Substratos para Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Acho que fica legal Bruno... Eu vou usar igual a você mas não vou descartar o carvão por enquanto...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

E se usar apenas sphagnum puro sem ser moido ou triturado??? acredito que manteria a aeração e seria inerte né???

O musgo por aqui não é problema tem em grande quantidade e preços bons, apenas fica a dúvida se pode ser usado puro por exemplo em Neps. :oops:


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Rodrigo pode sim... Já vi gente comentando que é o melhor substrato.
E o melhor é usar ele normal... sem ser moido ou triturado... Pois ele fica bem firme e não segura a agua...
Pra minha N ampullaria eu usei 5 de sphagnum por 1 de areia de filtro, a areia usei mesmo pra completar o vaso que ficou faltando.

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

Se for isso mesmo Jack, aí vai se o céu, por aqui consigo comprar um sacao de musgo por 12,00 a 15,00 (no CEASA) e tem musgo que nao acaba mais, deve dar para encher uma pancada de vasos, para se ter uma ideia na primeira vez que comprei (e foi um que era um pouco menor) enchi dois bogs (o das droseras e o das dionaeas), completei 5 vasos de Neps que foram compradas e replantadas, mais dois vasos com estacas (infelizmente nao vingaram), todos potinhos de semaduras que fiz recentemente (deve ter uns 80++ potinhos), e ainda coloquei em mais uns 8 vasos onde coloquei umas mudas de orquideas (elas estao adorando), mais um mini bog semado com droseras (embalagem de sorvete), mais 6 tampas de embalagem (aquele projeto de sementeiras antigo) onde semeei droseras tambem e hoje estao dentro da nova estufa junto com os copinho de sementes de Neps, e ainda sobrou um bom tanto de musgo :mrgreen:

Como disse será o céu se for realmente o melhor substrato a ser usado puro.


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

hahahha.. cara queria que aqui tivesse musgo barato assim...

Mas o canal mesmo é testar, pois pode dar diferenças por causa das regiões...

Falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Rodgaba, não usou o musgo pra mais nada??? Pouca coisa... kkkkkkkkkkk

Acredito que musgo puro não seja muito bom, pois ele normalmente não leva muito oxigênio às raízes, é pouco aerado, mas não custa tentar...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Miguel Pandini escreveu:Olá, pessoal!
Outro material que é muito usado mas que eu já abandonei faz tempo é a vermiculita. Usei em substrato de sarracênias e o resultado foi desastroso: funcionou maravilhosamente bem no começo, mas depois de dois meses os exemplares que tinham esse material no substrato apodreceram, ao lado dos que não tinham (e que permaneceram saudáveis). Segundo eu já pude me informar, a vermiculita começa a liberar minerais depois de algum tempo em ambiente úmido. Passei a usar em larga escala somente para as minhas não carnívoras (aráceas, crótons, helicônias, etc.).

Miguel,

Foi bom ler isso e eu comprei 2kg de vermiculita um tremendo saco. Acho que vou fazer kibes com ela, pois parece trigo.
E para complementar eu fiz 3 bog´s usando a vermiculita, vou trocar no final de semana por isopor. :twisted:

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

rodgaba escreveu:Como disse será o céu se for realmente o melhor substrato a ser usado puro.
Rodrigo, não é querendo te desanimar, mas não recomendo musgo puro.

Claro que é questão de gosto e opinião. A aqui musgo puro se mostrou ruim.
Primeiro que ele absolve bastante agua, segundo que a aeração fica prejudicada, e o ambiente para as raizes ruim. Ja comprei plantas que vieram em vasos plantadas em musgo puro, ao desencaixar o substrato do vaso senti um cheiro forte e desagradavel vindo do musgo.... cheiro de esgoto... algo detestavel assim saca... ambiente estava maravilhoso para a se formarem enormes comunidades de fungos e bactarias. chato é que as raizes frageis ficam expostas a esse tipo de ambiente denso e inadequado... :|

Não recomendo : bad :


Avatar do usuário
Miguel Pandini
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 55
Registrado em: 28 Jun 2010, 09:42
Localização: Colatina - ES - Brasil
Agradecimentos: 1 vez
Contato:

Mensagem por Miguel Pandini »

Daniel Souza escreveu: ... Rodrigo, não é querendo te desanimar, mas não recomendo musgo puro.

... cheiro de esgoto... algo detestavel assim saca... ambiente estava maravilhoso para a se formarem enormes comunidades de fungos e bactarias. chato é que as raizes frageis ficam expostas a esse tipo de ambiente denso e inadequado... :|

Não recomendo : bad :
Eu avalizo essa opinião!


Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI

https://www.facebook.com/flora.pandini
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Em vasos de musgo puro, melhor não deixar prato com agua em baixo....


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem