Sol e Pinguiculas

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Kato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 14 Mai 2014, 11:35
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Sol e Pinguiculas

Mensagem por Kato »

Olá pessoal
To pensando em comprar pinguiculas, até hoje so tive uma P. esseriana e ela nunca floresceu, mantinha ela com bastante iluminação natural no substrato que veio de um amigo... Minha dúvida é quanto a Pinguicula × 'Sethos' e gigantea, ouvi opiniões diversas quanto a Sol direto e substrato, penso em uma mistura de 40% musgo, 40% areia e 20% perlita, tá bom? Vi que carvão muitas vezes é adicionado a essa mistura, tem necessidade? Fibra de coco poderia entrar ou o solo mais alcalino é melhor?

Abraço


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Kato, a mistura que pretende usar é mais do que adequada para se cultivar Pings. Com raras exceções (P. emarginata, por exemplo) a maioria das Pinguicula mexicanas e seus híbridos apreciam substrato alcalino, mas como não tem experiência neste tipo de PC convém começar pelo básico mesmo.

Quanto ao Sol, aconselho-te a colocá-las, se possível, a meia sombra.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Kato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 14 Mai 2014, 11:35
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Kato »

Ok Rodrigo, assim que conseguir as mudinhas vou testar o lugar em que elas ficam melhor


tuco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 142
Registrado em: 03 Ago 2011, 10:05
Localização: canoinhas - sc - brasil
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por tuco »

as minhas eu cultivo com o máximo de claridade, mas sol mesmo só no finalzinho da tarde. o substrato me parece bem adequado também, eu uso uma camada de mármore picado no fundo do vaso para que o substrato não fique tão ácido e todas as minhas 'mexicanas' estão indo muito bem...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem