Sobre dormência de dionaeas, tirem suas duvidas.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos dando um up nesse tópico,

Eu estava fora de casa e quando voltei uma de minhas dionaeas entrou em dormência, só que ela estava numa bandeja em que mantenho germinações novas ou seja com muita água. Por sorte cheguei a tempo e agora água é bem pouca e a cada 3 ou 4 dias, senão fizer isso o rizoma apodrece. Essa foto foi tirada logo depois no último sábado que eu cheguei e ainda hoje o substrato ainda está bastante úmido.

Imagem


Uma outra, percebam nessa foto a pequena dionaeas no canto superior esquerdo.
Imagem
Eu apresentei essa mesmo dionaea há algum tempo, todas as folhas ficaram pretas e ela rebrotou, vejam a foto inicial.
Imagem

Então é isso aí, a planta dorme, cada uma a seu tempo. Quando as folhas começam a ficar pretas iniciando nas armadilhas sem motivo é porque já estão puxando o cobertor. Mas volto a bater nas mesmas teclas, as condições ideais para dormência são baixa temperatura constante 15ºC está de bom tamanho, menor exposição a luz e por final pouca umidade.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Mas meu amigo, esse assunto apesar de exaustivamente debatido é sempre motivo de polêmica. Eu particularmente adoro esta discussão, pois apesar de cultivar PCs há cerca de 4 anos com relação a Dionaea eu sou um pé de chinelo. Volta é meia alguma das minhas plantas morre e credito isso a dormência parcial a que são submetidas por anos.

Atualmente possuo apenas duas Dios sobreviventes, sendo que uma delas é a pioneira que comprei em uma floricultura. Ambas estão no que você (Paulo) convencionou chamar de estado "alfa" e torço para que continuem comigo por mais um ano, mas isso só o tempo dira :roll: ...

Obs.: Lindas plantas essas suas, em especial os cultivares vermelhos :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Paulo, cada vez q vejo as atualizações desse topico me pergunto se me precipitei ao me desfazer do vaso de dios julgando q tivessem morrido...

Tô acompanhando com especial atenção pra tentar as dios de novo... :D


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

algumas minhas surgindo das folhas pretas e secas.

Imagem Imagem

estas, único detalhe foi para com a água. deixei levemente úmido.

parecidas com as suas Paulo. bem, aparenta...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,

Atualizando esse tópico apresentarei as dioaneas que tenho em Osasco. Tive que vir passar uns dias em Sorocaba e esqueci de avisar minha mãe para molhar as plantas a cada 3 ou 5 dias dependendo do sol e com pouca água. Vejam o resultado, essas fotos foram tiradas no sábado anterior ao dia das mães.

Antes que me perguntem o substrato é marrom, quando inclinei para fotografar melhor a maquina não compensou o branco.

Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem

Percebam que pelas fotos muitas foram perdidas por excesso de água, muitas conseguirão sobreviver. Isso foi falha minha de não ter avisado para não colocar água todo dia, é o inverso do que acontece com as minhas em Sorocaba que a mulher e filho não aguam as plantas.

Então como eu já disse, se as plantas começarem a ficarem pretas começando das armadilhas é porque estão em dormência e excesso de água mata a planta.

Se tiverem duvidas estou aqui para responder.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Skyrim escreveu:Glr seeddling de dio entram em dormencia?
To com uma dio grande em dormencia e minha seedling ta grandinha mas parece q ta entrnado em dormercia tbm
Posta fotos para que analisemos.


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Raphacop
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Mai 2016, 08:34
Localização: Aracaju - SE
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Raphacop »

Pessoal, aproveitando que esse topico é sobre duvidas com dormencia, qual a opinião de voces sobre a minha planta?
Logo quando comprei vi que ela não era tão grande e nem tem a boca vermelha como algumas, pesquisando vi que o que tenho é uma dioneia simples (esqueci o termo usado :? ), mas ja tenho ela a uns 4 ou 5 meses, nas ultimas 3 semanas ela começou a crescer bem fininha, algumas pessoas e em alguns topicos li que isso é ela adormecendo, então por favor confirmem isso para que eu possa saber o que fazer para ela voltar a crescer como antes! : joia :

Algumas imagens dela! Agradeço pela atenção.

Imagem Imagem
Editado pela última vez por Raphacop em 31 Mai 2016, 10:02, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Rafael, para podermos lhe responder melhor,
você sabe a composição deste substrato? você está usando pires com água abaixo do vaso? o substrato está sempre úmido? a planta tem tomado qtas horas de sol por dia?

sabendo destas informações, poderemos tentar lhe orientar melhor. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Raphacop
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Mai 2016, 08:34
Localização: Aracaju - SE
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por Raphacop »

Edson Poscai escreveu:Rafael, para podermos lhe responder melhor,
você sabe a composição deste substrato? você está usando pires com água abaixo do vaso? o substrato está sempre úmido? a planta tem tomado qtas horas de sol por dia?

sabendo destas informações, poderemos tentar lhe orientar melhor. : joia :
1- O substrato é feito de casca de coco um pouco de musgo e areia.
2~3 Estou sem pires mas regando todos os dias com agua "dormida" a mais de 48h.
4- Sol de 6:30 am até 12:30 pm (mas tem 2 semanas sem sol por causa do periodo de chuva aqui no nordeste)
5!!- Ela ja deu 2 clones não sei se isso influencia em algo mas tirei os clones a 2 meses mas não resistiram pois ainda era/sou muito inexperiente!


Alessander Gomes
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 24 Jan 2016, 23:05
Localização: Aldeia - Camaragibe - Pernambuco
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Alessander Gomes »

Simples e objetivo. Está de parabéns pelo tópico, vou levar essas dicas pra o meu cultivo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem