Substratos para Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Aqui o musgo puro fica com cheiro ruim e quando do o banho semanal nos vasos, escorre a uma agua bem sujo, mas é o que tem o melhor escoamento da agua.

O mix que eu descrevi nos post anteriores fez, aparentemente, meus seedlings crecerem mais rapidos do que em sphagnum puro. E as neps que coloquei aceitou muito bem.

Eu recomendo a quem não tem paciencia de ficar testando e tem tempo pra ficar dando esse banho sempre, que use o sphagnum puro.
Mas pra quem tem paciencia pra ficar testando e misturando é muito melhor fazer um mix.

E tambem tem quem diga que o sphagnum puro é o melhor pra ele... Mas o que pode ser bom pra um, pode não ser bom para outros...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

j4ck_666 escreveu:Aqui o musgo puro fica com cheiro ruim e quando do o banho semanal nos vasos, escorre a uma agua bem sujo, mas é o que tem o melhor escoamento da agua.
Não entendi Jack, você informa que os vasos que so tem musgo fica com cheiro ruim e escoa agua suja dele durante banho semanal, e que tem o melhor escoamento d'agua?

Mas musgo que sai agua suja é musgo que está sendo usado sem ter sido catado e higienizado antes de ser utilizado, voce nao higieniza ele antes de usar?

Sobre o melhor escoamento, penso que determinada quantidade de musgo pode apenas absorver determinada quantidade d'agua e o excedente sai. Isso não quer dizer que tenha melhor escoamento que um solo composto de areiao, musgo e isopor por exemplo. :roll:
j4ck_666 escreveu:E tambem tem quem diga que o sphagnum puro é o melhor pra ele... Mas o que pode ser bom pra um, pode não ser bom para outros...
O "Bom" é bem relativo neh, tipo... que diz que é bom, apenas diz isso, mas não esplica isso de forma logica, a informação fica inconsistente.
Ainda tem casos, que a planta está sobrevivendo em determinado solo, mas isso nao quer dizer que o solo é bom, e sim que a planta está tentando sobreviver nele. Talvez se a mesma planta estivesse em um solo diferente, estaria muito mais robusta e saudavel. :mrgreen:

abraço


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Daniel Souza escreveu: Não entendi Jack, você informa que os vasos que so tem musgo fica com cheiro ruim e escoa agua suja dele durante banho semanal, e que tem o melhor escoamento d'agua? Sim, isso mesmo

Mas musgo que sai agua suja é musgo que está sendo usado sem ter sido catado e higienizado antes de ser utilizado, voce nao higieniza ele antes de usar?
Separo só o que é musgo e dou um banho de agua corrente até sair agua cristalina, mas não fervo ele, não tenho como fazer isso sempre.

Sobre o melhor escoamento, penso que determinada quantidade de musgo pode apenas absorver determinada quantidade d'agua e o excedente sai. Isso não quer dizer que tenha melhor escoamento que um solo composto de areiao, musgo e isopor por exemplo. :roll:
Concordo Daniel, mas o problema é que quando uso areia no meio o substrato ele tende a compactar ai gera uma vasão menor da agua, coisa que estou tentando resolver, eu vou testar em breve um mix com isopor ai verei se a vasão vai ser maior ou menor. Como ficou ai?

O "Bom" é bem relativo neh, tipo... que diz que é bom, apenas diz isso, mas não esplica isso de forma logica, a informação fica inconsistente.
Ainda tem casos, que a planta está sobrevivendo em determinado solo, mas isso nao quer dizer que o solo é bom, e sim que a planta está tentando sobreviver nele. Talvez se a mesma planta estivesse em um solo diferente, estaria muito mais robusta e saudavel. :mrgreen:
Concordo plenamente... Mas acho que no sphagnum puro é onde as PCs sobrevivem melhor, então na duvida acho ele seja a melhor saida... Mas como todos nós já concordamos é muito melhor um mix e de preferencia pra cada especie um mix de acondo com ela, o que é dificil...

abraço
Falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

j4ck_666 escreveu:Separo só o que é musgo e dou um banho de agua corrente até sair agua cristalina, mas não fervo ele, não tenho como fazer isso sempre.
Ah tah, então tah explicado.
j4ck_666 escreveu:Concordo Daniel, mas o problema é que quando uso areia no meio o substrato ele tende a compactar ai gera uma vasão menor da agua, coisa que estou tentando resolver, eu vou testar em breve um mix com isopor ai verei se a vasão vai ser maior ou menor. Como ficou ai?
Bom, sempre que digo usar como substrato musgo, areia e isopor não to falando que deve-se fazer uma camada de isopor, uma de areia e uma de musgo, e sim que é tudo isso bem misturado até que fique bem homogeneo ;)
Aqui o solo é como falei, a agua evapora dos vasos que ficam na sombra em cerca de 3 dias, ja vasos que ficam em locais onde pegam um pouco de sol seca todo dia no final da tarde, porisso sempre molho as plantas no horario das 12:00. O escoamento é bem equilibrado, deixando o solo umido e não empoçado. A agua do solo aqui sai cristalina e sem odores. :mrgreen:
j4ck_666 escreveu:Concordo plenamente... Mas acho que no sphagnum puro é onde as PCs sobrevivem melhor, então na duvida acho ele seja a melhor saida... Mas como todos nós já concordamos é muito melhor um mix e de preferencia pra cada especie um mix de acordo com ela, o que é dificil...
Aqui, uso o mesmo solo para quase todas as plantas, chamo de solo basico :mrgreen:

abraço


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Aqui eu misturo bem até ficar homogeneo mesmo...

No mix que eu fiz, não tem odores e a agua sai cristalina tambem, mesmo com os flocos de carvão, ao contrario do sphagnum puro.

HAhhaha... Estou a procura do solo basico...

Não gostei da vermiculita, pq esfarela muito e dizem que com o tempo ela tende deixar o meio alcalino.
O coco acho interessante pra evitar algas e fungos, que vem dando certo, mas da muito trabalho ficar tratando.
Vou substituir esses dois por isopor =D... Vamos ver no que da...

Falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Férias chegando...
Vou ter tempo agora pra trocar o substrato de todas as neps que precisarem! Tem umas que vieram no musgo puro...
Acho que vou usar só musgo + isopor, será que a proporção 3 - 1 está boa?
Daniel, ví você comentando agora e lembrei, você acha que o tutorial pra trocar vaso de neps enraizadas sai até janeiro? É que prefiro esperar pra ter certeza de que estou fazendo tudo certo, de preferência nas férias que tenho mais tempo =P

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Canovaaugusto
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 655
Registrado em: 05 Dez 2010, 00:03
Localização: Santa Bárbara d´Oeste - SP

Mensagem por Canovaaugusto »

Aqui tenho musgo, perlita, vermiculita, e turfa de sphagnum( a turfa tem um aspecto muito parecido com pó de xaxim)... Vi em sites dos portuga, eles usam em suas neps uma proporcão 1/1 de turfa de sphagnum e perlita e eles tem bons resultados, o solo fica arejado e tals!

Acho q usando uma proporção de 1/1/1/1 turfa de sphagnum, perlita, musgo esterilizado(fervido), e isopor... Pode ser bom! Vou fazer uns testes e ver no q dá! ... O q vcs acham?


[url=http://carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=653]Minha Growlist[/url]

[url=http://plantas.carnivoras.com.br/topic1597.html]Minha Galeria[/url]

[img]http://img263.imageshack.us/img263/858/7255pcbr2008b.gif[/img]

Luiz Fernando Canova Augusto
vitorribeirogba
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Nov 2010, 10:39
Localização: Guarabira-PB

Mensagem por vitorribeirogba »

muito origado ae caio por min dar uma dioneia e muito massa
valeu caio


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Canovaaugusto escreveu: Aqui tenho musgo, perlita, vermiculita, e turfa de sphagnum( a turfa tem um aspecto muito parecido com pó de xaxim)... Vi em sites dos portuga, eles usam em suas neps uma proporcão 1/1 de turfa de sphagnum e perlita e eles tem bons resultados, o solo fica arejado e tals!

Acho q usando uma proporção de 1/1/1/1 turfa de sphagnum, perlita, musgo esterilizado(fervido), e isopor... Pode ser bom! Vou fazer uns testes e ver no q dá! ... O q vcs acham?
Oi Luiz,
Eu acho ótimo ter a disposição todos esses materiais pois te dá várias opções de mix.
Os 'gringos' utilizam a turfa por ter mais acesso à ela e nós ao sphagnum puro.
Turfa = Sphagnum decomposto.
Já a vermiculita, a perlita e o isopor cumprem a mesma função no substrato (evitar a compactação e aumentar a aeração) então não hà necessidade em colocar elas ao mesmo tempo.
De qualquer modo não esqueça de postar os resultados dos seus testes de substratos. : joia :


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

ótimo topico....
Daneil e Bruno...estamos aguardando o prometido tutorial!!!
valeu


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem