Substrato Genérico = Serrapilheira

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Substrato Genérico = Serrapilheira

Mensagem por MarcielS »

Serrapilheira ou serapilheira - é uma fina camada de solo superficial formada a partir da decomposição de folhas, galhos, frutos, além de animais mortos, que formam uma rica matéria-orgânica em diferentes estágios de decomposição que reveste superficialmente o solo ou o sedimento aquático.

Imagem
foto: João Rockett expõe o solo para mostrara fertilidade do sistema amazônico
É a serapilheira que proporciona a proteção do solo contra a erosão, dá vida biológica ao solo e o enriquece agronomicamente, torna o solo mais fofo e permeável. Outra característica formidável da serapilheira é absorver ela própria de imediato uma grande quantidade de água das chuvas, reduzindo em muito o volume de água que escorre sobre a superfície do solo e que acabaria chegando aos cursos d’água.

Composição - composta por restos vegetais como folhas, caules, ramos, frutos, flores, sementes, por restos de animais, e material fecal. Porém tais componentes variam de acordo com o ecossistema no qual estão inseridos e das características do mesmo.
A composição da serrapilheira é determinada qualitativamente e quantitativamente por diversos fatores, tais como:

• Fitofisionomia do bioma (vegetação madura dominante);
• Macrofauna e mesofauna presentes;
• Diversidade da microbiota decompositora;
• Taxas em que ocorre a decomposição;
• Biogeoquímica do solo ou do sedimento aquático;
• Por possíveis distúrbios;
• pH;
• Pelas diversas variáveis ambientais, como clima (umidade, temperatura, precipitação pluviométrica), topografia e latitude.

Em ecossistemas aquáticos, por exemplo, pode haver detritos algais, e também detritos da vegetação florestal do entorno (folhas, ramos, frutos), quando for o caso. Em todos os biomas florestais, a serrapilheira é formada majoritariamente por folhas.

Importância - A serrapilheira ajuda a manter a integridade de sistemas florestais, pois atenua os processos erosivos, fornece substâncias que agregam as partículas do solo (tornando-o estruturalmente mais estável), funciona como isolante térmico e ao mesmo tempo que age como uma barreira que evita a intensa lixiviação pela ação das chuvas, retém considerável proporção de água, reduzindo a evaporação do solo. Tais condições permitem o desenvolvimento de um amplo espectro de nichos para a mesofauna e contribuem substancialmente para o crescimento e desenvolvimentos das plantas.

A produtividade (primária e secundária) e a fertilidade do solo de um determinado ecossistema são fortemente condicionadas pela dinâmica da serrapilheira. Isso porque ela é a principal via de transferência de matéria orgânica para o solo, e possibilita o reaproveitamento dos nutrientes pela biota. Este processo de reaproveitamento é conhecido como ciclagem de nutrientes.

Esta entrada de nutrientes via serrapilheira dar-se por intermédio da decomposição (lixiviação, fragmentação, humificação e mineralização). As taxas em que tais processos da decomposição ocorrem são de fundamental importância, pois determinam o volume de serrapilheira presente na região ao longo do ano e a quantidade de nutrientes que é transferida ao solo. Quando ocorrem lentamente, os nutrientes podem ficar retidos na serrapilheira, ocasionando o fenômeno do "aprisionamento" de nutrientes.

Outro ponto fundamental reside no fato da serrapilheira abrigar o banco de sementes e propágulos, que representam a capacidade de regeneração da flora e está associada ao conceito de resiliência do ecossistema. Se hover a queda de uma árvore ou a remoção da vegetação, é este banco de sementes que garante a sucessão florística.

A deposição de serrapilheira é uma importante via de retorno de nitrogênio e fósforo em bosque de sabiá na Zona da Mata, contribuindo para a manutenção desse ecossistema. A serrapilheira, de maneira geral, apresenta alta concentração de nitrogênio, sobretudo nas folhas, o que contribui para a reciclagem desse mineral no bosque. A concentração de fósforo é relativamente baixa, mas importante no processo de reciclagem, em decorrência da maior disponibilidade usualmente encontrada no fósforo orgânico em comparação ao fósforo inorgânico.

A quantidade depositada aumenta expressivamente no período de chuvas, com picos de deposição em períodos de veranico, ou seja, períodos secos dentro do período chuvoso, além de queda acentuada ao final do período chuvoso. Dessa forma, as maiores deposições de nutrientes via serrapilheira também ocorrem nesses períodos.


fontes: https://www.ecologia.ib.usp.br.../serap ... B_30-3.pdf, https://www.scielo.br, https://www.ufsm.br, https://www.ipep.org.br, wikipédia

... : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Informação tão boa que até compartilhei no grupo do face para ver no que vai dar hehehe...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Vinicius12
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 247
Registrado em: 14 Abr 2015, 16:28
Localização: Campina Grande-PB
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Vinicius12 »

Marciel,Rodrigo,

Minha dio está neste substrato a mais de um ano,então depois de dois anos a minha dio vai entrar em colapso :afraid: .

Abs,

Vinicius B. Queiroz


"Falar muito de si mesmo pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é."

(Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Vinicius12 escreveu:Marciel,Rodrigo,

Minha dio está neste substrato a mais de um ano,então depois de dois anos a minha dio vai entrar em colapso :afraid: .

Abs,

Vinicius B. Queiroz
Vinicius,

Dê uma olhada nesse tópico substrato-generico-dionaeas-de-floriculturas-t5970.html que é complemento de um experimento que fiz.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Jayron Maciel
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 71
Registrado em: 19 Mai 2015, 23:23
Localização: Fortaleza / CE
Agradeceu: 75 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Jayron Maciel »

A minha Dio está nesse substrato e pretendo muda-la para Sphagnum quando for para a dormência.
Lembro que alguns dias atrás estava removendo uma armadilha morta, achei uma semente e outras coisas estranhas nesse substrato. :?

Ótimo post MarcielS!


Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Excelente matéria, fórum cada dia mais rico de conteúdo.


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem