this.href);return false; que está em inglês, mas basta usar o tradutor.

Alguém tem mais alguma informação ou experiência para contar?


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

Contra os fungos usa pó de canela,ele tem propriedades fungicidas.


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Ola Paulo! Voce esta correto. As sarras nao aceitam muito bem iluminaçao artificial assim como as droseras e dioneas. Sao sim plantas muito resirtentes. As minhas ficam na area de serviço sem proteçao alguma contra ventos (setimo andar) e nao envergam de maneira alguma. Ja tive problemas com acaros logo resolvido com raid. Esperimente usar outro tipo de substrato para germinar ou mude o procedimento de higienizaçao do mesmo. Os esporos geralmente estao no substrato, chamados de fungo de solo. As vezes tambem estao juntos das sementes por problemas relacionados com a higiene no momento de colher os frutos. Ate onde sei 'esporos' sao incrivelmente resistentes. Nao perca as esperanças e boa sorte! 8-)


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Opa... Boa sorte...

Tambem estou na jogada...
Colequei semana passa umas sementes de Sarracenia purpurea na geladeira.
Mas colequei sem fungicida nem nada.
Agora só esperar uma 5 semanas e ver no que da...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

A minha Germinou em ambiente normal, junto com outras droseras.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Eu tenho algumas ainda plantadas e veremos o que acontece. De qualquer forma vou plantar mais hoje seguindo as instruções do link que postei.


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Que pena ter dado fungo nelas Paulo, eu estou com aquelas lá plantadas agoram estou na mesma que voce, só na expectativa...
Usei o mesmo método do link que voce passou, estratifiquei usando ziplock com sphagnum vivo picado dentro, mas começaram a fungar após 1 mês e 1 semana, e plantei elas, deu um trabalhão, pois plantei uma a uma com uma pinsa :lol:

Bom algumas começaram a fungar, ontem passei o CAPTAN por tudo aqui, e parece que os fungos estão mortos, mesmo os que já estavam formados, e as seeds mais prejudicadas eu retirei do substrato e taquei fora...

até hoje germinei uma seed que minha planta produziu, de 8 seeds uma nasceu, Pois não estratifiquei na geladeira, apenas plantei diretamente...
Está crescendo bem o seedling....
Boa sorte com as suas.
Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Pow complicado mesmo essas sementes, já tentei plantar S. Purpurea 2 vezes,
nas 2 utilizei GA3. Na primeira vez germinou umas 6 e morreu tudo, na segunda tentativa germinou 2 e também morreram...

Eu deixava na estufa com uma lampada de 16w 12h por dia, se eu soubesse disso antes...

Será que eu compro mais uma lampada e coloco o timer pra 16h? Se pelo menos 1 sobrevivesse pra mim estaria ótimo! :cry:


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Poxa que pena em Crytech acho que as Sarras são marrentas mesmo, curtem o Outdoor :/
acho que meu seedling de S. flava vou por no sol direto mesmo pequeno...

Boa sorte da próxima vez... tente deixar na janela pegando sol quando tiver, uma dessas ela se fortalece.
Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Pqp... Começou o ataque dos fungos aqui e não está nem a 3 semanas... É froid... O que eu posso fazer aqui?

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem