Sobre dormência de dionaeas, tirem suas duvidas.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Danila Gonçalves
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Nov 2016, 11:22
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Danila Gonçalves »

Paulo escreveu:Tem coisa errada aí.

Que areia usou? Fez os procedimentos de lavagem?

O correto é misturar a areia no sphagnum, não colocar em camadas, mas isso não seria o suficiente para sua planta estar nesse estado.

Quando é dormência e muitas pragas, as plantas começam a ficar pretas a partir das pontas das armadilhas ou folhas e não do centro.
Pelo que pude perceber o rizoma já deve estar morto e a melhor forma de verificar isso é retirando a planta e ver o estado dele. Se estiver preto a planta está morta. Se ainda tiver alguma parte branca elimine as pretas e tente novamente e aí é ficar na torcida.
Outra coisa a verificar é se ainda tem raízes, as partes que tiverem com certeza voltarão a nascer novamente.

Nesse tempo maluco não coloque muita agua no prato, se o vaso tiver uns 8cm de altura deixe apenas 1cm de água.

Quando tirar a planta do vaso mande uma foto para podermos analisar melhor.

Paulo
Li aqui no forum que podia ser areia de construção mais eu deveria lavá-la umas 5x e etc.... Eu fiz esse processo todo e usei.... Vou ver como tá o rizoma hoje e mando fotos pra vcs. :( No caso de eliminar as partes pretas, devo tirar até a folha com a armadilha e deixar só o rizoma??
Desde já agradeço a ajuda


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Danila Gonçalves escreveu:
Li aqui no forum que podia ser areia de construção mais eu deveria lavá-la umas 5x e etc.... Eu fiz esse processo todo e usei.... Vou ver como tá o rizoma hoje e mando fotos pra vcs. :( No caso de eliminar as partes pretas, devo tirar até a folha com a armadilha e deixar só o rizoma??
Desde já agradeço a ajuda
Olá,

Tire a planta do vaso com muito cuidado e poste uma foto para que a gente veja. Só assim poderemos ajudar.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Danila Gonçalves
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Nov 2016, 11:22
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Danila Gonçalves »

Paulo escreveu:
Danila Gonçalves escreveu:
Li aqui no forum que podia ser areia de construção mais eu deveria lavá-la umas 5x e etc.... Eu fiz esse processo todo e usei.... Vou ver como tá o rizoma hoje e mando fotos pra vcs. :( No caso de eliminar as partes pretas, devo tirar até a folha com a armadilha e deixar só o rizoma??
Desde já agradeço a ajuda
Olá,

Tire a planta do vaso com muito cuidado e poste uma foto para que a gente veja. Só assim poderemos ajudar.

Paulo
ImagemImagem

Gente olha as fotos... Está morta?


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá Danila,

Sinto muito em dizer, mas essa planta está morta. Não desanime consiga outras, mesmo sendo em floricultura ou hipermercado.
Com toda certeza não acontecerá isso novamente.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Waxye

Mensagem por Waxye »

Esclareceu bastante as minhas dúvidas. Aqui onde moro, o inverno alcança temperaturas aproximadas de 10°C. Verei se as minhas irão hibernar automaticamente ou terei que usar a geladeira kkk


Avatar do usuário
R.Oz
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 50
Registrado em: 21 Fev 2017, 09:43
Localização: Ilópolis, RS
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por R.Oz »

Olá pessoal.
Minha única e primeira Dio está cheia de armadilhas pretas e cheia de novas armadilhas!
Está um calor forte aqui, e a Dio a pleno sol, com metade do vaso submerso em água.
Início de dormência?
Quais os melhores cuidados neste momento?

Abraços.


Avatar do usuário
biel campos
Newbie
Newbie
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Fev 2017, 14:34
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por biel campos »

É muito bom ver essas informações. Tenho duas Dio e uma delas está como a da foto numero 2.
Vou tentar esses procedimentos.

Gostaria de saber se é tipico o estado de dormência nessa época do ano, pois tomei todos os cuidados e não entendo porque ela está assim...

Abraço.


Lembre-se: "Os menores detalhes geralmente são os que fazem a maior diferença..."
Joice viana
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Jan 2017, 16:27
Localização: paraty
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Joice viana »

Boa tarde...apesar de muito ouvir e ler sobre dormencia ainda e um enigma para mim
Tenho uma bb d b52 q chegou para mim e vagarozamente da armadilhas bem pequenas será dormencia?


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

foto foto foto foto ... para diagnostico precisamos do paciente heh


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
pontesh
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Mai 2014, 21:03
Localização: Belém, PA
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por pontesh »

Olá! Faz tempo que não tinha plantas carnívoras mas em uma ida ao supermercado encontrei umas dioneias bem minusculas escondidas na sessão de flores e decidi comprar uma exemplar daquela plantinha mínima, acredito se tratar de um seedling.

Em casa ela permaneceu no mesmo substrato do supermercado por quase 1 mês que foi quando achei musgo sphagnum seco em uma cidade vizinha.

A questão é: a planta parece ser muito nova ainda e veio pra casa bem deteriorada... com água e muito sol ela já cresceu bastante mas com armadilhas sempre pequenas e várias apodrecendo, imaginei que quisesse dormir já que aqui o clima é o ano inteiro na faixa dos 30ºc sem muita variação pra menos (só pra mais kkk). No momento de trocar o susbtrato eu percebi que podia dividir a planta, então assim o fiz e da planta menor eu tirei alguns leaf cuts e o que restou resolvi colocar na geladeira coberta por musgo sphagnum dentro de um pote de plástico.

1º problema: a planta na geladeira (foto 2 - antes de ir pra geladeira e antes dos leaf cuts) não dá sinais de que quer dormir, já tem 2 semanas lá dentro e ela tem armadilhas novas e está ficando bem em pé mesmo sem muito espaço. Devo tirá-la da geladeira e colocar num local sem sol pra ir acostumando com a claridade aos poucos?
2º problema: a planta que ficou fora da geladeira (foto 3) cresceu um pouco (novas armadilhas) mas sempre pequenas e mesmo recebendo sol direto as armadilhas continuam verdes. O que será que está faltando? Ela já está a duas semanas no novo substratos de 3 partes de musgo sphagnum seco para 1 parte de vermiculita no centro do vaso e na superfície que usei pra preencher ao redor da planta.

Fotos:

Foto 1 - planta adquirida no supermercado depois de quase 1 mês recebendo muito sol e água
Imagem

Foto 2- planta que dividi da principal e tentei induzir à dormência, antes dos leaf cuts
Imagem

Foto 3 - planta logo depois do transplante para o novo vaso e substrato, com armadilhas pequenas e verdes... nao mudou muito mesmo depois de 2 semanas.
Imagem



--
"Only boring people are boring" - Katherine Neville
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem