Sobre dormência de dionaeas, tirem suas duvidas.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Paolacfs
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Mai 2016, 10:51

Mensagem por Paolacfs »

oi gente, sou nova por aqui, to totalmente perdida e desesperada porque eu trato minha dioneia como filha, até dei nome pra ela , Frô.
ontem ela tava toda vistosa, hoje pela manhã, quando eu fui trocar a àgua dela ( àgua de chuva) notei que ela ta ficando muchinha.
Antes eu havia me desesperado, pois quando troquei o substrato, ela ficou todinha preta, mas ainda estava com o verde ""brilhante"" .

Segue uma foto dela no link, do estado que ela amanheceu hoje.
Imagem


obrigada a todos.
Editado pela última vez por Paolacfs em 30 Mai 2016, 22:03, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Paola, para a sua foto ficar visível, dê uma lida neste tópico q irá lhe ajudar. : joia :

publicar-fotos-t5702.html

antecipo, retire o pires de água/ ou não coloque mais água. aparenta dormência e nestes casos temos q diminuir consideravelmente a umidade. : joia :

*complementando, vamos aguardar mais opiniões, este substrato tbm aparenta não ser o indicado. mas a aparência maior é de estar entrando em dormência.

a foto ficou com um espaço (no texto digitado), eu retirei este espaço e a foto ficou visível. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Concordo com o Edson, ou seja a planta aparenta estar entrando em dormência. O substrato até contém musgo Sphagnum, mas aparenta ter outras coisas na mistura, talvez pó de coco ou serrapilheira e trocá-lo fica a seu critério.

Pessoalmente não curto o mesmo, mas sei de pessoas que mantém plantas no mesmo por anos sem parentes problemas. Em suma; trocá-lo fica a seu critério.

Obs.: Favor completar o seu perfil com sua localização, Paola.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Raphacop
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Mai 2016, 08:34
Localização: Aracaju - SE
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Raphacop »

Alguem por favor me responde na pagina 3 se possivel :)


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

amigo, suas fotos não estão mais visíveis. peço republicá-las no mesmo local. : joia :

1- O substrato é feito de casca de coco um pouco de musgo e areia.
R. o substrato indicado é 50:50 sphagnum e areia (higienizados) pó de casca de coco tem q ser feito um tratamento antes para retirar o excesso de tanino e ainda estamos em testes, este no momento é mais indicado qdo tratado para o cultivo de nepenthes.

2~3 Estou sem pires mas regando todos os dias com agua "dormida" a mais de 48h.
R. não é recomendável o regar, tem q ser usado um pires para absorção da água por baixo. eu em particular não recomendo mais o pires devido a dengue (muita atenção e lavar o pires a cada 3 dias) sugiro testar o uso de fundo de garrafa pet. "isso é pessoal, analise.
*casos em q a planta apresenta sinal de dormência (folhas ficando pretas), então deixar sem pires e somente borrifar a água levemente nas folhas.

4- Sol de 6:30 am até 12:30 pm (mas tem 2 semanas sem sol por causa do periodo de chuva aqui no nordeste)
semanas com chuva é normal, a sua está com 6 horas diárias e se puder deixar em outro local com maior quant. de sol melhor.

5!!- Ela ja deu 2 clones não sei se isso influencia em algo mas tirei os clones a 2 meses mas não resistiram pois ainda era/sou muito inexperiente!
nestes casos, sugerimos você deixar e só retirar as novas mudas formadas qdo já bem formadas, tomando cuidados ao separar as raízes, estas ficam juntas e devem ser separadas com muito cuidado, para q fiquem uma muda de tamanho razoável e raízes. nas proximas, publique fotos antes. em breve terá mais.

peço republicar as suas fotos, poderemos lhe ajudar melhor vendo a imagem. minhas palavras foram o básico nestes casos. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Raphacop
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Mai 2016, 08:34
Localização: Aracaju - SE
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Raphacop »

Obrigado pelas dicas! Vou tentar expor ao sol mais tempo, e ja tinha comprado o pratinho na semana passada (estou tendo cuidado com a limpeza), essa de não regar por cima eu não sabia obrigado mesmo : joia :
Atualização: Ela continua brotando novas folhas mas todas pequenas

Obs: Reupei as imagens do jeito certo agora la no mesmo post!
Obs²: Pra colocar as imagens um do lado do outro qual é o alinhamento? (pra não ocupar muito espaço no topico)

Achei uma foto de como ela era uns meses atrás!!

[thumbnail]https://uploaddeimagens.com.br/images/0 ... 9480_n.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

estas folhas pretas indicam sinal de dormência, ao mesmo tempo vindo bastante brotos não. deixe-a em observação, se perceber mais folhas virem a ficar pretas faça o tratamento de dormência. veja tópicos explicativos,

observe tbm, qdo possível faça a troca rapidinho desse substrato. ela está assim e pode ser a dormência ou necessitando da troca de substrato.

para as fotos ficarem lado a lado, qdo ao final da palavra "/thumbnail" clique ao lado, sem nenhum espaço, e faça o mesmo procedimento como se de uma única.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Raphacop
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Mai 2016, 08:34
Localização: Aracaju - SE
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Raphacop »

Edson Poscai escreveu:estas folhas pretas indicam sinal de dormência, ao mesmo tempo vindo bastante brotos não. deixe-a em observação, se perceber mais folhas virem a ficar pretas faça o tratamento de dormência. veja tópicos explicativos,

observe tbm, qdo possível faça a troca rapidinho desse substrato. ela está assim e pode ser a dormência ou necessitando da troca de substrato.

para as fotos ficarem lado a lado, qdo ao final da palavra "/thumbnail" clique ao lado, sem nenhum espaço, e faça o mesmo procedimento como se de uma única.
Muito obrigado!
O esfagno é quase impossivel de arranjar por aqui, vou ver algum outro com as mesmas caracteristicas que ela se adapte bem e como disse vou sempre estar observando para ver os resultados! Assim que eu ver alguma melhora ou se ela entrar em dormencia completa posto os resultados aqui para ajudar aos proximos tambem! Valeu mesmo : joia :


Paolacfs
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Mai 2016, 10:51

Mensagem por Paolacfs »

Olá pessoal
Agradeço a ajuda que me deram esses dias sobre a dormência da minha dioneia. Fiquei mais tranquila.
Hoje pela manhã fui verificar se o musgo dela estava úmido, porque devido as dicas, estou evitando colocar muita água nela.
Vi que ela apresentava umas manchinhas brancas.. gostaria de saber se é normal ou se tenho que tomar alguma providência. :(

[thumbnail][/thumbnail]

ps: editei o post pra aparecer a imagem e parece nao estar indo mesmo colando os codigos de thumbnail
Editado pela última vez por Paolacfs em 06 Jun 2016, 10:25, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Paola, sua foto não ficou publicada. veja: publicar-fotos-t5702.html

sobre dormência, dê uma lida:

dormencia-ou-nao-t5927.html
sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... t6903.html
ajuda-em-induzir-a-dormencia-t5961.html

qq dúvida, pergunte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem