Substrato para cactos e suculentas

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Otávio010306
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 121
Registrado em: 27 Mai 2016, 12:13
Localização: Contagem/MG
Agradeceu: 44 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Substrato para cactos e suculentas

Mensagem por Otávio010306 »

Comprei alguns cactos e suculentas,vou transplanta-los de vaso,qual substrato vocês indicam?


A cada dia a natureza me impressiona mais.
Avatar do usuário
GMKleiman
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 109
Registrado em: 02 Nov 2015, 11:12
Localização: Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 39 vezes

Mensagem por GMKleiman »

Aqui uso pra suculentas terra comum com um resto de Perlita pra aerar, sei que elas gostam de solo leve e com matéria orgânica disponível, mas sem muita umidade,
Boa sorte no cultivo,
Abraços


Cultive no amor a sinceridade,
Para receber em igual a verdade,
Ou, em resumo, se assim prefere:
Sem nenhum mal causar,
Faça o que tu queres.
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Olá Otávio, você encontrará muitas "receitas" de substratos para cactos e suculentas na internet, mas vou lhe falar o que utilizo a anos e sempre deu certo, sendo também fácil de encontrar; recomendo utilizar substrato vegetal, aquela terra preta, com areia, de preferência grossa (nunca areia de mar) na proporção 2:1, respectivamente; é muito interessante no fundo do vaso colocar argila expandida, melhora muito a drenagem de água e ainda retém umidade para as raízes, caso você não disponha de argila expandida, utilize pedrinhas de brita, apesar teoricamente elas terem a capacidade de alcalinizar o substrato, isso não ira ocorrer no período de muitos anos, quanto ao vaso sempre gostei mais dos de plástico, no período de crescimento você pode utilizar fertilizantes em suas plantas, mas também não sendo necessário, porque tenho plantas a muitos anos neste substrato sem adubar de nenhuma forma e sempre produziram flores e continuam crescendo. Só não exagera na água que no resto elas se viram! :mrgreen:

Boa sorte com o seu cultivo! : joia :


Otávio010306
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 121
Registrado em: 27 Mai 2016, 12:13
Localização: Contagem/MG
Agradeceu: 44 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Otávio010306 »

Obrigado!Outra dúvida,as Echeverias são de sol direto ou não?


A cada dia a natureza me impressiona mais.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

outra duvida, cactos

após germinadas, já estão com uns 45/60 dias e deixo em sombra. estão do mesmo jeito q ficou com uns 15 dias. não crescem mais.
tenho q por no sol, podem tomar chuvas? são minúsculas.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Olá Otávio; possuo apenas uma suculenta do gênero Echeveria, cultivo esta na rua, completamente a sorte do clima, pega Sol de 40°, frio, chuva, e está indo bem. Acredito que na sua região se ela já for adulta sobreviva tranquilamente a Sol direto, mas isso depende quase que exclusivamente do tamanho, material e cor do vaso em que a planta está, se este vaso de plástico, for preto, e de aproximadamente 10-12cm de diâmetro, por exemplo, seria bom você procurar um local que tenha algum abrigo, que não pegue Sol direto o dia todo, porque um vaso como o do exemplo esquentaria muito, acabando por levar a planta a morte em períodos quentes com muita insolação. Estas suculentas não são muito exigentes, apenas não deixe ela completamente na sombra que ela conseguirá se desenvolver : joia :

Edson, tenho vários seedlings de cactos, todos semeados no mesmo dia, no verão, e estes apresentam tamanhos muito variados, mas depois de 6 meses de germinados eles ainda nem tem 1cm (reparo que se baixar de 20º o crescimento praticamente para), pegam Sol direto pela manhã e claridade forte o dia todo, estão saudáveis mas estagnados no momento por causa do frio. Recomendo coloca-los apenas em sol indireto ou meia sombra, por via de regra cactos quando pequenos não necessitam de muita luz para crescer, o que muda quando estes alcançam certo tamanho, por hora proteja os seus seedlings de Sol direto e da chuva, quando plântulas cactos desidratam muito facilmente, podendo morrer. Vi como anda o clima na sua região, não está muito propícia para o crescimento de cactos mesmo, calma que dependendo a espécie pode levar mais de 6 anos para que estes alcancem a maturidade, quando subir de 25º na sua região e o Sol for constante eles vão apresentar algum crescimento. Também reparo que no primeiro mês eles sempre crescem rápido, depois engatam a marcha lenta :lol:

Boa sorte amigos!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

vlw, Elinston.

óia, você tirou todas as minhas duvidas. tudo o q você falou tá batendo. germinaram rapidinho e depois parou. isso q me deixou com tamanha dúvida em o porque de não continuar, você esclareceu falando época/frio. frio aqui não fazia a muitas décadas, foi um vir morar aqui. :(
depois engatam a marcha lenta :lol:
igual a caminhão pesado em subida de serra. :lol:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Edson Poscai escreveu:vlw, Elinston.

óia, você tirou todas as minhas duvidas. tudo o q você falou tá batendo. germinaram rapidinho e depois parou. isso q me deixou com tamanha dúvida em o porque de não continuar, você esclareceu falando época/frio. frio aqui não fazia a muitas décadas, foi um vir morar aqui. :(
depois engatam a marcha lenta :lol:
igual a caminhão pesado em subida de serra. :lol:
Nem me fale, aqui quando chega o inverno esse caminhão para e tem que cuidar pra não andar de ré :roll:


Otávio010306
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 121
Registrado em: 27 Mai 2016, 12:13
Localização: Contagem/MG
Agradeceu: 44 vezes
Agradecimentos: 13 vezes

Mensagem por Otávio010306 »

É uma jardineira preta que estimo ter 34 centímetros de comprimento,10 de largura e 12 de altura.Posso deixa-la no sol?


A cada dia a natureza me impressiona mais.
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Pode, se o substrato tem bastante areia grossa e argila expandida no fundo (vai drenar rápido) pegar chuva de vez em quando não a fará mal, mas seria bom se conseguisse a proteger da chuva para você mesmo controlar as regas.

Obs: Uma coisa que utilizo para minhas suculentas e minhas seedlings de Pcs é colocar um pedaço de isopor embaixo de todo vaso, isso evita que o calor do chão passe para o mesmo, ajudando a evitar o super aquecimento do vaso.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem