Sobre dormência de dionaeas, tirem suas duvidas.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Pugliese
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Mar 2016, 12:41
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Pugliese »

Primeiro, eu queria agradecer ao Paulo por postar todas essas fotos! É a primeira vez que entendo um pouco melhor essas características da minha Dionaea. =D

Apesar disso, ainda tenho muitas dúvidas sobre o estado de dormência...minha Dio está nesse estado ZEN que o Paulo mencionou. Eu moro no Rio de Janeiro, e aqui o calor é insuportável sempre sempre...gostaria de saber se agora que percebi que ela entrou nesse período eu deveria adotar os procedimentos pra congelar a dio, ou não...

desde já agradeço a ajuda pessoal! vocês são incríveis


<3
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,

Agora vou apresentar duas fotos de dionaeas que mantenho na casa de minha mãe ao relento, toma sol, chuva, frio, etc.

Essa jardineira foi montada no final de setembro. Em 3 cantos eu coloquei uma dionaea típica adulta que eu dividi aqui e todas as outras são frutos da mesma germinação que mostrei na primeira jardineira.

Primeiro a dionaea típica, adulta não sei a idade, mas floriu em dezembro e deu algumas sementes. Apesar de ter florido, vejam que o estado dela é ótimo. Na mesma foto a direita na parte de baixo tem duas plantas bem jovens.
Imagem

Agora vejam parte das que são germinações de sementes vindas do hemisfério norte em julho/agosto. Tudo preto que aparece junto das plantas são folhas mortas devido a dormência.
Imagem

Então é isso, como eu já disse antes, colocar uma planta igual ao da primeira foto na geladeira para induzir a dormência é bobagem. Quando ela estiver no estado ZEN como as da segunda foto é importante lhes dar os fatores ideais para dormência.

Espero que aproveitem.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Sua planta parece estar a todo vapor, eu acho que o preto é de armadilhas que já fizeram o seu papel, ela pode ter pego mais moscas que a outra planta acionando as armadilhas mais vezes e assim morrendo, quando minhas plantas entraram no estado zen ficaram realmente feias sem cor avermelhada e já nasciam armadilhas pretejadas.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

uma dúvida,
3ª Dionaea acordando, ela está na mesma jardineira que a 2ª, todas as folhas ficaram pretas e ela desapareceu e agora está voltando, pensei que a tivesse perdido. Germinada no mesmo período que a segunda. (terceira foto, pg 01)
é raro após a planta quase ou sumir, voltar a brotar novamente após a dormência, ou são raros casos q voltam a brotar?

as minhas aqui estão até com os brotos q apontam já pretas, todas diminuíram imensamente de tamanho. uma espécie, secou de todo.

uma outra dúvida, é comum até mesmo os rizomas do ano passado já entrarem em dormência?

estas tem uns 45 dias q começaram a ficar assim, então eu pus em quarentena. mas hj após ver uma de todo seca, reuni todas em uma sacola para me desfazer. após voltar a ler o parágrafo acima, pintou uma luz no final de túnel. será raro o acontecido de voltar a brotar?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson,

É muito importante que quando as plantas começarem a dormir manter a umidade do substrato bem baixa. Caso isso não aconteça o rizoma apodrece e aí não tem mais jeito.
A que mostrei ressurgindo ao mundo dos vivos só ficou com quase todas as folhas pretas, menos o rizoma. Mantive o substrato com baixíssima umidade.

As condições ideais para a dormência são: baixa temperatura e estável 15ºC é o suficiente, foto período mais curto e substrato com baixa umidade. Se não tiver esses três parâmetros as plantas podem ou não sobreviver.

Fazendo um parâmetro imagina um sujeito que trabalhou um sábado inteiro chega em casa cansado querendo dormir, mas está muito quente e o ventilador quebrou e para piorar o vizinho resolveu fazer um baile funk. Se conseguir dormir vai acordar mais cansado do que quando deitou.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

É muito importante que quando as plantas começarem a dormir manter a umidade do substrato bem baixa. Caso isso não aconteça o rizoma apodrece e aí não tem mais jeito.
é amigo, eu comecei a fazer isso tarde. agora vejo q perdi tudo.

tem um monte de brotos, mas bem fracos. em cada muda fraca, abaixo vários rizomas, mas podres ou apodrecendo.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson,

Hoje eu tive um tempinho e tirei foto de uma dionaea acordando, ainda está se espreguiçando. :D
As folhas dela ficaram pretas e chegaram a sumir, agora ela está retornando.

Abraço,

Paulo


Imagem


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

estou enganado, ou ela quase ou sumiu e depois veio a rebrotar?


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Edson Poscai escreveu:estou enganado, ou ela quase ou sumiu e depois veio a rebrotar?

Amigo, ela praticamente desapareceu. Eu fui tirando as folhas mortas que soltavam sem força.
Enquanto grande parte do rizoma estiver branco a planta continua viva.
Como eu li num forum gringo a dormência da dionaea não é uma coisa bonita.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

q blza Paulo !!!

estas informações ajudarão a muitos membros, nossos amigos que passam por esta experiência a não jogarem tudo fora pensando perdido. como eu fiz, :? . e sim a continuar com o cultivo com as indicações necessárias e aguardar. : joia :

eu digo ter jogado tudo fora por força de expressão. muitas raízes q aparentavam sem problemas eu replantei, tbm muitas novas mudas q separei os rizomas. estas no momento estão sem pires, eu faço o borrifar (sem encharcar).

vlw a paciência amigo,

abç


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem